Sapinho – O que é, causa, sintomas, tratamento e prevenção

O sapinho, também conhecido como candidíase oral, é uma micose que atinge a região da boca causada pelo fungo Candida albicans.

O sapinho, também conhecido como candidíase oral, é uma micose que atinge a região da boca. Além disso, ela é causada pelo fungo chamado Candida albicans.

Quando ocorre uma falha no nosso sistema imunológico, este fungo tem a disposição de multiplicar-se e ser capaz de causar uma doença. Sendo assim, ele engana quem acha que ele não causa doenças em um indivíduo sadio, pois basta apenas uma queda na imunidade e ele começa a agir.

Sendo assim, na matéria de hoje vamos conhecer o que é sapinho, causas, sintomas, tratamento e um resumo específico da candidíase oral nos bebês.

O que é Sapinho

Conforme visto, o sapinho é uma doença infecciosa causada pelo fungo Candida albicans. Apesar de ocorrer principalmente na boca, se não curado no começo, ele pode se espalhar e, consequentemente,  causar falência múltipla de órgãos.

Sendo assim, esta doença ocorre nos seguintes indivíduos:

Bebês; Pessoas com deficiência no sistema imunológico; Pessoas idosas, portadoras de prótese dentária.

Além disso, o fungo Candida pode ser encontrado normalmente no trato gastrointestinal. Desse modo, o diagnostico feito através da cultura do fungo obtido por meio da raspagem das lesões não é considerado eficiente, visto que o fungo já se encontra no nosso organismo.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

MD.Saúde

Causas do Sapinho

O sistema imunológico de pessoas saudáveis é capaz de se defender contra alguns fungos, e um deles é o fungo Candida, responsável pelo sapinho. No entanto, pessoas que não possuem um sistema imunológico bom, estão sujeitas a esse tipo de doença. Conforme visto anteriormente, são os bebês, pessoas idosas e imunodeprimidas.

Além disso, existem alguns tratamentos químicos que facilitam o desenvolvimento do fungo. Ou seja, afetam a mucosa bucal e, assim, conseguem fragilizá-la. Sendo eles:

Quimioterapia; Radioterapia; Antibioterapia; Corticoterapia.

Contudo, nos bebês as causas são diferentes. Um caso raro é que o fungo Candida pode ser transmitido através do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente e normal do sapinho é o contato do bebê com o a mamadeira ou chupeta, que nelas o fungo pode estar presente.

Além disso, se a mãe estiver tomando antibiótico e o bebê ainda estiver na fase de amamentação, o risco do fungo se proliferar é maior.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Sorrisologia

Sintomas do Sapinho

Com a falta de higiene bucal, pode-se observar que aparece um revestimento branco sobre a mucosa oral. Contudo, se este revestimento não sair ao escovar os dentes, pode procurar um médico, pois você está com sapinho. Sendo assim, a doença pode apresentar os seguintes sintomas:

A primeira característica do sapinho é a inflamação da mucosa; A parede bucal é coberta com uma camada esbranquiçada: na parede das bochechas, língua e garganta. Sendo assim, a língua é frequentemente branca, podendo ser parcialmente ou totalmente; Dor de garganta; Se o sapinho tiver espalhado para o esôfago, é possível notar a dificuldade de engolir, tanto comida quanto saliva; Boca seca; Mau hálito; Perda de gosto ou uma sensação anormal na boca; Fissuras e rachaduras nos lábios.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Lift

Já nos bebês, o sapinho pode ser identificado pelos seguintes sintomas:

Igual no de adultos, é possível observar placas brancas na boca. Contudo, estas placas podem ser confundidas com restos de leite, e por isso merecem total atenção; Choro constante; Febre acima dos 38ºC; Dor, em alguns casos; Assim como nos adultos, o fungo pode se espalhar para o esôfago, fazendo com que tenham dificuldade para engolir.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Tua Saúde

Tratamento do Sapinho

O tratamento desta doença é feito com a aplicação de um antifúngico local em forma de líquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol.

No entanto, se o sapinho não for tratado rapidamente e se expandir para o esôfago, será necessário um tratamento sistêmico. Sendo assim, o médico irá prescrever um antifúngico por via oral, como o fluconazol.

Nos bebês, o tratamento também é feito com um antifúngico local. Contudo, o ideal é procurar um pediatra.

Ademais, também existem alguns remédios caseiros para tratar a candidíase oral. Veja a seguir:

Gargarejo à base de água salgada; Leite com mel (para aliviar dores de garganta); Aplicação de uma gaze embebida em chá de romã. A romã ajuda a desinfetar a boca do bebê, pois tem propriedade anti-sépticas.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Portal Avôvó

Prevenção do Sapinho

A seguir, veremos algumas dicas de prevenção:

Para evitar a proliferação de fungos, pessoas que usam dentaduras devem limpá-las com frequência e cuidadosamente; É importante iniciar o tratamento das micoses vaginas assim que elas forem descobertas; Adote uma excelente higiene dental. Além disto, visite regularmente seu dentista.

Contudo, nos bebês, devem ser tomadas as seguintes prevenções:

Todos os dias por 20 minutos, ferver chupetas e brinquedos que o bebê colocam na boca; Depois de uma semana de uso, deve-se substituir chupetas e mamadeiras; Lave com uma xícara de vinagre todas as roupas. Assim, é possível eliminar o fungo das mesmas; Lave as mãos com frequência, principalmente após as trocas de fralda. Contudo, não lave com sabonete antibacteriano, pois ele pode matar as bactérias boas; Coloque em sua rotina secar as mãos com papel toalha e descarte-o após cada uso; Sempre que possível, deixe o bebê sem fralda;

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Petit Papillon Bebê & Criança

Desse modo, agora que você sabe tudo sobre essa doença, saiba também tratamentos para dentes brancos.

Fontes: Cria Saúde, Colgate, Tua Saúde

Imagens: MD.Saúde, Tua SaúdeLiftSorrisologiaPortal AvôvóPetit Papillon Bebê & CriançaGestação Bebê

Essa matéria Sapinho – O que é, causa, sintomas, tratamento e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.