ÁREA DE MULHER Talco de bebê – 20 utilidades que vão além de só prevenir assaduras

Talco de bebê – 20 utilidades que vão além de só prevenir assaduras

O talco de bebê tem como principal função prevenir assaduras, mas além disso ele pode ser usado de várias formas úteis no dia a dia. Essa matéria Talco de bebê – 20 utilidades que vão além de só prevenir assaduras foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo está mais do que familiarizado com o talco de bebê para evitar assaduras no bebê e também deixá-lo bem cheirosinho. E de fato, essa é a a principal utilidade do famoso talco de neném, uma vez que esse produto foi desenvolvido justamente com esse propósito. Contudo, isso não significa que ele não possa ser útil de muitas outras formas.

E é isso que vamos descobrir hoje. O talco de bebê pode ser usado de muitas formas para facilitar a sua vida em diferentes situações. Inclusive, é bem provável que você nem saiba de todas as utilidades desse pó branco tão característico e que está presente em toda casa com bebê.

Depois de descobrir o tanto de coisa que o talco de bebê pode fazer, você irá querer ter um sempre a disposição. Ele funciona para remover manchas, espantar formigas, remover odores dos calçados e muito mais.

20 utilidades do talco de bebê no dia a dia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dra. Ana Escobar

O talco de bebê é um pó branco com cheiro muito agradável, que é usado principalmente para evitar assaduras nos bebês devido o uso constante de fraldas descartáveis. Mas, além disso o talco de neném pode ser usado de muitas outras formas, sendo uma opção mais barata e viável se comparada a outros produtos utilizados para a mesma finalidade. Então, vamos lá conhecer tudo que dá para fazer com o talco de bebê:

Talco de bebê para absorver a oleosidade do cabelo

Já falamos aqui sobre o talco no cabelo. Ele pode ser uma opção no caso de não ter shampoo a seco e precisar urgentemente disfarçar a oleosidade no cabelo. Para isso, basta jogar um pouco do pó no couro cabeludo e espalhar para não ficar com o cabelo branco. Desse modo, o talco de bebê consegue absorver a oleosidade dos fios e deixá-lo com uma aparência de limpo novamente.

Shampoo a seco para animais

O talco de bebê também pode ser usado como shampoo a seco no seu pet. Desse modo, quando o animalzinho estiver no intervalo entre um banho e outro, é possível perfumá-lo e refrescá-lo jogando um pouco de talco nele. Depois é só escovar o pelo do bichinho ou tirar o excesso de pó. Ele irá ficar cheirosinho até o dia do próximo banho.

Removedor de areia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
BMB

Quem frequenta muito a praia sabe como é incômodo quando a areia gruda no corpo e nos objetos. Para facilitar a remoção da areia é válido levar um frasco de talco de bebê na próxima ida a praia. Isso porque o produto ajuda a remover a areia com mais facilidade. Para isso basta jogar um pouco do pó sobre o corpo ou objeto que esteja com areia e com o uso de uma escova a areia sairá mais facilmente.

Removedor de manchas nas roupas

O talco de bebê pode ser uma salvação para remover aquelas manchas de gordura difíceis de sair da roupa. Então, quando algo cair na sua roupa, basta jogar um pouco de talco e esfregar bem sobre a mancha. Depois é só passar uma escova ou balançar a roupa para remover o excesso do pó. Repita se notar que a gordura não foi removida por completo. Por fim é só lavar a roupa normalmente e nada de mancha. Isso funciona porque o talco absorve a gordura e evita que a mancha se firme na peça.

Talco de bebê para desgrudar cartas de baralho

O truque de jogar talco nas cartas de baralho para desgrudá-las e facilitar o manuseio é muito antigo e muito eficaz. Isso impede que as cartas grudem entre si. Sendo assim, a melhor forma de usar o talco de neném para essa finalidade é colocar o baralho quando novo dentro de uma sacola de plástico e adicionar um pouco do pó e balançar bem para o pó se espalhar entre todas as cartas. Por fim, é só retirar as cartas e remover o excesso e se divertir.

Talco de bebê para desembaraçar pulseiras e colares

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Waufen

É muito comum que colares e pulseiras seja de ouro ou prata fiquem embaraçadas. Às vezes as peças formam nós difíceis de desatar. Então, quando isso acontecer lembre-se de usar o talco. Polvilhe um pouco de talco de bebê sobre a pulseira ou colar de forma que penetre todos os espaços entre os elos. Dessa forma, o talco irá afrouxar um pouco os nós facilitando o seu trabalho.

Prevenir assaduras em adultos

Além dos bebês, o talco também pode ser usado para evitar as terríveis assaduras e irritações de pele em adultos, que são muito comuns em quem pratica exercício físico, especialmente nos dias mais quentes. Sendo assim, para evitar que isso aconteça, polvilhe um pouco de talco de neném nas partes mais irritáveis e suscetíveis a fricção, como as coxas internas, por exemplo. Assim como nas crianças, o talco também irá prevenir as assaduras.

Alívio na hora de depilar

A depilação como todo mundo sabe, é um procedimento que pode ser muito dolorido e deixar a pele sensível e vermelha. O talco de bebê pode ser uma ótima opção para aliviar o desconforto causado pela depilação. Sendo assim, o ideal é passar um pouco de talco onde será aplicada a cera de depilação. O pó irá facilitar a remoção dos pelos, uma vez que irá absorver a umidade da pele fazendo com que a cera funcione melhor, consequentemente diminuindo a dor.

Talco de bebê para acabar com o mau cheiro dos sapatos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cleanipedia

Os sapatos usados por muito tempo tendem a ter mau cheiro, o famoso chulé. Sendo assim, o talco de bebê com seu cheirinho agradável pode ajudar a acabar com esses odores. Essa dica é muito útil, ainda mais para calçados novos que causam odor quando os pés suam. Basta jogar um pouco do pó dentro dos calçados e deixar passar a noite. No outro dia é só remover o excesso de pó e usar o sapato. O talco irá absorver a umidade e acabar com o mau cheiro.

Proteger mudas de flores

O talco de bebê também pode ser usado para proteger as mudas de flores que vem em bulbos. Para isso, é só polvilhar um pouco do pó sobre os bulbos antes de plantar as mudas. Coloque os bulbos em uma sacola com talco e agite bem. O pó do talco irá revestir as raízes evitando que elas apodreçam, além de afastar larvas e roedores.

Removedor de mofo de livros

Livros guardados em lugares úmidos tendem a formar mofo e mau cheiro. Mas, felizmente dá para remover esse mofo ou bolor e recuperar os seus livros usando talco de bebê. Para fazer isso, primeiramente abra os livros em um lugar seco por algumas horas. Depois que secar os livros, jogue um pouco de talco de neném entre as páginas e deixe os livros de pé por algumas horas. Por fim é remover o excesso de talco e pronto, livros cheirosos e sem mofo outra vez.

Usabilidade das luvas de borracha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Rádio Chopizinho

As luvas de borracha são ótimas para proteger as mãos enquanto realiza as tarefas domésticas. Mas nem sempre elas são fáceis de usar e incomodam um pouco. Então, para melhorar a usabilidade das luvas de borracha basta jogar um pouco de talco de neném dentro antes de usar. Além disso, facilita na hora de colocar e tirar as luvas.

Refrescar os lençóis

Nos dias de calor nada melhor do que deitar em uma cama fresquinha, não é mesmo. Mas devido a temperatura do ambiente os lençóis ficam é mais quentes. Então, uma forma de refrescar os lençóis é jogar um pouco de talco de bebê sobre a cama pouco antes de deitar. Desse modo, o talco irá abaixar a temperatura dos lençóis, além de deixar a cama com um cheirinho de criança.

Talco de bebê como repelente de formigas

Essa é utilidade é um tanto quanto peculiar, mas o talco de bebê funciona muito bem como repelente de formigas e outras pragas rasteiras. Para proteger a casa desse insetos, basta jogar um pouco de talco de neném ao redor das janelas, nas frestas do assoalho ou até nas beiradas da toalha de piquenique. As formigas simplesmente não conseguirão atravessar o talco e você estará livre delas.

Volume aos cílios

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
O Fala

O talco de bebê pode ser ótimo para aumentar o volume dos cílios. Então, antes de aplicar o rímel polvilhe um pouco de talco sobre os fios, assim quando passar o rímel os cílios ficarão com um efeito mais longo e destacado.

Pós barba e pós depilação

Outra utilidade do talco de bebê é como pós barba ou pós depilação. Além de ser muito mais barato do que loções próprias para isso, o talco de neném também tem um cheiro ótimo. Então, para usá-lo com esse próposito, depois de tirar a barba ou depilar qualquer parte do corpo, aplique um pouco de talco sobre a pele e esfregue suavemente. Como o talco tem propriedades refrescantes, ele irá prevenir qualquer irritação e deixará a pele macia e suave.

Silenciar rangidos do chão de madeira

Quem tem piso de madeira sabe que com o passar do tempo, o chão começa a ranger quando alguém caminha sobre ele. Então, uma forma de acabar com esses barulhos chatos é usando o talco de bebê. Basta jogar um pouco do pó  entre as frestas do chão e depois varrer para deixar um pouco mais de pós sobre as rachaduras. Dessa forma, irá acabar com o rangido do chão.

Removedor de mofo de armários

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tua Casa

É muito comum que armários e gavetas acumulem mofo. Mas isso pode facilmente ser resolvido usando o talco de bebê. Basta colocar um frasco de talco aberto dentro do armário, ou fazer mini sachês e colocar nas gavetas. Como o talco tem propriedades que absorvem a umidade, eles ajudarão a deixar os armários livres de mofo.

Talco de bebê como desodorante

Para quem tem a pele muito sensível e geralmente fica irritada com o uso de desodorantes tradicionais, o talco de bebê pode ser a solução. Par isso basta jogar um pouco de talco de neném na palma da mão e esfregar nas axilas. O talco funciona muito bem para acabar com os odores de suor e ainda absorver a umidade da região, deixando as axilas secas durante o dia todo.

Hidratante

Isso mesmo, o talco de bebê pode ser uma ótima opção de hidratante para aliviar a pele seca. No caso de rachaduras nos pés, cotovelos ou qualquer parte do corpo, basta esfregar um pouco do pó sobre essas áreas. Desse modo, além de remover a umidade, o talco de neném irá ajudar a suavizar a pele e deixá-la menos irritada.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Papel manteiga – 15 utilidades que você nunca imaginou.

Fontes: Lar, Doce Lar Vix

Imagens: Gazeta do Povo Dra. Ana Escobar BMB Waufen Clenipedia Rádio Chopizinho O Fala Tua Casa

Essa matéria Talco de bebê – 20 utilidades que vão além de só prevenir assaduras foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas