ÁREA DE MULHER Pele manchada, o que é? Causas, prevenção e tratamentos

Pele manchada, o que é? Causas, prevenção e tratamentos

Muito incômodas, as manchas na pele têm diferentes causas. Por sorte, existem uma série de cuidados para prevenir e tratar a pele. Essa matéria Pele manchada, o que é? Causas, prevenção e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Muito incômodas, as manchas na pele têm diferentes causas. A sorte é que também há uma infinidade de tratamentos. Desse modo, é possível contornar a hiperpigmentação da derme.

A pele manchada tem impacto direto na autoestima de muitas mulheres, podendo ainda ser um indicador de problemas de saúde. É importante conhecer as diferenças entre as manchas da pele e, procurar tratamento adequado para cada caso.

O que são as manchas na pele

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Clinderm

A pele manchada nada mais é do que um processo de hiperpigmentação da derme (a camada mais superficial de pele), ou seja, um acúmulo de pigmento em determinada parte do corpo e sem formato específico. Assim, são formadas as manchas, as quais podem ser escuras, claras ou até mesmo apresentar colorações diferentes.

As manchas amarronzadas e escuras são extremamente comuns e, geralmente, surgem por: exposição ao Sol de forma prolongada e sem a devida proteção; alteração hormonal, sobretudo na gravidez e no ciclo menstrual; inflamações cutâneas, como acnes e cravos.

Nesse sentido, normalmente são usados tratamentos que incluem a aplicação de alguns tipos de ácidos, que se mostram importantes aliados no tratamento.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de mulher

Por fim, é importante destacar que as manchas na pele podem surgir em todo o corpo, acometer diferentes idades e afetar tanto homens quanto mulheres.

Pele manchada – principais causas

Em linhas gerais, entre os principais fatores que aumentam as chances de manchas na pele estão a idade, pré-disposição genética, exposição ao Sol, reação a cosméticos e variação hormonal. Assim sendo, veja a seguir os principais tipos de manchas na pele e as suas causas.

Manchas senis

Como o próprio nome indica, são manchas de pele que aparecem com a idade. O principal motivo são os raios solares.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Buonavita

Melasma

Em boa parte dos casos, acomete mulheres após a gestação ou aquelas que utilizam anticoncepcional. Nos dois casos, normalmente também é observado uma exposição ao Sol de forma prolongada e sem a devida proteção.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cláudia

Manchas de acne

As famosas “espinhas” podem deixar marcas na pele avermelhadas e amarronzadas. Se não for devidamente tratada, com o tempo, a pele manchada poderá ter o caso agravado.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Static

Pele com manchas – como prevenir e tratar

Além do fator estético, zelar pela saúde da pele é essencial, tanto para prevenir manchas quanto as doenças que podem acometer essa que é o maior órgão do corpo humano. Dessa forma, manter hábitos saudáveis e buscar a orientação de um dermatologista é essencial para garantir a qualidade da pele.

De forma geral, o protetor solar é um item chave para quem não quer ter uma pele manchada. Isso porque ele preserva a pele. De forma complementar, a Vitamina C deve fazer parte de uma rotina de cuidados específica para cada tipo de pele: oleosa, normal, mista ,seca.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Todo Black Power

Dessa forma, com esses cuidados, a tendência a uma pele manchada diminui consideravelmente. Entretanto, se a pele já apresenta essas variações de cor, alguns tratamentos podem ajudar:

Peeling

Normalmente, o peeling é realizado em algumas sessões. Isso porque esse tipo de procedimento estimula para a regeneração da pele após a retirada da camada externa com a mancha.

Desse modo, é indispensável que o procedimento seja feito por um profissional.Assim, os cuidados pré e pós tratamento, bem como o peeling em si serão executados como se deve.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
DCI

Dermocosméticos

De forma complementar no combate às manchas existem os dermocosméticos. Uma vez que, eles são de uso  prolongado, são importantes aliados no tratamento da pele com manchas. Assim, entre os mais indicados, estão os que possuem na composição ativos como: a Vitamina C, Ácido Kójico, Adapaleno e Ácido Retinóico.

Contudo, durante o tratamento, é importante evitar a exposição ao Sol e, quando fazê-la, usar sempre proteção solar adequada.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Review Box

Laser

Por conta da ampla variedade de lasers e rádiofrequências, os quais são usados no tratamento das manchas na pele, tais procedimentos ganham cada vez mais adeptos. Somado à essa diversidade de opções, segundo especialistas, os resultados são percebidos de forma mais rápida quando esse tipo de recurso é utilizado.

Entretanto, é indispensável realizar o tratamento com um profissional, já que, se realizado de forma inadequada, o laser pode piorar as manhas na pele.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Just Cosméticos

Tratamentos caseiros

Por sua vez, em casa é possível contornar as manchas investindo em receitas naturais a base de argila branca, abacate, mel, pepino, clara de ovo e açúcar.

Nesses casos, é indispensável o uso de protetor solar e, em contrapartida, evitar abrasivos como o limão e creme dental.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
M de Mulher

Vale a pena saber sobre manchas na pele!

Para finalizar, seguem algumas informações importantes sobre o cuidado com a pele:

De acordo com especialistas, a pele negra e a morena mancham com mais facilidade. Isso devido a uma maior produção de melanina. É fato: a depilação a laser aumenta a chance de se ter uma pele manchada. Isso porque, o equipamento pode gerar uma pequena inflamação e, essa, por sua vez, deixa a pele mais propensa a desenvolver as manchas. Segundo pesquisas, o melasma acomete apenas 10% dos homens. Em contrapartida, é mais comum em mulheres com idades entre 25 e 40 anos.

Por fim, chegamos ao fim deste conteúdo. Para saber mais sobre cuidados com a pele, leia também: Problemas de pele – 7 doenças que causam mancha na pele

Fontes: DermaClub, ADCOS, Vogue, Tua saúde, Abril.

Imagens: Clinderm, Dicas de Mulher, Buonavita, Cláudia,Static, Todo Black Power, DCI, Review Box, Just Cosméticos, M de Mulher.

Essa matéria Pele manchada, o que é? Causas, prevenção e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas