ÁREA DE MULHER O que é ciclo menstrual? As fases e transformações que ocorrem no útero

O que é ciclo menstrual? As fases e transformações que ocorrem no útero

Tendemos a achar que ciclo menstrual é só a menstruação, mas na verdade se trata de uma série de transformações que ocorrem no útero. Essa matéria O que é ciclo menstrual? As fases e transformações que ocorrem no útero foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Quando se fala em ciclo menstrual logo pensamos em menstruação, não é mesmo? Contudo, apesar da menstruação fazer sim parte do ciclo menstrual, ele engloba muitas outras coisas que refletem na saúde e bem-estar da mulher. Mas afinal o que é ciclo menstrual? Então, de modo geral, se trata de um ciclo de transformações que acontecem no útero. E essas transformações que são responsáveis por preparar o útero para receber um embrião caso haja uma gravidez.

O ciclo menstrual é um processo natural a qual todas as mulheres em idade reprodutiva passam na vida. Sendo assim, mensalmente desde a puberdade até a menopausa, o corpo da mulher está passando por mudanças biológicas que ocorrem devido a variação hormonal. Portanto, essas mudanças se dividem em fases e constituem o ciclo menstrual.

Então, para entender o que é o ciclo menstrual, precisamos conhecer cada fase desse ciclo e qual a função de cada uma delas. E é isso que vamos ver nessa matéria.

O que é ciclo menstrual?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Eu Sem Fronteiras

O que é ciclo menstrual é uma pergunta importante a se fazer quando se é mulher. Afinal, ele interfere diretamente em todos os aspectos da vida feminina. A menstruação de fato faz parte desse ciclo, mas ela não é tudo. Aliás, a menstruação é apenas a primeira fase do ciclo menstrual, esse que é composto por dois ciclos que interagem entre si.

A primeira fase do ciclo menstrual ocorre nos ovários e a segunda no útero. Enquanto a primeira metade do ciclo serve para preparar o óvulo para ser liberado e construir o tecido uterino, a segunda metade prepara o útero e o corpo para aceitar um óvulo fecundado. Ou então, quando não ocorre a gravidez, preparar o próximo ciclo.

Sendo assim, o cérebro, os ovários e o útero trabalham em conjunto e comunicam entre si por meio de sinais químicos enviados através do sangue pelo corpo, os chamados hormônios. Tudo isso trabalha em equilíbrio para manter o ciclo menstrual acontecendo.

Cada ciclo menstrual se inicia com o primeiro dia da menstruação e termina com o início da próxima. Sendo assim, um ciclo menstrual completo geralmente dura 28 dias, mas em alguns casos pode variar entre 20 a 40 dias. Isso pode variar de mulher para mulher, de ciclo para ciclo e também mudar com o passar dos anos.

Portanto, a duração do ciclo muda entre a fase menarca, que é quando ocorre a primeira menstruação lá na puberdade e a menopausa, que é quando encerra a vida reprodutiva da mulher.

Então, o que é ciclo menstrual? É justamente o conjunto de transformações cíclicas que ocorrem no útero, também conhecido como ciclo uterino. Essas transformações são divididas em quatro fases: a menstrual, a folicular, a ovulatória e a lútea, que vamos conhecer a seguir:

Fases do ciclo menstrual

Então, para entender o que é o ciclo menstrual precisamos conhecer cada uma das suas fases e suas funções:

Fase menstrual

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
DHOJE

A fase menstrual é a primeira etapa do ciclo menstrual. Ela começa quando o óvulo do ciclo passado não foi fecundando, e devido a falta de gravidez, os níveis dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona caem. Sendo assim, o revestimento do útero que seria usado para sustentar a gravidez se torna desnecessário e então é expelido pelas contrações uterinas, resultando na menstruação, que nada mais é do que sangue, muco e tecido uterino.

Essa fase dura em média 5 a 6 dias, podendo se estender até 8 dias. Nesse período, é comum a mulher sentir sintomas como: cólicas, inchaço e dores nas mamas, inchaço abdominal, cansaço, dores de cabeça e na lombar, e mudanças de humor e irritabilidade.

Fase folicular

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Clue

A segunda fase, a folicular começa também no primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, sobrepondo a fase menstrual. No entanto, ela termina apenas com o início do período ovulatório, durando em média 16 dias.

A fase folicular se inicia a partir do sinal enviado pelo hipotálamo para a glândula pituitária para liberar o hormônio folículo-estimulante (FSH). É esse hormônio que faz com que os ovários produzam os folículos. Normalmente são produzidos de 5 a 20 folículos, e cada um deles possuí um óvulo imaturo.

No entanto, apenas o óvulo mais saudável irá amadurecer. Em casos raros pode ocorrer de uma mulher ter dois óvulos maduros. Sendo assim, o restante dos folículos serão reabsorvidos pelo corpo. Então, o folículo que está em maturação libera uma onda de estrogênio que irá engrossar o tecido uterino, criando um ambiente propício para receber um embrião.

Fase ovulatória

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Febrasgo

Então, com o aumento dos níveis de estrogênio ainda na fase folicular, faz com que a glândula pituitária libere outro hormônio, o luteinizante (LH), que dá início a fase ovulatória.

A processo de ovulação acontece quando o ovário libera aquele óvulo maduro. Esse óvulo irá passar pelas trompas de Falópio rumo ao útero para ser fertilizado por um espermatozoide. Portanto, é na fase de ovulação que a mulher se encontra no período fértil, esse que dura em média 24 horas, após esse período, o óvulo morrerá se não for fertilizado.

Nesse período é comum a mulher apresentar sintomas como: pequeno aumento na temperatura corporal basal e muco vaginal transparente, que lembra a aparência da clara de ovo. No caso de mulheres com um ciclo regular de 28 dias, a fase ovulatória ocorrerá por volta do 14° dias, ou seja, exatamente na metade do ciclo menstrual.

Fase lútea

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Jardim do Mundo

Então, após o folículo liberar o óvulo, ele se transforma em corpo lúteo, esse que irá produzir os hormônios progesterona e estrogênio. Desse modo, os hormônios mantém o revestimento do útero espesso e preparado para a implantação de um óvulo fertilizado.

Então, caso a mulher engravide, o corpo irá começar a produzir gonadotrofina coriônica humana (HCG), o hormônio detectado em testes de gravidez para confirmar o diagnóstico. Esse hormônio irá ajudar a manter o corpo lúteo e o revestimento uterino espesso.

Se não houver a fecundação, o corpo lúteo irá ser reabsorvido pelo corpo, ocasionando a diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio, levando o início do período menstrual, consequentemente iniciando um novo ciclo menstrual.

No geral, a fase lútea duram em média 14 dias, mas pode variar entre 11 e 17 dias. Nesse período, é comum o aparecimento de um muco vaginal branco e pastoso, parecido com uma pomada, mas que é diferente do corrimento vaginal.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Realmente existe sincronização de ciclo menstrual? 

Fontes: Biologia Net Clue Ecycle

Imagens: Veja Eu Sem Fronteiras DHOJE Clue Febrasgo Jardim do Mundo

Essa matéria O que é ciclo menstrual? As fases e transformações que ocorrem no útero foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas