Água termal – O que é, origem, função, como usar e cuidados

A água termal é uma substância que serve para hidratar a pele e melhorar a saúde de diversas e diferentes formas, e sem prejudicar.

Em primeiro lugar, sendo uma substância muito importante para a saúde, a água termal possui mais minerais do que sua versão comum. O que resulta em auxílio para a pele e a reposição de sais minerais perdidos no decorrer do dia. Possui o pH compatível com o pH cutâneo, podendo ser utilizada em todos os tipos de pele. Eventualmente, além de ser um produto muito recomendado por dermatologistas.

Muitas pessoas que têm irritações e processos inflamatórios usam a água termal no dia a dia, apesar de ela ser eficaz em todas as condições de pele.

Ela possui inúmeros benefícios. É antioxidante, calmante, refrescante, protege a pele de agressões que ocorrem diariamente, além de hidratar, auxiliar em casos de dermatite, psoríase, ameniza sensações depois de queimaduras solares e suaviza irritações e coceiras. Entretanto, é muito versátil e fácil de aplicar, inserindo a água termal no dia a dia.

Função e origem da água termal

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Area de Mulher
Imagem: catraca livre

Ela é extraída de estações termais francesas, é mais mineralizada que a água regular e é perfeita para deixar a pele mais sensível, refrescante e hidratada. Além disso, ela também é usada para tratar doenças como dermatite atópica e psoríase.

Por conseguinte, ela contribui para repor sais minerais perdidos durante o dia e pode ser usado em qualquer tipo de pele e cabelo. Essa água é conhecida como água secular, bem famosa pelas propriedades terapêuticas desde o século XVII. Ela nutre e acalma a pele.

Posteriormente, além de conter mais sais minerais, a água termal de estações francesas é diferente quando utilizada para necessidades diárias, exatamente por ter pH neutro e alcalino. O da água que consumimos e lavamos o corpo, geralmente é ácida, se não tratada quimicamente.

Selagem – O que é, como fazer, cuidados e contraindicações

×

Benefícios

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Pague menos

A água termal é oxidante, porque protege as células dos radicais livres. Ela acalma a pele. Ela refresca a derme durante a realização de exercícios. Deixa o incômodo pós-barba e pós-depilação mais aliviados. Sensações de queimaduras solares são amenizadas. E por fim, irritações e coceiras são suavizadas.

Surpreendentemente, ela também ajuda a combater espinhas. Diminuir vermelhidão no rosto por ter propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Deixa a pele mais tonificada. Prepara a pele, aumentando a duração da maquiagem. Reduz olheiras. Hidrata uma pele tatuada. E hidrata os cabelos.

Usando a água termal

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Veja abril

Ela pode ser incluída no procedimento skincare juntamente com outros produtos. Algumas pessoas usam toda vez que vão reaplicar o protetor solar, borrifando um pouco de água termal, passando o filtro em seguida. Como também é tonificadora, ela faz parte da limpeza pré-maquiagem.

A água termal também deixa a pele mais calma depois de tratamentos como o peeling, que faz com que ela fique mais ressecada. Assim sendo, ela também serve para os cabelos. Depois de longas exposições ao sol e cloro, a água termal pode ajudar a remover componentes dos fios.

Alguns cuidados para se ter em mente é de nunca agitar o frasco, borrife o produto na vertical. E não borrife próximo do local indicado. Certamente, é ideal respeitar uma distância de 20 centímetros.

Importância da pele hidratada

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Água termal - o que é, como usar e cuidados

Area de Mulher
Imagem: M de mulher

A hidratação da pele é super importante e é essencial, uma vez que o corpo é representado por cerca de 60% de água. Manter o equilíbrio corporal e repor o líquido é um passo básico para se ter uma ótima saúde e pele saudável. Por isso, a reposição de água deve vir de qualquer jeito, por ingestão, topicamente e através de dermocosméticos.

Por fim, com a pele hidrata, se evita uma pele áspera, opaca, sem luminosidade, desidratada e com coceiras e descamações. Uma pele hidratada, também ajuda a evitar rugas e linhas de expressão, além de estrias.

E então? Gostou da matéria? Confira também: 8 coisas que podem estar deixando a sua pele seca

Fontes: Dermaclub, Loja adcos, Minha vida

Imagem de destaque: Veja abril

Essa matéria Água termal – O que é, origem, função, como usar e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.