ÁREA DE MULHER Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar

Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar

Saiba mais sobre os tipos de colágeno que existem, responsáveis por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele, além de combater doenças. Essa matéria Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Existem variados tipos de colágeno e, conhecer todos eles é essencial para saber melhor sobre as proteínas necessárias para as necessidades do seu corpo e organismo. Muito conhecido pelos benefícios que proporciona para a pele, o colágeno vai além disso, e pode atuar também em diferentes partes do corpo, como, por exemplo, os ossos.

Alguns tipos de colágeno são indicados para dar estrutura e firmeza para a pele, enquanto outros atuam nas articulações. O uso dessa proteína é indicado principalmente para mulheres de 30 anos ou mais, isso porque, depois dessa idade, o corpo diminui a sua produção natural dos tipos de colágeno.

Aliás, para quem não conhece, o colágeno é uma proteína de origem animal que representa entre 25 e 30% das proteínas presentes nos tecidos conjuntivos, como, por exemplo, cartilagens, ossos, tendões, dentes, veias, pele e também nos músculos e camada córnea dos olhos.

Então, ficou curioso(a) para saber mais sobre os tipos de colágeno que existem? Continue por aqui, que nós, da Àrea de Mulher, separamos todas informações que você precisa saber sobre essas proteínas.

Tipos de colágeno

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Unimed

Tipo I

Mais conhecido e mais encontrado no corpo entre os tipos de colágeno, o tipo I está presente nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum e no tecido conjuntivo denso. Esse tipo de colágeno proporciona elasticidade para a pele e melhora a saúde das juntas.

Além disso, é recomendado para o fortalecimento das unhas e cabelo.

Tipo II

O colágeno tipo II está presente na cartilagem hialina e na elástica, ou seja, nos olhos, cartilagem e discos intervertebrais. Portanto, esse tipo é recomendado para tratar problemas nas cartilagens e articulações, como, por exemplo, a artrite.

Tipo III

O tipo III é o segundo colágeno mais encontrado no corpo humano, ele está presente na pele, útero, vasos arteriais e intestinos. No entanto, o tipo III é o primeiro a diminuir sua produção natural no organismo, então, é o mais presente nos suplementos.

Tipo IV

Entre os tipos de colágeno, o IV age como age como um filtro, graças à sua ligação com as fibras. É encontrado na lâmina basal e essencial para a prevenção de diversas doenças, como a Síndrome de Goodpasture, Cirrose e Fibrose Hepática.

Benefícios do colágeno

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Famosas Melhora a firmeza da pele; Auxilia no ganho de massa magra; Ajuda no crescimento das unhas; Reduz os efeitos da sarcopenia; Fortalece as articulações, unhas e o cabelo; Ajuda no tratamento da osteoartrite; Auxilia no processo de cicatrização. Combate doenças articulares autoimunes, como, por exemplo, Osteoartrite autoimune; Reduz inflamações; Trata lesões em cartilagens.

Como tomar os tipos de colágeno

Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar

Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar

Area de Mulher

Os tipos de colágeno mais encontrados nos suplementos são o tipo 1 e tipo 2. Esses medicamentos podem ser encontrados em alimentos, supermercados ou farmácias e, possuem diferentes formas de serem tomados, além de possuírem diferentes finalidades.

Aliás, antes de escolher o modo que irá repor os tipos de colágeno no seu organismo, é importante se consultar com um médico e buscar orientações, já que cada indivíduo deve ingerir uma dose adequada.

No entanto, em geral, se recomenda a ingestão de colágeno pela manhã em jejum, ou à noite, antes de dormir.
Caso você esteja procurando benefícios para a pele, unha e cabelo, prefira suplementos de colágeno hidrolisado. Já para as articulações, o são suplementos com colágenos dos tipos I e II.

Além disso, é importante lembrar que um bom suplemento de colágeno deve fornecer aminoácidos precursores (vitaminas e minerais). Portanto, antes de comprar o seu, observe no rótulo os aminoácidos presentes na fórmula.

Então, agora que você já conhece melhor os tipos de colágeno, que tal saber mais sobre suplementos para mulheres? Clique aqui e confira.

Fontes: Essential Nutrition, Tua saúde, Ibero Química.

Fontes das imagens: Famosas, Unimed, Emagrecer BR, Alimentos Ricos.

Essa matéria Tipos de colágeno, quais são? Benefícios e como tomar foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas