ÁREA DE MULHER Para que serve a melatonina? O que é, efeitos e benefícios para o corpo

Para que serve a melatonina? O que é, efeitos e benefícios para o corpo

Nosso corpo produz muitos hormônios, com várias funções, mas para que serve a melatonina? Saiba seus efeitos e benefícios para nosso corpo. Essa matéria Para que serve a melatonina? O que é, efeitos e benefícios para o corpo foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Nosso hormônios em sua maioria são produzidos por glândulas espalhadas ao longo do corpo humano. A melatonina é um desses hormônios, cuja origem é uma é uma pequena glândula localizada no cérebro, chamada glândula pineal.

Em outras palavras, a sua função (para que serve a melatonina) é regular o processo de sono dos humanos, sendo responsável por nos induzir a dormir quando falta luz e a acordar quando ela aparece.

Esse ciclo é algo biológico, porém, é o que baseia toda a produção desse hormônio. Vamos entender melhor para que serve a melatonina!

Ela também é responsável pelo controle do metabolismo durante o dia, que envolve desde a temperatura a liberação hormonal. A esse processo dar-se o nome de ritmo circadiano. Ele, por sua vez, determina as doses de hormônio que são liberadas durante as horas do dia e nos prepara para adormecer.

Para que serve a melatonina no nosso corpo

Como dito anteriormente, esse hormônio é responsável pela regularização do sono, mas também de outros metabolismos ( isso também faz parte da resposta a questão,  para que serve a melatonina). Por isso, a maioria dos órgãos humanos possuem receptores para ele. Ele também atua como uma espécie de antioxidante, garantindo o bom funcionamento das células e sistemas. Ao longo do dia, doses de melatonina são liberadas, aumentando a quantidade de acordo com o entardecer.

O auge desse hormônio no corpo dar-se por volta das 23h00 as 03h00 da madrugada. É devido a esse índice alto que conseguimos entrar num estado chamado sono profundo. Após esse período, nosso corpo rapidamente reduz os níveis desse hormônio, nos preparando para começar a despertar. Durante todo o dia, os níveis de melatonina são mínimos, até a tarde, quando o ciclo se reinicia.

Para que serve a melatonina- o que é, efeitos e benefícios para o corpo

Para que serve a melatonina- o que é, efeitos e benefícios para o corpo

Area de Mulher
Foto: Science SBC

A medida que envelhecemos, todavia, há uma diminuição significativa na quantidade de melatonina produzida pela glândula pineal. E é exatamente por isso que a maioria dos problemas que envolvem desregulação do sono ou insônia, são mais perceptíveis em adultos e idosos. Porém, vale a pena ressaltar que nem todo problema de insônia, de fato, remete-se a um baixa produção de melatonina, afinal, há outras ocorrências que podem levar a esse problema.

Bom, agora que compreendemos para que serve a melatonina, que tal saber sobre seus benefícios ?

Os benefícios da melatonina

Primeiramente, o maior benefício é poder dormir e descansar o corpo de forma correta. Todavia, esse hormônio produzido pela glândula pineal pode auxiliar na redução das enxaquecas, prevenção do câncer, amenização de cólicas infanto-juvenis e tratamento de ovários policísticos. Essas são possibilidades quando atua-se a complementação da melatonina de forma sintética, no Brasil, atualmente, a venda não é autorizada. Simplesmente pelo fato de que nenhuma empresa do país solicitou a potenciação da medicação.

Já tratando-se dos benefícios naturais da produção de melatonina pelo corpo, podemos destacar alguns. Como: reduz o estresse, diminui a acidez no estômago, reduz as olheiras, a queda de cabelo e outras doenças. Por fim, é essencial para a vitalidade do corpo humano, mantermos uma rotina de sono regular, portanto, antes de dormir, evite estímulos externos, sejam visuais, sonoros ou olfativos.

Melatonina sintética, para que serve ?

A primeira pergunta que você deve querer saber é “Para que serve a melatonina sintética?”. Bem, assim como a natural, a busca por esse medicamento em sua maioria é para regular o sono. Especialmente para adultos, como dito anteriormente, a melatonina pode vir em várias dosagens em forma de comprimido, porém, para saber qual o mais indicado para você, caso precise, é necessário consultar um médico.

Para que serve a melatonina- o que é, efeitos e benefícios para o corpo

Para que serve a melatonina- o que é, efeitos e benefícios para o corpo

Area de Mulher
Foto: Vam-po

O tratamento mais comum é feito através da ingestão de um comprimido no mínimo duas horas antes de dormir. Existem outras medicações análogas a melatonina, são elas: Ramelteon, Melatonin e Tasemelteon. Esses alternativos só são prescritos por médicos especialistas, devido a sua grande capacidade de alterar não somente o ritmo circadiano, como outras funções do corpo.

A banalização e automedicação podem trazer consequências graves ao corpo no caso desse hormônio. O relato, nos casos de hiperdosagem variam desde de episódios de cefaleia a alterações em níveis de outros hormônios. A incidência de tonturas, náuseas e hiper sonolência também foram registradas. Por isso, a visita e indicação de um médico é essencial para iniciar um tratamento como esse.

Como aumentar o níveis de melatonina naturalmente

Agora que você sabe para que serve a melatonina e todos os seu benefícios, é bem provável que você queira estar em dias com esse hormônio. Caso essa seja sua vontade,  existe algumas dicas para chegar a tal, como: o consumo de alguns alimentos e ambientação. No caso dos alimentos, o consumo de banana, nozes, arroz integral, cerejas e cebola.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Reference

Por último, o quesito ambientação, significa adormecer em um ambiente com pouca incidência de luz e sem barulhos, de preferência. Assim como em outros casos, a prática de atividade física também ajuda na produção do hormônio. Mas essa, por sua vez, deve ser realizado pelo menos 4 horas antes de dormir, pois a adrenalina liberada na prática, pode prejudicar a liberação da melatonina.

Quer saber mais sobre o corpo humano e outras curiosidades ? Leia também, como dormir bem e o que é estrogênio?

Fontes: MD Saúde, Minha Vida e Tua Saúde.

Imagens: Reference, Vam-po, Science SBC e Consumer Lab.

Essa matéria Para que serve a melatonina? O que é, efeitos e benefícios para o corpo foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas