Alto Astral Saiba como fazer skincare com produtos naturais e sem agredir a pele

Saiba como fazer skincare com produtos naturais e sem agredir a pele

Aprenda a fazer receitas caseiras, práticas e seguras para todos os tipos de pele

Alto Astral
Saiba como fazer skincare com produtos naturais e sem agredir a pele

Saiba como fazer skincare com produtos naturais e sem agredir a pele

Alto Astral

O mercado de produtos para skincare tem crescido e ganhado popularidade, especialmente durante a pandemia. Com o isolamento social, as pessoas saíram de uma rotina agitada e passaram a olhar mais para si mesmas.

Além de ser uma forma de cuidar da pele, o skincare contribui no cuidado diário da autoestima, da saúde mental e auxilia na restauração da paz que, por vezes, é abalada pelos transtornos causados pelo isolamento.

Outro assunto que também tem sido mais debatido neste momento é a utilização de produtos naturais na rotina de beleza. Como eles são livres de substâncias tóxicas, a pele é nutrida e hidratada de uma maneira natural e menos agressiva.

Há marcas que estão apostando em dermocosméticos que contêm uma composição formada, em grande parte, por elementos naturais, como óleos vegetais, ervas e plantas. Mas também é possível fazer o cuidado com a pele com itens encontrados na despensa ou na geladeira, como frutas, mel e açúcar, pois são naturais e bastante nutritivos para a pele.

Porém, se você for utilizar alimentos na rotina de beleza, é preciso ter cuidado com a concentração das substâncias escolhidas. A dermatologista Anna Navarrete recomenda evitar no rosto o uso de limão, abacaxi e todas as frutas cítricas. "Elas são fotossensibilizantes e podem causar manchas e vermelhidão".

Além disso, a profissional ressalta que é preciso ter cuidado ao utilizar café no rosto, há pessoas que têm a pele mais sensível e, por isso, a esfoliação com borra de café não é recomendado. "Também é preciso tomar cuidado com os óleos vegetais, como o óleo de coco, pois ele é extremamente comedogênico, ele tem alto potencial na formação de cravos e espinhas", afirma Anna.

É preciso utilizar com cautela até mesmo os óleos essenciais, que são conhecidos por terem diversos benefícios para o corpo e para a mente. A dermatologista reforça que o óleo essencial não deve ser passado puro no rosto ou no corpo, para evitar uma irritação antes é preciso diluí-lo.

Acompanhe 4 receitas práticas e seguras para você fazer seu skincare natural: 

Esfoliante facial natural 

1 colher de chá de óleo vegetal de jojoba, semente de uva ou outro de sua preferência Uma gota de óleo essencial de melaleuca, lavanda ou camomila 1/3 colher de chá de farinha de arroz

Se você preferir, a farinha de arroz pode ser substituída pela aveia. Após misturar os ingredientes, passe a mistura no rosto realizando movimentos suaves e circulares em toda a pele, para a remoção das células mortas. Em seguida enxaguar com água fria.

Esfoliante para os lábios 

Uma colher de chá de mel Uma colher de chá de azeite extra virgem Meia colher de chá de açúcar mascavo 

Faça movimentos suaves e circulares nos lábios e depois enxague com água fria. Aplique um hidratante labial logo após a esfoliação.

Hidratante natural para estrias

10 gotas de óleo essencial de laranja 10 ml de óleo de prímula 10 ml de óleo de rosa mosqueta 100 ml de óleo de gérmen de trigo

Misture os elementos e aplique-os nas estrias, massageando a área. O ideal é aplicar essa mistura nas estrias duas vezes ao dia.

Detox capilar

3 colheres de chá de bicarbonato de sódio 100 ml de água 2 gotas de óleo essencial de alecrim

Faça uma massagem no couro cabeludo e em todo comprimento dos fios com essa mistura. Em seguida, lave os cabelos com bastante água.

Consultoria: Dermatologista Anna Fernanda Navarrete, especialista em dermatologia natural e criadora do perfil "Pele e Aura" no Instagram.

Últimas