Tipos de massagem, quais são? Usos e benefícios

A massagem é capaz de fazer muito mais do que apenas proporcionar relaxamento. Conheça os diferentes tipos de massagem e seus benefícios. Essa matéria Tipos de massagem, quais são? Usos e benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Quantos tipos de massagem você conhece? Apesar de possuir um fundamento básico e fácil de explicar, existem muitas informações a respeito do método que são do conhecimento de poucos. Até então, foram descobertos e estudados 100 tipos de massagem diferentes.

Cada uma possui um objetivo e uma série de benefícios únicos. Isso faz da massagem uma ótima pedida para quem quer relaxar e tratar possíveis enfermidades ao mesmo tempo. Você pode dizer adeus às dores e às tensões após algumas boas sessões com um massagista profissional, além de poder curar muito mais do que apenas incômodos no corpo.

Do mesmo modo, certos tipos de massagem possibilitam até mesmo o tratamento de problemas emocionais. Suas propriedades não param por aí: aliadas a determinados aparelhos ou técnicas, elas são responsáveis por modelar e auxiliar na redução do inchaço corporal, sendo muito procuradas por quem gosta de um cuidado extra.

Apesar de existirem as mais variadas modalidades, confira abaixo as mais populares massagens dos últimos tempos, junto de seus benefícios.

Tipos de massagem

Seja ela relaxante, medicinal ou modeladora, a massagem possui diferentes aplicações e pode se concentrar em diferentes partes do corpo. Suas abordagens variam ao longo dos séculos, além da técnica mudar em determinados países.

1 – Massagem com pedras quentes

tipos de massagem

tipos de massagem

Area de Mulher
Fonte: JTV

Muito vista em spas e o retrato do relaxamento, a massagem com pedras quentes funciona como uma terapia alternativa para curar a dor e o desconforto. Antes de serem depositadas na pele, as pedras utilizadas são aquecidas e levam óleo. A técnica é capaz de aliviar a tensão muscular, auxiliar em um melhor fluxo sanguíneo ou apenas relaxar. Com o auxílio das mãos, são realizados movimentos de pressão suave ao longo do corpo, em diferentes áreas, assim aliando a temperatura das pedras ao relaxamento. Ela dura em torno de 90 minutos.

2 – Massagem sueca

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Isabel Oliveira

Bem como a com pedras quentes, a massagem sueca segue movimentos similares, além de ser uma das mais populares de todos os tempos. Essa técnica é valiosa para quem possui muitos nós musculares, promovendo um relaxamento intenso. Seu roteiro é composto de movimentos longos e circulares na direção do coração, junto de vibrações e leves batidas ao longo dos músculos, aliada à técnica de movimento articular passivo, que previne contraturas musculares.

3 – Reflexologia podal

tipos de massagem

tipos de massagem

Area de Mulher
Fonte: Saúde da Saúde

A reflexologia alia muito mais do que o contato físico durante sua realização. Ela é capaz de restaurar níveis de energia, bem como alterar o emocional ao tratar possíveis desequilíbrios e distúrbios. Tudo isso ocorre por meio de estímulos realizados em pontos específicos do pé, terminações nervosas que correm diretamente ao cérebro. Dessa forma, é possível curar enfermidades por meio da resposta estimulante. A massagem também pode ser feita nas orelhas e nas mãos, e dura entre 30 a 60 minutos.

4 – Craniossacral

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Clínica Ventura

Assim como a reflexologia, a massagem craniossacral foca em uma parte específica do corpo, sendo ela a cabeça. Essa técnica é composta de movimentos suaves ao longo do crânio e da espinha, de forma que seja possível reativar o fluxo do LCR, o líquido cefalorraquidiano, conhecido também por fluido cérebro espinhal. Além disso, a massagem craniossacral auxilia na correção de desequilíbrios.

5 – Massagem com aromaterapia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Aromaflora

A aromaterapia vem se tornando uma alternativa muito procurada por quem gosta de soluções naturais e graduais para alterações no humor. Os diferentes óleos influenciam nos problemas emocionais, além de despertar regiões profundas do cérebro, como aquelas responsáveis pelo armazenamento da memória e de certas emoções.  A massagem com aromaterapia reduz a ansiedade e o estresse, pode melhorar o humor e até auxiliar nos sintomas da depressão, tudo isso enquanto promove o relaxamento e a eliminação de dores e tensões musculares.

Junto de um óleo específico, o massagista deve realizar movimentos suaves e aplicar pouca pressão na pele, além de utilizar um difusor para promover a inalação do vapor. Muitas vezes, a massagem com aromaterapia foca nas costas, ombros e na cabeça, durando em torno de 60 ou 90 minutos.

6 – Shiatsu

tipos de massagem

tipos de massagem

Area de Mulher
Fonte: Isabel Oliveira

Você com certeza já deve ter ouvido essa palavra associada às diferentes modalidades de massagem. A técnica japonesa é extremamente popular por promover relaxamento intenso, bem como profundo alívio de tensões musculares e o estresse. A massagem shiatsu envolve a eliminação de dores de cabeça e de problemas emocionais como a ansiedade e a depressão.

Por meio de técnicas de pulsação e de pressão ritmada, é realizada a pressão com a palma da mão e os polegares ao longo do corpo inteiro, principalmente dos pontos que são alvo de maior tensão. Do mesmo modo, a massagem dura de 60 a 90 minutos.

7 – Liberação miofascial

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: NES

A liberação miofascial foca no relaxamento da fáscia, que compreende os tecidos de conexão do corpo e são por vezes alvos de muita tensão. Além disso, ela também age nos músculos e outras estruturas relacionadas, alongando-os por meio da aplicação de pouca pressão ao longo do corpo.

Ainda focando na fáscia, existe também o rolfing, que consiste em aplicar pressão na região, de forma que seja possível estendê-la. O objetivo do rolfing é realinhar a expressão corporal enquanto conserva sua energia, liberando as tensões ali presentes.

8 – Shantala

tipos de massagem

tipos de massagem

Area de Mulher
Fonte: Leiturinha

A massagem shantala possui fortes raízes históricas. A princípio originária da Índia, mais especificamente de Calcutá, ela surgiu a partir da experiência de um médico, fascinado ao assistir uma mulher massagear seu filho. A técnica ancestral consiste em massagear especificamente bebês, podendo aliviar as terríveis cólicas e promovendo o bem-estar da criança. A shantala possui inspiração na Medicina Ayurveda, que é uma terapia bioenergética, focada nas técnicas de respiração, auto-conhecimento e alimentação.

9 – Massagem pré-natal

Tipos de massagem, quais são? Usos e benefícios

Tipos de massagem, quais são? Usos e benefícios

Area de Mulher
Fonte: Boa e Boa Saúde

Durante a gestação, realizar algumas sessões de massagem pré-natal pode ser essencial para promover o bem-estar da mãe e do bebê. Ela é capaz de reduzir eventuais dores, tensões musculares e estresse que surgirem durante a gravidez. Todavia, é importante se atentar às especificidades de sua gestação, já que durante o primeiro trimestre, existe risco de aborto espontâneo.

Assim como a massagem sueca, a pressão é concentrada em certas partes do corpo, como a base das costas, as pernas e os quadris. A gestante deve ser posicionada de bruços em uma mesa própria para grávidas ou deitada de lado. A massagem dura de 45 a 60 minutos.

10 – Tailandesa

tipos de massagem

tipos de massagem

Area de Mulher
Fonte: Massagem São Paulo

Outro dos tipos de massagem alternativos, a massagem tailandesa foca na flexibilidade do corpo, aliando a pressão aos movimentos do ioga. Ela busca elevar os níveis de energia e melhorar a circulação, esticando e torcendo o corpo em diferentes posições para alcançar a flexibilidade necessária, bem como pressão firme aplicada pelos dedos e pela palma da mão.

11 – Tântrica

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Soft Hair

Sobretudo outra das modalidades fortemente baseadas na conexão espiritual, a massagem tântrica é um tipo de massagem erótica que trabalha os sentidos como um todo. A técnica é extremamente antiga e possui raízes no Tantra Yoga, uma filosofia de 2.500 a.C, da cultura Drávida, atual região do Paquistão. A massagem tântrica consiste no fortalecimento da ligação entre os parceiros em um nível espiritual elevado, envolvendo chakras e fluxo de energia que viaja por todo o corpo.

12 – Ponto-gatilho

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Blog Fisioterapia

Mais um dos tipos de massagem disponíveis para aliviar dores, a ponto-gatilho funciona de forma que seja possível tratar o problema ao focar em determinadas regiões do corpo. São elas, por exemplo, as áreas de tensão articular, ou pontos-gatilho, que influenciam o bem-estar ao alastrar a dor a outras partes. Bem como dores comuns, a massagem de ponto-gatilho ajuda a aliviar dores crônicas, condições mais específicas ou lesões.

Massagem modeladora

A técnica não é útil apenas para relaxamento e tratamento das dores. Do mesmo modo, existem massagens específicas que são úteis para quem busca emagrecer, desinchar ou modelar o corpo, aliando os movimentos a aparelhos próprios para o objetivo.

Drenagem linfática

Nesse sentido, a drenagem linfática é peça-chave quando o assunto é eliminar a retenção de líquido e o inchaço. Ainda mais, ela é capaz de ativar a circulação, sendo muito procurada entre as mulheres por ser um dos procedimentos estéticos mais efetivos do mercado. Ela funciona de forma que a drenagem, quando ativada, elimine as toxinas e desinflame os tecidos que causam a sensação de inchaço. Do mesmo modo, a drenagem linfática é utilizada como ação auxiliar para eliminar celulite, flacidez, gordura localizada e estrias.

Massagem com ventosas

Ainda mais, muito utilizada em tratamentos de pós-operatório e fisioterapia, a ventosa também é uma aliada milagrosa da massagem. Funcionando como massagem modeladora, a ventosa é capaz de gerar pressão o suficiente para melhorar o fluxo o sanguíneo e suavizar a celulite, ao mesmo tempo em que modela a silhueta.

Se você gostou dessa matéria, confira também Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações

Fontes: Onodera, Ecycle, Catraca Livre

Imagens: IECB, Reiki & Terapia, Isabel Oliveira, JTV, Clínica Ventura, Aromaflora, NES, Saúde da Saúde, Leiturinha, Massagem São Paulo, Blog Fisioterapia, Soft Hair, Boa e Boa Saúde

Essa matéria Tipos de massagem, quais são? Usos e benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas