ÁREA DE MULHER Pele seca, o que é? Características, sintomas, tratamento e cuidados

Pele seca, o que é? Características, sintomas, tratamento e cuidados

A pele seca é um tipo de pele que, geralmente, é confundida com a pele ressacada, contudo, são coisas totalmente diferentes.

Area de Mulher

Como sabemos, existem quatro tipos básicos de pele: normal, seca, mista e oleosa. Normalmente é comum confundir pele seca com pele desidratada. Enquanto a primeira é tipo de pele, a segunda é uma condição. Portanto, existem tratamentos e cuidados específicos para os dois casos.

A pele seca é resultado de uma quantidade menor de glândulas produtoras de óleo. Ou seja, a produção de sebo será menor do que em pessoas com pele oleosa ou mista. Já a pele desidratada é causada pela falta de água e outros fatores externos. Desse modo, qualquer pessoa pode ter a pele ressecada – mesmo as de pele oleosa.

Embora sejam duas coisas diferentes, os sintomas são muito semelhantes, como aspecto esbranquiçado, coceira, descamação, entre outros. Em todos os casos, isso pode ser um verdadeiro incomodo e afetar a saúde e a autoestima. Felizmente, existem tratamentos específicos para lidar com o ressecamento da pele, natural ou ocasional.

Sendo assim, hoje iremos entender mais sobre o que é, e qual a melhor forma de lidar com a pele seca. Vamos lá!

O que é pele seca

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
The Skin Balance

A xerose, conhecida popularmente como pele seca, como dito anteriormente, é um tipo de pele. Desse modo, ela é caracterizada por um desiquilíbrio na quantidade de glândulas sebáceas, que afeta diretamente a lubrificação da região.

Isso pode ser consequência de vários fatores, sejam eles internos (genética, alteração hormonal e etc) ou externos (clima, exposição ao sol, banhos muito quentes e outros), podendo afetar diversas partes do rosto e do corpo. Consequentemente, é preciso encontrar formas de equilibrar e compensar a falta de lubrificação na pele.

Além dos fatores mais comuns, algumas doenças específicas podem aumentar as chances de ter a pele mais seca. Assim, problemas como asma, bronquite, rinite e dermatite atópica, crises de psoríase e até diabetes podem agravar esse problema.

Características e sintomas da pele seca

A pele seca é caracterizada por uma aparência esbranquiçada, sem luminosidade, textura escamosa, descamação, e manchas vermelhas. Em casos agravados, pode resultar em rachaduras e até feridas.

Além disso, os sintomas incluem muita coceira nas regiões afetadas, repuxamento, ardor e sensibilidade.

Lavar o rosto – Importância do hábito, jeito certo e erros comuns

×

Como saber o tipo de pele?

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Carol Navarrete

Por causa das características semelhantes, é muito comum confundir pele seca com pele desidratada. Desse modo, antes de mais nada, é preciso identificar se você tem mesmo a pele seca, ou se está apensas ressacada.

Para fazer isso, existe um teste básico, que você mesmo pode fazer na sua casa. Pegue um papel toalha comum, e coloque no centro da sua testa e deixe por um instante. Quando retirar, observe se ele saiu manchado de óleo. Repita o processo também nas bochechas.

Desse modo, se o papel tiver sinal de oleosidade nos dois, seu tipo de pele é oleoso. Se notar oleosidade apenas no papel da testa, é mista. E se não tiver sinal de óleo em nenhum, sua pele é seca.

Pele ressecada

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Segs

Tendo visto que a pele seca é um tipo específico de pele, a pele ressecada se trata apenas de uma condição temporária. Isso acontece quando a região fica muito seca, apresentando sintomas parecidos com a pele seca, como embranquecimento, rachaduras, e até feridas.

Essa condição aparece principalmente em regiões naturalmente secas, como joelhos, cotovelos, calcanhares e pernas.

As suas causas da pele ressecada variam muito entre fatores externos como por exemplo:

Clima frio e muito vento Excesso de exposição solar Banhos muito quentes Pouca ingestão de água Atrito com roupas, calçados e até o chão Contato frequente com água de mar ou piscina Medicamentos específicos para tratamento de acne (roacutan, por exemplo) Uso de produtos inadequados ao tipo de pele Contato direto com produtos químicos de limpeza

Tratamento para a pele seca

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Mulher

Por se tratar de uma problema causado pela falta de lubrificação da pele, o principal tratamento da pele seca é a hidratação. A principal forma de equilibrar e compensar a falta de oleosidade da pele é usando produtos hidrantes.

Desse modo, o uso constante de produtos hidratantes irá equilibrar os fatores de hidratação da pele, atraindo umidade e mantendo a epiderme umedecida. Portanto, além de aumentar a concentração de água na pele, irá proteger e incentivar a renovação das células. Tudo isso para garantir uma aparência mais saudável à pele.

Contudo, deve-se estar atento que o uso de hidratantes varia do rosto para a pele. Assim, para hidratar a pele do rosto, procure por hidratantes diários específicos para essa parte do corpo. Escolha cremes com ação prebiótica, que são ricos em vitaminas.

O mesmo para o corpo, opte por hidratantes específicos para o corpo, e dê preferência para produtos que contém uréia, manteiga de karité, macadâmia entre outros ativos.

Outros cuidados

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Mulher

Então, ficou claro que o melhor tratamento e mais eficaz para cuidar dos sintomas da pele seca é a hidratação. Contudo, existem alguns outros hábitos e cuidados que podem ajudar a lidar com essa questão.

Para começar, evitar usar água muito quente durante o banho. Fora isso, evitar esfregar a pele com a tolha causando muito atrito também é importante. Esfoliar a pele pode ajudar, mas o excesso pode agravar ainda mais o problema. Também evite passar o sabonete diretamente na pele.

A hidratação a pele também está relacionada com a alimentação. Portanto, para manter a pele bem hidratada, procure ter uma alimentação saudável. Opte por frutas e vegetais ricos em água, que ajudam a manter a umidade do corpo.

E por último, mas não menos importante, beber muita água. Essa dica é importante não só para a pele, como também o corpo em geral.

Rotina de cuidados com a pele

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
M de Mulher

Agora, veremos um passo a passo de como deve ser uma rotina de cuidados com a pele ressacada.

Pele do rosto

1 – Limpe o rosto antes de mais nada, opte por água micelar para isso;

2 – Em seguida lave o rosto, com um sabonete de limpeza ideal ao tipo de pele;

3 – Enxugue a pele com uma toalha, lembrando sempre de fazer movimentos suaves e nunca esfregar;

4 – Passe um hidratante facial (procure opções com ativos hidrantes especiais);

5 – E termine aplicando um protetor solar, esse que é indispensável para se ter uma pele protegida e saudável.

Pele do corpo

1 – Durante o banho, lave o corpo com sabonete com ativos hidratantes;

2 – Depois, enxugue a pele com movimentos suaves;

3 – E por último, aplique o hidratante corporal. Nessa etapa, não abuse do produto nas regiões mais ressecadas, como joelhos e cotovelos.

Desmistificando a pele seca

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Pele seca – O que é, como identificar, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Opas

É muito comum ouvir coisas a respeito da pele seca que não passam de senso comum.

Pele seca envelhece mais rápido

Essa é muito comum, mas não passa de mito. A verdade é que o ritmo do envelhecimento não mudar conforme o tipo de pele. O que acontece é que a oleosidade pode ocultar um pouco as linhas de expressão e rugas, o que não acontece com a pele seca. Mas isso é apenas uma sensação de que o rosto envelheceu menos.

Pele fica mais seca no inverno

Sim, é comum durante as épocas mais frias que a pele fique mais seca. Isso acontece devido a menor umidade do ar, banhos mais quentes, e o próprio frio.

Pele seca é mais sensível

Sim, justamente porque a pele seca fica com a sua barreira de proteção fragilizada. Portanto, mais sensível aos sintomas, principalmente ardor e vermelhidão.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conhecer 5 alimentos que são fontes de colágeno e deixam a pele perfeita.

Fontes: ADCOS Derma Club Beleza na Web 

Imagem Destacada: Pague Menos 

Imagens: The Skin Balance  Carol Navarrete  SegsMulher  Mulher  Opas  M de Mulher

Essa matéria Pele seca, o que é? Características, sintomas, tratamento e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas