8 receitas de máscaras para cabelo que mantém os fios lisos e hidratados

Consiga um efeito de salão em casa e sem química com ingredientes baratos

Shutterstock

Shutterstock

Alto Astral Beleza

Conservar a qualidade dos fios em dia, com movimento natural e couro saudável é o sonho de muita gente. Porém, nem sempre atingir esses objetivos é uma missão lá muito fácil. Principalmente quando não encontramos tempo para dedicar aos cuidados com o corpo. Pensando nisso, conhecer e apostar na máscara para cabelo se tornou uma excelente alternativa nos bad hair days.

Ideais para quem não quer gastar muito e ainda ter um dia de spa no conforto da sua casa, elas levam poucos ingredientes e são de fácil aplicação. Consiga um liso sem química, hidratado e com efeito de salão ainda hoje.

Opções de máscara para cabelo que vão te conquistar

Para acabar com o frizz

Acordou com aqueles fios para cima e que não abaixam de jeito nenhum? Essa máscara para cabelo a base de mel pode te ajudar. Ela ainda leva alguns ingredientes naturais que deixarão as mechas bem lisas, experimente.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo de coco extra virgem 1/2 colher (sopa) de óleo de cenoura 1/2 colher (sopa) de óleo de abacate 1/2 colher (sopa) de mel 1 colher (sopa) de polpa de mamão

Modo de preparo: misture tudo até ficar homogêneo. Passe nos cabelos e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave normalmente os fios, usando xampu e condicionador.

Máscara de aveia

A aveia é rica em Zinco, Ferro, Potássio e Magnésio e várias outras vitaminas e nutrientes. No cabelo, ela quebra a oleosidade, produz maciez e dá brilho aos fios.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de aveia 1 copo (250ml) de leite morno 1 pote (170g) de iogurte natural 1 colher (sopa) de gérmen de trigo

Modo de preparo: Deixe a aveia de molho no leite por 30 minutos. Acrescente o iogurte, o gérmen de trigo e misture. Aplique a máscara para cabelo nos fios secos, coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave o cabelo com shampoo neutro.

Creme de coco verde

Você com certeza já ouviu falar dos benefícios do coco verde para a pele e isso também vale para o couro cabeludo! Uma vez que evita o ressecamento, descamação e deixa os fios hidratados.

Ingredientes:

1 coco verde (somente a polpa) 1 xícara (chá) de leite integral 1 colher (sopa) de farinha de aveia 1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo: Bata no liquidificador a polpa, o leite, a farinha de aveia e a maisena. Coloque em uma panela e leve ao fogo até formar um mingau. Lave os cabelos e retire o excesso da água com uma toalha. Aplique o alisante quando estiver morno. Coloque uma touca plástica e deixe agir por duas horas. Lave os cabelos com bastante água fria. Passe um pouco de condicionador, espere agir por cinco minutos e enxágue.

Máscara de abacate

A máscara para cabelo a base de abacate é excelente pois contém aminoácidos que reveste os fios e ajudam a reter a umidade. Além de desobstruir os folículos capilares, de modo a facilitar o crescimento.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de polpa de abacate 1 colher (sopa) de iogurte natural 1 colher (sopa) de óleo de amêndoa

Modo de preparo: em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Aplique nos fios, massageando-os, e deixe agir por cinco minutos. Enxague o cabelo com bastante água.

Efeito liso natural

Você é a louca do cabelo liso? Então vai adorar conhecer essa receita com maisena, leite e argan. Barata, ela trará o efeito de salão em poucas horas.

Ingredientes:

1 copo (250ml) de leite 1 colheres (sopa) de maisena 2 gotas de óleo de argan ou coco

Modo de preparo: misture a maisena ao leite, e depois acrescente o óleo. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Com o cabelo seco, separe-o em mechas e aplique a receita em toda a extensão dos fios. Se preferir, utilize um pente largo para passar nas mechas. Tente não demorar muito, pois a mistura pode secar e dificultar o penteado. Deixe agir por uma hora e lave-o normalmente.

Cabelos lisos sem volume

Passou a chapinha e aquele fios menores saltaram para a frente? Normal! Para essas horas, aposte nesta máscara, que combina sua ação com um creme milagroso.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo de rosas 1 colher (sopa) de azeite extravirgem 1 colher (sopa) de vaselina líquida 1 colher (sopa) de abacate 2 morangos 1 colher (sopa) de óleo de camomila

Para o creme:

1 colher (sopa) de amêndoa doce 1 colher (sopa) de abacate 1 colher (sopa) de iogurte

Modo de preparo: misture todos os ingredientes da máscara até ficar homogêneo. Passe a máscara nos fios e deixe agir por uma hora. Ao enxaguar, use o shampoo de sua preferência e, depois de misturar todos os ingredientes do creme, passe-o nos fios. Deixe agir por cinco minutos e enxague.

Máscara de mel

O mel é rico em sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos que proporciona a vantagem de selar os fios porosos e quebradiços, recuperando-os e reconstruindo-os. Ou seja, é usar e arrasar!

Ingredientes:

1 e 1/2 banana 2 laranjas 5 colheres (sopa) de mel puro

Modo de preparo: descasque e pique as bananas. Esprema as laranjas e coloque as frutas e o mel no liquidificados, batendo até obter uma mistura homogênea. Lave o cabelo, seque e aplique a mistura nos fios. Deixe agir por uma hora e lave novamente com shampoo e condicionador como de costume.

Alisante natural de babosa

Todo mundo fala dos benefícios da babosa para o cabelo. E todos os elogios estão certos! Ela hidrata, elimina caspa, recupera a vida das mechas, o movimento natural e é facilmente aplicada.

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de água morna 1 xícara (chá) de óleo de coco (ou leite de coco) 1/3 de xícara (chá) de óleo de abacate Polpa de duas folhas de babosa

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Separe a quantidade que você vai usar em uma vasilha de boca larga e guarde o restante em um pote limpo. O alisante dura cerca de uma semana na geladeira. Aplique sobre os fios úmidos e deixe agir por 35 minutos. Após este período, enxague primeiro com água morna e depois com água fria.

Caso ainda tenha algum dúvida, vá a um cabeleireiro de sua confiança e peça para ele aplicar testes de qualidade e comportamento dos seus fios. Quanto mais informações tiver, melhor serão os resultados.