Síndrome de couvade – O que é, sintomas, causas e como afeta o homem

A síndrome de couvade pode afetar muitos homens no entanto, muitos não fazem ideia de que estão sofrendo de um mal psicológico.

A gravidez é uma fase muito importante, muito linda e também muito sensível para todos que estão envolvidos. Apesar de que a mãe é a mais envolvida em todo o processo, os pais também podem desenvolver certo problemas psicológicos em relação a isso. Um exemplo disso é a síndrome de couvade. Essa síndrome não é necessariamente uma doença, mas sim, um conjunto de sintomas que podem aparecer no homem durante a gravidez da companheira.

Dessa forma, é comum que os homens que sofram da síndrome de couvade engordem, sintam enjoos, desejos, crises de choro e até mesmo depressão.

Quais os sintomas da síndrome de couvade

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Area de Mulher
Fonte: 30seconds

Basicamente, esta síndrome pode apresentar sintomas tanto físicos quanto psicológicos. Sendo que, o primeiro pode incluir náusea, azia, dor abdominal e inchaço. Em casos mais intensos acorrem também aumento ou diminuição no apetite, problemas respiratórios, dor de dentes e de costas e cãibras nas pernas. Inclusive irritação genital ou urinária. Nos casos mais extremos, pode ocorrer o crescimento de barriga nos homens semelhante à de uma mulher gestante.

Já os sintomas psicológicos podem incluir alterações do sono, ansiedade, depressão, diminuição do apetite sexual e inquietação.

De acordo com alguns estudos, a classe masculina também sofre alterações hormonais durante a gravidez da companheira. Sendo assim, pode acontecer aumento da prolactina (hormônio responsável pela descida do leite, entre outras funções) e redução da testosterona. Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Universidade de Londres observou também que eles podem até mesmo sentir cólicas ao longo dos nove meses e no parto

Saúde da Mulher – Corpo, alimentação, mente e autoestima

×

O que pode causar a síndrome de couvard?

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Area de Mulher
Fonte: healthfrontnyc

Segundo os pesquisadores, ainda não se pode dar uma resposta concreta de o que realmente causa essa síndrome tão particular. Entretanto, existem algumas especulações. Dentre elas estão:

Mudanças hormonais: as mudanças hormonais da mulher podem influenciar as dos homens. Excesso de empatia: por observar tanto os sintomas na companheira, eles acabam se simpatizando e sentindo o mesmo que elas. Ansiedade e estresse: As vezes, diante das tantas mudanças que ocorrem durante a gravidez, o homem acaba ficando muito estressado e ansioso. Dessa forma, isso acaba afetando a produção de testosterona. Sendo assim, também influenciam nos sintomas da síndrome. Ciúmes: De acordo com alguns especialistas, o pai pode acabar sentindo ciúmes. Seja da mãe, por estar cumprindo o papel de gestora, ou do bebê, que agora ocupa o papel de protagonista.

Possíveis Tratamentos

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Síndrome de couvade - O que é, causas, como afeta o homem, como lidar

Area de Mulher
Fonte: tucson.mensvitalitycenter

Por não ser considerada uma doença, ainda, a síndrome de Couvade não tem um tratamento específico. Dessa forma, os sintomas podem persistir no homem até ao nascimento do bebê. Sendo assim, nestes casos é aconselhado ao homem tentar relaxar, o que pode ajudar a atenuar os sintomas.

Caso os sintomas sejam muito intensos e frequentes, ou caso fuja do controle e passe a incomodar o casal e as pessoas próximas, é aconselhado consultar um terapeuta.

Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Gases na gravidez – Causa, motivos, prevenção e remédios.

Fontes: infoescola, santajoana, amenteemaravilhosa, tuasaude.

Imagem de destaque: blog.pregistry 

Essa matéria Síndrome de couvade – O que é, sintomas, causas e como afeta o homem foi criada pelo site Área de Mulher.