Área de Mulher Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios

Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios

Antes de usar água oxigenada no cabelo, saiba mais sobre a volumagem adequada para sua coloração, além das propriedades do produto. Essa matéria Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Saber como aplicar a água oxigenada no cabelo para realizar colorações e clarear os fios é muito importante. Aliás, não sabendo aplicar o produto da maneira correta é possível que seu cabelo sofra danos e fique fragilizado.

Primeiramente, é importante se atentar aos volumes da água oxigenada e as diferenças entre eles, isso porque é essa informação que indica o quanto o produto irá abrir a cutícula do fio. Por exemplo, se o seu cabelo for escuro ou se você quiser atingir um tom mais claro, é recomendado que se use volumes maiores como 30 ou 40.

Ademais, para te explicar melhor sobre o assunto, nós, da Área de Mulher, preparamos um guia de como usar água oxigenada no cabelo. Além disso, separamos algumas informações sobre volumes e propriedades químicas presentes no produto para que não haja dúvidas antes de aplicá-lo.

Como usar água oxigenada no cabelo?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Imagem: Harpers Bazar

Como dito anteriormente, o primeiro passo para aprender como aplicar a água oxigenada no cabelo, é entender qual volume adequado para o seus fios. Quanto maior o volume indicado na embalagem, maior a concentração de peróxido de hidrogênio na sua formulação, ou seja, maior a capacidade do produto de abrir as cutículas dos fios e clareá-los.

Além disso, outro passo importante ao usar água oxigenada no cabelo, é procurar por um produto de qualidade. Aliás, muitas vezes produtos baratos demais ou com procedência duvidosa, podem causar danos graves aos fios, provocando até mesmo um corte químico.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como aplicar o produto no cabelo.

Primeiramente, misture 1 medida de pó descolorante para 1,5 de água oxigenada, até atingir uma consistência homogênea; Logo depois, aplique a água oxigenada no cabelo, mecha a mecha; Deixe a mistura agir até atingir a cor desejada. No entanto, é importante lembrar que não é recomendado ultrapassar o período de 30 minutos com o produto no cabelo; Por fim, enxágue o cabelo com água e lave normalmente com o auxílio de um shampoo e condicionador.

Importante: Como nós sempre indicamos, procure um profissional para realizar esse procedimento, já que é um processo que pode danificar os fios caso seja feito da maneira incorreta.

Volumes

Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios

Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios

Area de Mulher
Imagem: IH Bahia

Os volumes de água oxigenada podem variar de 10, 20, 30 ou 40. Entenda mais sobre cada um deles e saiba qual é o melhor para você:

10 volumes: Esse é o volume mais baixo, portanto, não é tão agressivo para os fios. É indicado para quem deseja clarear levemente o cabelo ou apenas tonalizá-lo. 20 volumes: Essa volumagem é a mais indicada para colorir cabelos brancos, realizar mudança de reflexo ou escurecer os fios. Em cabelos castanhos clareia, por exemplo, até 2 tons. 30 volumes: Essa água oxigenada é indicada para quem deseja clarear de 2 a 3 tons; 40 volumes: A água oxigenada de volume 40 é a mais forte de todas e é indicada para atingir até 4 tons abaixo. Além disso, é recomendado que essa volumagem seja manuseada apenas por profissionais, já que é muito agressiva com o cabelo.

Água oxigenada no cabelo – Dúvidas frequentes



via GIPHY

Água oxigenada no cabelo faz mal? Segundo dermatologistas, usar o produto no cabelo de maneira errada pode causar vários riscos para os fios, como quebrar as fibras do cabelo, causar manchas, fios duplos e deixar o couro cabeludo e as pontas com um aspecto ressecado e queimado.

No entanto, quando aplicado por um profissional e realizando cuidados e hidratação diária, não há nenhum risco para a saúde do cabelo.

A água oxigenada só funciona em cabelos virgens? Verdade! Sabe aquele ditado popular que afirma que “tinta não clareia tinta”? Então, isso também vale para o clareamento com oxigenada. Portanto, se você tiver um cabelo colorido é mais recomendado que se faça uma decapagem.

Como evitar os impactos negativos da água oxigenada? A água oxigenada é um produto forte, portanto, é indicado que alguns cuidados sejam tomados após o uso do produto.

Uma dica da Àrea de Mulher é estabelecer um cronograma capilar. Ou seja, criar uma rotina de cuidados com o cabelo que se intercala três etapas: hidratação, nutrição e restauração.

Amônia potencializa o efeito da água oxigenada no cabelo? Sim! A amônia é uma substância presente na maioria dos pós descolorantes. Então, caso o pó que você esteja usando conter amônia, aposte em uma água oxigenada de volume menor.

Quanto tempo deixar a água oxigenada no cabelo? O ideal é que o produto não permaneça no cabelo por um período maior do que 30 minutos.

Água oxigenada sozinha clareia os fios? Não! Apenas quando misturada com um pó descolorante.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Retoque de raiz – Como retocar o cabelo em casa.

Fontes: All Things Hair, Beauty Color, Beleza extraordinária.

Fontes das imagens: Harpers Bazar, Ih Bahia, Quero Muito,

Essa matéria Água oxigenada no cabelo, como usar? Dicas para não prejudicar os fios foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas