Meio Ambiente

A revolução dos cosméticos veganos

Batons, máscaras e produtos de higiene pessoal veganos. Saiba mais sobre cosméticos e produtos de beleza sem nenhum componente de origem animal

O veganismo não precisa ser uma prática adotada somente na alimentação

O veganismo não precisa ser uma prática adotada somente na alimentação

Reprodução

A preocupação com o meio ambiente, com a vida dos animais e com a própria saúde têm atraído cada vez mais pessoas para um estilo de vida mais saudável e natural, e isso inclui a exclusão de alimentos de origem animal de suas dietas.

Mas o veganismo não precisa ser uma prática adotada somente na alimentação. Cada vez mais adeptos desse estilo de vida têm procurado também por produtos de consumo que sejam de origem vegana.

A gama de produtos é bastante vasta. Varia desde tecidos e sapatos, como acessórios e também cosméticos. E se você quer entrar no grupo de consumidores adeptos do veganismo, aproveite o cupom Natura para adquirir com descontos produtos que respeitam essa prática.

O que é o veganismo?
O veganismo é um estilo de vida que retira da rotina todos os produtos de origem animal, seja na alimentação ou nos hábitos diários. Por exemplo, veganos não consomem produtos produzidos com couro animal, muitas vezes presentes em sapatos, cintos e acessórios, nem cera de abelha, que faz parte de muitos cosméticos e produtos de beleza.

Estima-se que o veganismo no Brasil já tenha alcançado a marca de 7 milhões de adeptos, e, nos últimos anos as pessoas que aderem a esse estilo de vida tem crescido de forma considerável.

E para conquistar esse público crescente, as empresas têm se preocupado em oferecer alternativas que atendam às especificidades de produtos sem crueldade animal, também conhecidos como "cruelty free".

Quais os benefícios de ser vegano?

Dieta vegana traz inúmeros benefícios à saúde

Dieta vegana traz inúmeros benefícios à saúde

Reprodução

Conforme já mencionamos, as escolhas pelas quais cada vez mais pessoas se tornam adeptas do veganismo variam desde uma preocupação com o meio ambiente, com os animais e, até mesmo, uma preocupação direta com a própria saúde.

E é sobre esse último aspecto que vamos falar agora. Uma dieta vegana, ou seja, sem nenhum alimento de origem animal, traz inúmeros benefícios à saúde, como a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o risco de um problema cardíaco e até mesmo as chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A disposição de um vegano também apresenta uma melhora considerável, com mais vigor para atividades simples do dia a dia e, ainda, mais ânimo para a prática de esportes.

Mas os benefícios não atuam somente dentro do organismo. Também é possível perceber uma melhora na viscosidade da pele e do cabelo, que perde oleosidade, já que não está mais consumindo produtos de origem animal e que são, muitas vezes, criados com hormônios para acelerar seu desenvolvimento.

Além disso, muitas marcas de produtos para beleza têm apostado na iniciativa. Mas, na hora da compra, como posso saber se um cosmético é vegano ou não?

Como reconhecer produtos veganos para a pele e o cabelo?
Para que um cosmético para a pele e o cabelo seja considerado vegano é preciso que ele não contenha nenhum ingrediente que seja de origem animal em sua composição.

Alguns exemplos de produtos de origem animal são o colágeno (feito de restos de ossos e cartilagem do boi), a lanolina, presente em muitos cosméticos, e originária dos carneiros, além do leite que compõe hidratantes e condicionadores, o mel e a cera de abelha, que está na fórmula de muitos sabonetes. 

Outro aspecto importante é que esses produtos não podem ter sido testados em animais, e, quando isso acontece, recebe um selo de produto livre de crueldade animal, ou "cruelty free" e "Certified Vegan".

Quais são os cosméticos veganos?
A parte boa de aderir ao estilo de vida vegano é que cada vez mais empresas também se adaptam para atender à crescente demanda desse novo público e começam a produzir todo tipo de cosmético que se adeque às especificidades do veganismo.

Assim, hoje em dia, é possível encontrar uma linha de produtos que vai desde produtos para a higiene pessoal, como shampoos, sabonetes e condicionadores, a hidratantes e maquiagens, como batons, pó facial, base líquida, blush e finalizadores.

Na história do veganismo, todos saem ganhando. E agora, ficou mais fácil se adaptar a um estilo de vida mais sustentável, que respeita o meio ambiente, os animais e que também faz bem para o seu organismo. Com o cupom de desconto Natura você alia cuidado sem crueldade com economia.

Últimas