ÁREA DE MULHER Peru de Natal – Dicas para preparar a tradição natalina + receita

Peru de Natal – Dicas para preparar a tradição natalina + receita

O peru de Natal é o prato principal da ceia de muitas famílias, no entanto, não se trata de um prato simples, mas essas dicas vão ajudar. Essa matéria Peru de Natal – Dicas para preparar a tradição natalina + receita foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Fim de ano é período mais aguardado pelos amantes do Natal. É época de reunir a família e os amigos, presentear as pessoas amadas e claro, se esbaldar na ceia de Natal. E não se preocupe, está permitido sair um pouco da dieta, porque afinal, é tanta comida gostosa que fica difícil resistir. E não é tradição natalina sem o famoso peru de Natal.

Para muitas pessoas, não pode faltar peru na ceia de Natal, no entanto, muita gente ainda tem certa dificuldade na hora de preparar o prato. Até porque, não se trata de uma carne tão simples de se preparar, já que ela é um pouco mais seca e tem pouca gordura.

Sendo assim, para te ajudar a preparar o peru de Natal perfeito, reunimos algumas dicas essenciais e uma receita para você arrasar na sua ceia. Confira a seguir:

Dicas para preparar o peru de Natal

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cozinha Afetiva

Como dito anteriormente, preparar o peru de Natal não é uma tarefa simples. O segredo para um bom peru é que a carne esteja macia, suculenta e saborosa. E essas dicas vão te ajudar a fazer o peru de Natal perfeito para surpreender toda a sua família.

Maciez

A carne do peru é um pouco mais seca do que o frango, por exemplo. Então, para fazer com que ela fique macia é muito importante caprichar na marinada. Para marinar o seu peru você pode usar vinho tinto ou branco ou até cerveja e os temperos que mais gostar, como alho, cebola, cominho entre outros. Desse modo, para garantir que a carne absorva bem os temperos e fique macia e suculenta o ideal é deixar a ave marinando de um dia para o outro na geladeira. Além disso, é essencial cobrir bem a carne com papel alumínio.

Molho

A marinada é muito importante para garantir a maciez da carne, mas além disso ela pode servir como um ótimo molho. Então a dica é depois que terminar de marinar o peru, leve o caldo que sobrou para uma panela no fogo e mexa até engrossar. Se quiser pode adicionar um pouco de farinha de trigo e mais vinho para encorpar. Acerte o sal e está pronto um molho para jogar por cima do peru assado.

Carne crocante

Carne macia por dentro e crocante por fora, esse é o segredo de um bom peru de natal. Então, para conquistar esse resultado, a dica de outro é passar um pouco de manteiga embaixo da pele do peru. Em seguida cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 2 horas. O ideal é regar a carne como molho de tempos em tempos enquanto assa.

Recheio

O recheio do peru também é um diferencial da sua receita. Na hora de preparar a ave retire todos os miúdos do seu interior. Você pode usá-los para fazer uma farofa para preencher o peru. Ou se não for o caso, você pode fazer uma farofa com outros ingredientes se sua preferência, o importante é que seja bem molhadinha.

Receita de peru de Natal

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Coolícias

Agora que você já aprendeu as dicas e truques para preparar um peru de Natal é hora de conferir o passo a passo do preparo do prato. Essa receita é uma delícia e rende 10 porções. É perfeita para quem prefere apostar no básico e não correr riscos.

Ingredientes 1 peru grande de 6 kg 6 dentes de alho picados 1,5 litro de vinho branco seco (ou cerveja) 1 xícara de azeite de oliva 2 cebolas grandes 2 talos de salsão Amarra de ervas (2 folhas de louro, 1/2 maço de salsinha e cebolinha, manjericão e tomilho) 1 cenoura Sal e pimenta do reino a gosto Modo de preparo Primeiramente coloque o peru em uma assadeira grande no dia antes da ceia. Em seguida, faça um espécie de creme batendo no liquidificar uma cebola, o alho, o azeite e o sal e pimenta. Feito isso besunte todo o peru, por dentro e por fora. Depois coloque a amarra de ervas dentro do peru e regue bem com o vinho ou cerveja. Então cubra com o papel alumínio e deixe marinar na geladeira por pelo menos 12 horas. Após esse período, remova o peru da geladeira umas duas horas antes de assar e aqueça o forno a 180º C. Nesse meio tempo, corte a outra cebola, o salsão e a cenoura em cubos. Em seguida, distribua pela assadeira e cubra novamente com o papel alumínio. Leve ao forno para assar por 3 ou 4 horas, regando-o com o próprio caldo da assadeira a cada meia hora até que a carne esteja bem assada e macia. Nesse ponto, retire o papel alumínio e volte o peru para o forno para mais uns 20 minutos para dourar. Por fim, retire a assadeira do forno e passe o peru de Natal para uma travessa grande e decore como preferir.

Enfim, oque você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Ceia de Natal – Menu completo, drinks e dicas de decoração da mesa.

Fontes: Tudo Gostoso Paladar Receitas Tudo Gostoso

Imagens: Investificar Cozinha Afetiva Coolícias

Essa matéria Peru de Natal – Dicas para preparar a tradição natalina + receita foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas