Pré-natal – O que é, para que serve, quais exames fazer

Com o objetivo de preparar a mulher para a maternidade o pré-natal traz informações educativas sobre parto e cuidados com o bebê.

Uma vez que a mulher descobre estar grávida ela passa a ter consultas frequentes com o médico para ser orientada sobre a gestação e logo fazer os procedimentos necessários, e isso se chama pré-natal.

Primeiramente que o pré-natal não deve ser feito apenas por mamães de primeira viagem, ou seja toda mulher grávida deve fazer o acompanhamento médico durante toda a gravidez.

Basicamente é um conjunto de exames que é realizado durante a gestação. Vale ressaltar que as consultas são focadas não somente na saúde da criança, mas também na da mãe.

Informações sobre pré-natal
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Haddad Astolfi Frequência de ir ao médico

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher visite o médico no mínimo seis vezes até o parto. Mas o acompanhamento é ainda maior, apesar de variar de médico para médico e vai de acordo com as necessidades de cada gestação, pois cada uma é única.

Veja algumas avaliações que são feitas nesse período Conversas para saber como anda seu estado geral, quais sintomas vem apresentando. Medição da pressão arterial. Verificação do peso. Aferição da altura do útero e da circunferência abdominal. Ausculta dos batimentos cardíacos do feto. Solicitação de exames médicos (laboratoriais, de imagem e outros, se necessário). Diferenças de pré-natal

Ele se divide em dois grupos.

O primeiro é o pré-natal de risco habitual, que é destinado à gestantes que não apresentam nenhum tipo de comorbidade (duas ou mais doenças simultâneas) ou doença que possa se agravar no período da gestação.

E o segundo é chamado de pré-natal de alto risco, destinado a mulheres que já possuem ou que vão desenvolver durante a gravidez algum fator patológico que pode afetar diretamente a gestação, por exemplo, mulheres que já são hipertensas. Nessa fase elas precisam de um acompanhamento de alto risco, de um olhar especializado do médico obstetra ou outros especialistas dependendo do problema.

Participação da família

É de suma importância que a família da gestante faça parte desse período. Busque sempre levar alguém as consultas, pois o envolvimento de pessoas queridas auxilia muito e fortalece vínculos.

Cabelos Lisos – Tipos, cuidados e dicas para mantê-lo lindo × Quais exames são feitos?
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
CordVida Hemograma completo

Antecipadamente indica todos os compostos presentes no sangue, assim podendo identificar anemia. Segundo especialistas as grávidas estão mais propensas a doença, pois há um aumento de 50% do sangue, portanto o ferro se dilui. O exame é feito logo no início e pode ser repetido no segundo ou terceiro trimestre, afinal isso vai de acordo com o seu médico.

Glicemia

Com o intuito de identificar a quantidade de glicose no sangue e avaliar se a paciente tem diabete o exame é feito  logo no início da gestação.

Sistema ABO e fator RH

O procedimento mostra o tipo sanguíneo da mãe, assim ajudando em possíveis transfusões. O exame é pedido imediatamente.

Sorologia para HIV e VDRL

Identifica se a mãe é portadora de HIV e se está contaminada com a bactéria que causa sífilis. É feito logo no começo do pré-natal.

Reação para toxoplasmose e para rubéola

Mostra se a gestante já teve contato com os causadores das duas doenças. Também é feito logo no começo e é repetido no terceiro trimestre.

Sorologias para hepatite B e C e para citomegalovírus
Pré-natal, o que é? para que serve? quais exames devo fazer?

Pré-natal, o que é? para que serve? quais exames devo fazer?

Area de Mulher
Momento Mulher

É feito para saber se a mãe possui essas doenças, que podem prejudicar no desenvolvimento do feto. É feito no primeiro e terceiro trimestre.

Urina e fezes

É feito com a finalidade de identificar possíveis infecções e/ou verminose. Também é feito no início podendo ser repetido ao longo do pré-natal.

Ultrassonografia

Por fim, a ultrassom com toda a certeza é um dos exames mais feitos pelo seu médico, pois ele avalia por completo o feto e essa avaliação deve ser feita com frequência, já que o feto está sempre em desenvolvimento. Aqui é avaliado o tamanho do feto, bem como seus membros, coração, sistema nervoso, pulmão, rins. Posteriormente lá no final da gestação o exame é feito para conferir a posição do bebê.

Contudo podemos concluir que o pré-natal é de suma importância na prevenção de doenças e cuidados com a mamãe e o bebê. Portanto se você está grávida nunca deixe de fazer esse acompanhamento médico, pois ele possibilita um desenvolvimento melhor da gravidez e te ajuda assim a prevenir grandes riscos.

Leia também: Barriga de grávida, quando ela começa a aparecer?

Fontes: Minha vida Ministério da Saúde  

Imagem de destaque: Ultra Popular

Essa matéria Pré-natal – O que é, para que serve, quais exames fazer foi criada pelo site Área de Mulher.