ÁREA DE MULHER Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar

Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar

Lã, renda, seda, bordados, strass... Roupas delicadas devem ser lavadas corretamente para terem uma maior durabilidade. Veja dicas de lavagem Essa matéria Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo tem algumas roupas delicadas no guarda-roupas, como rendas, bordados, lã e outras. Mesmo assim, nem todo mundo sabe como lavar e secar do jeito certo essas peças. Assim, acabam se frustrando com a durabilidade da roupa.

Sendo assim, as roupas delicadas devem receber certo cuidado ao serem lavadas e secas. A máquina de lavar pode ser uma vilã se não usada no modo correto. Ainda, é preferível lavar esse tipo de roupa à mão.

Roupas delicadas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Exame

Antes de tudo, algumas recomendações valem para qualquer lavagem de roupa. Então, se você quer preservar as suas, vale lembrar desses passos básicos.

Primeiro, sempre separe as roupas coloridas, pretas e brancas, pois elas não devem ser levadas juntas. Ainda, preferir lavar tecidos iguais ou semelhantes na mesma lavagem evita a formação de bolinhas.

Por último, também é aconselhável que os zíperes e botões sejam fechados antes de colocar uma roupa na máquina, para evitar que prenda e rasgue em outro tecido. Desse modo, seguindo essas dicas e lendo sempre a etiqueta de fábrica, suas roupas vão ficar conservadas por mais tempo.

Lavagem na máquina

A máquina de lavar é a aliada de qualquer pessoa na hora de lavar roupas. Contudo, roupas delicadas podem sair arruinadas se não forem tomados os devidos cuidados. Afinal, ninguém quer aquela linda blusa de renda toda desfiando.

Assim, para lavar a  roupa delicada na máquina, separe as peças por tipos de tecidos, de forma que sejam iguais ou parecidos. Em seguida, é preferível virar as peças do avesso.

Ainda que apenas roupas delicadas estejam sendo lavadas juntas, usar um saco de lavagem é sempre útil, pois ele vai evitar que peças ultra delicadas sejam danificadas no atrito com outras dentro da máquina. Não esqueça de fechar bem.

Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar

Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar

Area de Mulher
Saco de lavagem/Fonte: Review Box

Por fim, sempre coloque o modo de lavagem delicada na sua máquina, pois isso irá evitar que ela dilacere os tecidos na centrifugação. Ainda, prefira o sabão líquido ao sabão em pó, já que o líquido demora menos para diluir, e não exagere no amaciante.

Lã, couro e linho

A lã é um tecido que pode ser lavado na máquina, mas jamais em temperatura alta. Ainda, a centrifugação deve ser baixa também, para evitar que a roupa encolha. Já o linho pode ser lavado na máquina normalmente.

Contudo, o couro, sendo um material muito específico, deve ser lavado apenas em lavanderias e profissionais especializados, pois pode descascar.

Lavagem de roupas delicadas à mão

A lavagem de roupas delicadas à mão seria o modo mais correto de manter esse tipo de roupa a salvo dos estragos. Sendo assim, dependendo da quantidade de roupas que precisa lavar, use as mãozinhas e vá para o tanque.

De modo geral, para a maioria das roupas delicadas, basta um pouco de sabão líquido em um balde ou no tanque com água. Em seguida, mergulhe a peça por completo. Caso a roupa esteja muito suja e encardida, você pode deixar ela de molho nessa água com sabão de um dia para o outro.

Na hora de enxaguar, é só trocar a água do balde ou tanque. Por fim, evite torcer as roupas delicadas para não gerar atrito e estragá-las.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Alto Astral

Roupas com lantejoulas, strass e bordados

Essas peças são bem delicadas, pois tudo que está pendurado na costura pode se soltar mais fácil. Caso a aplicação seja com cola, essa pode estragar com água quente.

Assim, roupas bordadas e lantejoulas devem ser colocados no balde com água fria e deixados de molho.

Rendas e sedas

Rendas e sedas também devem ser lavadas à mão, utilizando sabão neutro ou de coco. Em suma, se as roupas com esses tecidos possuem bordados, melhor ainda que ao esfregá-las, seja com cuidado.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tudo Por E-mail

Bicarbonato de sódio

Caso queira que suas roupas fiquem ainda mais limpas, o bicarbonato de sódio é um aliado poderoso. Com ele em um balde misturado com água, coloque suas roupas de molho por um dia.

Por fim, após essa pré-lavagem, basta colocar meia xícara de bicarbonato sobre a água  ao por essas roupas na máquina, sempre lembrando do ciclo delicado.

Secagem de roupas delicadas

Após entender como lavar as roupas delicadas, a etapa de secagem não deixa de ser importante para preservá-las. Sendo assim, cada tecido delicado pode ser seco de uma maneira.

No entanto, é bom secar as roupas delicadas na sombra, em ambiente bem ventilado. Em suma, não use secadora de roupas, pois ela irá desfiar tudo e danificar as fibras frágeis da maioria dos tecidos.

Quando o assunto são as camisas sociais, ternos e roupas longas, pendure-os no varal em um cabide. Desse modo, os prendedores de roupas não vão deixar marcas nessas roupas delicadas.

Passando roupas delicadas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: O Livre

Cada tipo de tecido delicado tem uma temperatura ideal para ser passado com ferro, caso necessário. Veja abaixo:

Algodão: 200ºC Lã: 160ºC Seda e poliéster: 110ºC

Lembre-se que estampas de silk não devem ser passadas viradas para cima. Assim, vire a peça do avesso caso precisar passar alguma desse tipo.

Você também pode gostar de: Como lavar sutiã – Cuidados na lavagem de cada peça

Fontes: Consul, Cuidado da casa, Casa Prática Qualitá, Homepedia

Imagens: Review Box, O Livre, Exame, HomepediaTudo Por E-mail, Alto Astral

Essa matéria Roupas delicadas – Como lavar as peças sem estragar foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas