ÁREA DE MULHER Sintomas de depressão pós-parto – Definição e principais sintomas

Sintomas de depressão pós-parto – Definição e principais sintomas

Umas das causas mais comuns para o surgimento dos sintomas de depressão pós-parto são as alterações dos hormônios. Essa matéria Sintomas de depressão pós-parto – Definição e principais sintomas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Ao dar à luz, muitas mães esperam transbordar de alegria e amor por seus filhinhos, mas isso nem sempre acontece. A depressão pós-parto é mais comum do que podemos imaginar, onde segundo uma pesquisa, uma a cada quatro mulheres se encontram nesse estado e seus sintomas podem ser confundidos com outra situação. Sendo uma mistura de pensamentos negativos, ansiedade e desânimo, pode surgir logo após o parto acontecer ou até um ano depois do ocorrido. Sem o tratamento adequado, a mamãe pode sofrer de depressão novamente no futuro. 

Umas das causas mais comuns são a alteração dos hormônios (como estrogênio e progesterona) que levam a uma série de mudanças de humor. Ou o fator emocional, como ter o sentimento de estar menos atraente após dar a luz, o sentimento da perda do controle de sua vida, e até a falta de sono. Muitos destes tópicos podem colaborar com o desenvolvimento da depressão pós-parto.

Essa condição pode ser confundida com a baby blues (“tristeza materna” no português), que conta com sintomas mais leve e pode ir embora até duas semanas depois de se manifestar. Então, para diferenciar e reconhecer a depressão pós-parto, listamos os principais sintomas que podem vir a acontecer quando as mamães se encontram neste estado.

Sintomas mais comuns de depressão pós-parto:

01.Mudanças de humor e sentimento de desânimo;

Se demonstrar esgotada e estressada durante o dia, mesmo sem ter feito muito esforço e atividades. Ou alterações de humor bruscas podem ser um motivo de preocupação.

02. Se afastar das pessoas que costumava conviver;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fonte: Bastingnews

Reduzir ou cancelar atividades sociais que normalmente tinha interesse e ficar se distanciar de pessoas especiais também é um sinal de alerta.

03. Dificuldade em ter afeto e criar uma ligação com o bebê;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fonte: Casa Saudável

Um dos sintomas de depressão pós-parto também é não querer e não se sentir próxima ao recém-nascido. Sem nutrir o sentimento de amor ou não dar atenção ao seu filho para que esses laços maternos possam ser desenvolvidos.

04.Comer muito ou perda do apetite;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fonte: Vix.com

Comportamentos muito contrários uns aos outros, por exemplo comer mais que o normal ou passar o dia sem querer comer nada também são sintomas de depressão pós-parto.

05. Insônia ou sono em excesso;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fonte: Veja

Assim como no item 04, dormir muito ou perder o sono com frequência também é um indicador que essa situação está acontecendo. Alavanca o esgotamento físico e a exaustão emocional, fazendo com que a mamãe se sinta cansada e deprimida e não tenha vontade de dar atenção para seu neném.

06. Sentimento de medo ou vergonha;

Temer que não será uma boa mãe para seu bebê e se sentir culpada por estar assim ou vergonha de sua condição. Sentimento de inutilidade e que não será capaz de realizar tarefas diárias fazem parte dos sintomas.

07. Ansiedade;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fonte: Santos Bancários

Esse momento de mudanças na vida da mulher podem desencadear ataques de pânico ou momentos de extrema ansiedade, acarretados pelo estresse ou pressão, também são sintomas de depressão pós-parto.

08. Pensar em machucar o bebê ou a si mesma;

Os pensamentos de querer fazer mal a você ou ao seu filho podem parecer preocupantes mas não são incomuns quando o assunto é a depressão pós-parto. Devem ser considerados como um dos principais sintomas dessa situação, porque envolvem o cansaço da mãe e falta de afeto da mesma para com sua criança.

09. Falta de concentração;

Pensar em muitos assuntos ao mesmo tempo, por exemplo como será o futuro com o bebê ou se será capaz de cuidar dele, podem gerar a diminuição da concentração da mãe e fazer com que ela preste menos atenção em suas tarefas.

10. Choro em excesso.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
fontr: CicloVida

E finalizando, assim como a variação de humor durante o dia e o sentimento de tristeza, também é comum a ocorrência de crises de choro sem motivos aparentes. Então fique ligada se isso acontece com você, pois também é um sinal dessa situação.

Use essa lista como base para reconhecer alguns dos sintomas de depressão pós-parto e apontar para seu médico, mas lembre-se que apenas um especialista pode fazer o diagnostico. Os  tratamentos para esta condição são a terapia ou uso de remédios, podendo chegar até a reposição hormonal, e quanto mais rápido ocorrer, mais rápido você poderá curtir seu bebê!

Se você quer saber mais sobre depressão na maternidade, confira a matéria Depressão na gravidez: o que é, sintomas, causas e tratamentos.

Imagens: Blastingnews, Ciclo Vida, Santos Bancários, Veja, Vix, Canção Nova, Casa Saudável 

Fontes: Vittude , Pampers.

Essa matéria Sintomas de depressão pós-parto – Definição e principais sintomas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas