ÁREA DE MULHER Pais de primeira viagem – Tudo que precisam saber

Pais de primeira viagem – Tudo que precisam saber

Aproveite as dicas para pais de primeira viagem sobre o que fazer e o que evitar nesse momento tão importante na vida do bebê e do casal. Essa matéria Pais de primeira viagem – Tudo que precisam saber foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Apesar de demorar 9 meses, os pais de primeira viagem jamais conseguem imaginar de verdade o que lhes aguardam depois do parto. Ainda que se dediquem e se empenhem em estudar e frequentar grupos de auxilio e estudo nesse período, o impacto de ter um recém nascido em casa é grande

Por isso, listamos aqui algumas coisas que os papais e mamães de primeira viagem precisam saber para começarem a desromantizar esse momento tão importante em suas vidas. Dessa forma, podem entrar mais conscientes nessa jornada tão avassaladora que é ter um filho.

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Photo by Ana Tablas on Unsplash

O que precisam saber

1- Os bebes podem parecer frágeis, mas são mais fortes do que aparentam

2- Vocês não estão prontos! E tudo bem. Ninguém está e por isso a jornada de cada um é tão única e incomparável. Conheça seu filho e dê tempo ao tempo.

3- Apesar de esperar por meses pelo momento de conhecer seu filho fora da barriga, esse momento é sempre indescritível e inimaginável. Aproveite!

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
fonte:Photo by Aditya Romansa on Unsplash

4- O corpo humano feminino é biologicamente feito para isso. Não se prenda a tabus e paranoias sobre esse momento tão pontual e único na vida dos envolvidos. Resignificar o corpo é essencial para compreender a beleza única dessa ocasião.

5- Chorar faz parte. Deixe a emoção fluir, porque certamente não é todo dia que uma pessoa que você criou vem ao mundo. Papais, deixar as lágrimas rolarem faz bem!

6- Os familiares ficam sempre muito empolgados com a chegada de um novo integrante na família. Estabelecer limites é fundamental para que ninguém se torne inconveniente nesse momento de empolgação inevitável.

Outras coisas que você precisa saber

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

7- Nem sempre a enfermeira irá lhe dizer o que fazer. Seu filho, assim que sair da barriga, já terá demandas a serem atendidas, seja uma frauda, seja um chororo desenfreado. Por isso, esteja atento, e se necessário, recorra a enfermeira com a humildade digna de alguém que nunca teve um filho antes.

8- Apesar do bebe ser uma demanda que se faz bastante notável, seja pelo choro, seja pelas inúmeras trocas de frauda, a mãe também precisa de atenção especial! Afinal, ela gestou por meses uma pessoa! E pariu essa pessoa! E estará exausta. Por isso, não esqueçam desse cuidado tão essencial num momento tão necessário.

9- Esse momento é de grandes emoções e tensões. O primeiro mês de vida de um bebe, em especial, as primeiras semanas; são de intensas adaptações. O sono será fortemente abalado, por isso esteja ciente dos nervos a flor da pele.

10- A paciência será item de luxo. Invista em chás de camomila, erva doce e demais calmantes. Além disso, manter a mãe hidratada é fundamental para a produção de leite materno nesse período de intensas oscilações emocionais. Isso pode, inclusive, influenciar na produção de leite.

11- A gestação pode ate parecer muito longa, mas acredite… Ela é curta depois que você passa a primeira semana em claro.

+ coisas que precisam saber

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Manuel Schinner on Unsplash

12- Quando lhe disserem para ‘empurrar’, leve a sério! Você vai precisar empurrar mesmo.

13- Se não se sentir a vontade com o seu obstetra durante seu parto, não se sinta envergonhada de pedir auxilio das enfermeiras. Esse momento demanda muita concentração da mãe, para que ela ainda tenha que dividir sua atenção com preocupações desnecessárias. Poupe energia!

14- Durma tudo o que conseguir enquanto pode. Depois do parto, seu sono nunca mais será o mesmo.

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Aditya Romansa on Unsplash

15- Receba as visitas com uma garrafinha de álcool em gel bem visível. Nem todo mundo tem a atenção de lavar aos mãos antes de tocar no bebe.

16- As transformações hormonais serão intensas, por isso o choro será rotineiro, Procurar auxilio psicológico nesse momento pode ser de fundamental importância! Muitas mulheres passam por depressão pós-parto sem nem se darem conta disso.

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
fonte: Photo by Charles Deluvio on Unsplash

17- Seu filho será disputadíssimo entre os colos dos familiares. Aproveite cada instante que o tiver em seus braços. Eles crescem rápido demais!

18- Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. A produção de leite materno demanda muita água!

19- Enjoos ainda podem acontecer, mesmo depois do bebe sair de dentro. Esteja preparada!

20- Aproveite toda a ajuda que tiver. Descansar será fundamental para sua saúde mental e física, e a produção de seu leite é diretamente ligada a sua condição emocional.

O que fazem errado

21- Abrindo a lista do os pais de primeira viagem mais fazem errado: não se cuidam. Cuidar de um bebê é exaustivo e essa exaustão faz com que nos esqueçamos de nós mesmos. Certamente o filho ganha prioridade desde o primeiro momento em que se sabe da sua existência. Por isso é importante lembrar sempre que é preciso ter saúde para cuidar de outro.

Aceite ajuda de quem se dispõem a ajudar. Os primeiros meses de vida do bebê geram uma comoção generalizada e pessoas disponíveis para ajudar, aparecem aos montes. Aceite ajuda, contudo, não esqueça que cada pessoa cuida de uma forma diferente.

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
fonte: Photo by Simon Berger on Unsplash

22- Certamente decorar o quartinho do bebê é uma das atividades mais inspiradoras para casais gestantes. Contudo é importante ter em mente que um bebe tem pouca mobilidade. Um berço cheio de enfeites pode ser muito estimulante e ate mesmo perigoso, podendo causar sufocamento no bebe.

Invista em um ambiente calmo, sem muitas distrações para seu filho e com baixa luminosidade. Nesse momento pode ser de grande ajuda contratar os serviços de uma designer ou arquiteta para ajudar com essas escolhas. Portanto, invista no ‘menos é mais’.

Outras coisas para não fazer

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Mikael Stenberg on Unsplash

23- Nem todo choro é fome, por isso esteja atento aos horários de seu filho. Ainda para a mãe que dá peito em livre demanda; Estabelecer horários pode ajudar muito a reconhecer quando seu filho chora por cansaço ou qualquer outro problema não caracterizado pelo contexto do hábito.

24- Mantenha a calma na hora de se comparar com outras mães. Cada mulher tem uma jornada diferente, e cada filho é uma pessoa única. Evite fazer comparações demasiadas com outras conjunturas que não podem ser assemelhadas com a sua própria, por isso cada contexto é um contexto único.

Atenha-se a seu filho e como resultado disso, terá uma relação de proximidade com ele. Aproxime-se também de pessoas em quem confia para fazer essa troca de questões. Certamente cada mulher lhe dará um posicionamento diferente, muito próprio da experiência única que cada uma vivenciou. Pegue para si o que lhe couber.

+ coisas para fazer

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Mikael Stenberg on Unsplash

25- É recorrente casos em que o pai acaba ficando mais excluído, já que o extinto da mãe é tomar para sí os cuidados com aquele “filhote”. Contudo é fundamental que o pai esteja junto, participando ativamente e tomando para si algumas responsabilidades.

Essencialmente, a mãe só é responsável exclusivamente pela amamentação. Por isso, praticamente tudo o que um bebê necessita para a manutenção de sua existência, também pode ser executado pelo pai. Ademais, a rotina com um bebê é muito intensa e logo essa mãe ficará esgotada por tarefas solitárias. É essencial a participação do pai desde o primeiro dia de vida do bebê.

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: https://unsplash.com/s/photos/baby

26- Rotinas rígidas podem até ter a fama de organizar, e certamente para pais de primeira viagem, a organização pode cair como uma luz no fim do túnel. Contudo é importante aceitar o caos que é ser pais de primeira viagem, afinal, tudo é novo!

Estabeleça rotinas, mas não se atenha tanto à isso. Aceite que imprevistos acontecem, até porque vocês estão conhecendo uma nova dinâmica de vida, bem como estão conhecendo o novo integrante da família. Estejam flexíveis para essa jornada inédita.

Por fim

Dicas para pais de primeira viagem

Dicas para pais de primeira viagem

Area de Mulher
Fonte: Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Pais de primeira viagem é sempre emocionante. Não tem como estar plenamente preparado para uma situação tão indescritível como ter um filho. Cada bebê é um bebê, e certamente, cada casal é tal qual, único. Leitura e conhecimento nenhum será suficiente para a experiência avassaladora que é viver na pele a chegada de um filho.

Certamente deixar-se entregar com consciência do arrebatamento que é essa experiência, fará toda diferença!

Enfim, gostou dessa matéria sobre pais de primeira viagem? Então também leia essa aqui: Mitos sobre maternidade – 6 mentiras que contam para mães de 1ª viagem

Imagens: Unsplash

Fontes: Bebe. AbrilBebe. AbrilLeiturinha

Essa matéria Pais de primeira viagem – Tudo que precisam saber foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas