Virilha escura – O que causa o escurecimento? Dá para clarear a região?

A virilha escura é um problema muito comum entre mulheres, especialmente, entre as morenas e negras. Mas, o que causa o problema?

O aparecimento de machas nas virilhas das mulheres pode vir a ocasionar constrangimento e baixa autoestima. Esse é um problema que tende à atingir mais meninas morenas e negras do que as brancas. Contudo, existem outros fatores que podem vir a causar a virilha escura.

Faz parte do dia a dia das mulheres o ato de se depilar, seja com cera ou lâmina. Porém, essa ação pode vir a causar uma inflamação na pele que estimula a produção de melanina e faz surgir o aparecimento de machas, conhecidas como melasma.

Causas da virilha escura

É provável que você tenha ouvido falar da melanina, mas em relação a pegar sol. O que acontece é que, em suma, a melanina é uma substância que dá coloração a nossa pele. Uma das suas principais funções é proteger a nossa pele do sol, por isso sua maior produção quando ficamos expostos aos raios UV.

Contudo, o melasma é a produção em excesso de melanina. Atritos na pele, hormônios e diabetes podem vir a causar isso e consequentemente a virilha escura. O que acontece nessas situações é o aumento dos melanócitos e consequentemente um acréscimo deste pigmento nos queratinócitos que são células que formam a epiderme.

Por isso meninas morenas e negras têm mais tendência a terem a virilha escura já que seu corpo já produz muita melanina naturalmente.

Virilha escura - conheça as causas e tratamento para essa reação da pele

Virilha escura - conheça as causas e tratamento para essa reação da pele

Area de Mulher
Fonte: Statig2 Modelos de biquínis ideais para cada tipo de corpo × Tratamentos

Mas há soluções para esse problema. Primeiramente, a mulher deve verificar se não é nada causado por alterações hormonais. Após fazer isso ela pode buscar um dermatologista que irá indicar a melhor solução para o seu problema.

Normalmente a primeira opção é o uso de algum creme clareador. Principalmente o uso de cremes que possuem os ativos a Niacinamida e o PhE-Resorcinol que ajudam nessas manchas.

Outros procedimentos bastantes eficazes são os peeling químicos, laser e o uso de luz pulsada. Feitos apenas por dermatologistas, esses processos estéticos renovam a camada mais superficial da pele vindo a trazer bons resultados.

Remédios caseiros também podem ser usados, mas com muito cuidado para não piorar as machas. Esfoliar a região manchada com fubá e aveia ou com bicarbonato de sódio costumam ser boas opções. Mas é importante evitar o sol e sempre passar filtro celular durante qualquer um desses procedimentos.

Virilha escura - conheça as causas e tratamento para essa reação da pele

Virilha escura - conheça as causas e tratamento para essa reação da pele

Area de Mulher
Fonte: Laserfast

Se você se interessou por esse assunto, talvez goste também Bolinhas na virilha, 13 truques para evitar o problema depois de depilar.

Fonte: TuaSaúde DermaClub

Essa matéria Virilha escura – O que causa o escurecimento? Dá para clarear a região? foi criada pelo site Área de Mulher.