Parabenos – O que são, onde encontrar, riscos e outros elementos tóxicos

Os parabenos são compostos químicos presentes em diversos produtos de beleza, higiene e medicamentos, capazes de afetar a saúde.

Os parabenos são compostos químicos presentes em diversos produtos de beleza, higiene e até medicamentos. Entretanto, eles não são recomendados para consumo, pois podem fazer mal à saúde.

Parabenos servem para conservar a fórmula dos produtos, impedindo a proliferação de bactérias e fungos. Contudo, alguns estudos apresentaram que o uso desses compostos desencadeiam reações alérgicas, irritações e sensibilidade cutâneas.

De acordo com pesquisas da área da saúde, o consumo recorrente dos parabenos pode ocasionar o acúmulo da substância no organismo e então gerar uma propensão maior a cânceres e infertilidade.

Como e onde encontrar

Mesmo ainda sendo um composto controverso, ele não é proibido no Brasil. Em contrapartida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou uma concentração máxima de 0,4% de cada parabeno e 0,8% de parabenos totais em um produto.

No rótulo dos produtos é possível ver as substâncias com as palavras “parabeno” ou “paraben”, e também como sufixos “propilparabeno”, “metilparabeno” e “etilparabeno”.

Os parabenos podem ser encontrados em desodorantes, loções, hidratantes, óleos e loções infantis,  maquiagens, produtos para o cabelo, esmaltes, perfumes, tinta para tatuagens e cremes de barbear. Além disso, também estão presentes em alguns alimentos e medicamentos.

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Area de Mulher
Cabelo

Maquiagem para pele oleosa – Como usar e melhores produtos

×

Riscos

Os estudos sobre os parabenos no organismo ainda são controversos, contudo alguns discutem os riscos dos parabenos nas alterações celulares.

Mesmo em baixa quantidade, o composto químico pode causar alterações celulares e alcançar a transmissão celular de sinais gerando futuramente células cancerígenas.

Além disso, os parabenos podem se acumular no organismo e ocasionar câncer de próstata, mama, pele, testículos e diminuir a fertilidade, devido a baixa quantidade de esperma.

O uso de parabenos também pode causar irritações e alergias cutâneas.

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Area de Mulher
Vivah Cosméticos

Os parabenos nos cabelos

As moléculas dos parabenos são solúveis em água, portanto não geram acúmulo nos fios do cabelo. Além disso, eles também tem peso molecular significativo, que impede a evaporação da umidade e portanto evitam o ressecamento e frizz dos cabelos. Ou seja, para as madeixas os parabenos são inofensivos.

Entretanto, muitas pessoas estão cientes dos demais riscos que os parabenos causam no organismo e optam por escolher produtos livres desse composto.

Alternativas aos parabenos

A grande vantagem do uso dos parabenos é seu custo-benefício. São conservantes baratos que prolongam a vida útil do produto. Entretanto, a indústria cosmética principalmente, já vem se atentando à isso e produzindo livre de parabenos. Você já pode encontrar vários produtos assim no mercado.

Uma alternativa para evitar a contaminação dos produtos e consequentemente, diminuir sua vida útil é utilizar produtos com as válvulas pump. Existem também as pump protegidas, que filtram o ar e aquelas airless que impedem o ar de retornar ao produto.

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Area de Mulher
Amanpack

Outra eficaz alternativa é o uso de bicarbonato de sódio para limpeza. Nesse sentido, ele é neutralizador de pH por isso pode ser usado na limpeza de fornos, sapatos, cama de animais de estimação, buchas de cozinha e até desodorantes (mistura de bicarbonato e álcool).

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Parabenos - o que são, porque fazem mal e onde encontrar

Area de Mulher
iStockPhoto

Produtos para bebês

Os bebês tem a pele mais sensível e os produtos utilizados em sua pele e organismo devem ter o cuidado redobrado. De acordo com uma pesquisa dos Estados Unidos, utilizar produtos que contenham parabenos em sua composição, como óleos, loções e lenços de limpeza, podem causar irritações e dermatites na pele do bebê. Além disso, expor as crianças à produtos anti-bacterianos demais pode fazer com que elas desenvolvam mais  alergias e intolerâncias.

Isso é explicado porque desde a primeira infância as crianças precisam ser expostas de forma segura aos patógenos comuns para que desenvolvam imunidade.

Parabenos - O que são, onde encontrar, riscos e outros elementos tóxicos

Parabenos - O que são, onde encontrar, riscos e outros elementos tóxicos

Area de Mulher
Danone Baby

Outros elementos tóxicos

Não só os parabenos são encontrados nos produtos que fazem mal à saúde. Veja quais outros devemos ficar alerta:

1- Ciclamato de sódio

É utilizado como adoçante, contudo de acordo com um estudo em roedores, a substância pode aumentar as chances de câncer de bexiga.

2- Ftalatos

Serve para deixar o plástico mais maleável e também tem potencial cancerígeno.

3- Formol

Alguns conservantes utilizados em cosméticos liberam formol na pele, e faz muito mal. De acordo com um estudo, o formol também desencadeou câncer ao ser induzido a raios ultravioleta.

Para não consumir essas substâncias verifique se no rótulo das embalagens contém: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

4- Propilenoglicol

É muito utilizados em cosméticos e de acordo com estudos, pode ocasionar irritações e alergias.

5- Óleo mineral e derivados do petróleo

São substâncias facilmente encontradas em cosméticos, devido sua propriedade emoliente, ou seja hidratante. Contudo, um estudo recente mostrou a presença de um composto cancerígeno (1,4-dioxano) nessas substâncias. De acordo com o estudo, esse componente aumentou a mortalidade por diversos tipos de câncer, como por exemplo de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia..

6- Benzofenonas

É utilizado em filtros solares e pode causar dermatites de contato.

Enfim, se você gostou dessa matéria também irá gostar de Leite de Magnésia, o que é? Benefícios e como usar corretamente.

Fonte: Namu, Dermaclub, Ecycle, Namu, Cachosefatos.

Imagens: Amanpack, Vivahcosméticos, IstockphotoCabelo, Dicasdemulher, RG, Danonebaby.

Essa matéria Parabenos – O que são, onde encontrar, riscos e outros elementos tóxicos foi criada pelo site Área de Mulher.