Mitos sobre maternidade – 6 mentiras que contam para mães de 1ª viagem

Amamentação é fácil? Você controla o parto? A mãe automaticamente sabe tudo o que se passa com o bebê? Confira 6 mitos sobre maternidade que contam por aí.

Provavelmente, durante sua gestação, alguém já tenha comentado com alguns mitos sobre maternidade. Baseados em experiências pessoais, esses mitos repercutem  informações muito pessoais e individuais.

Infelizmente, isso acontece com muita frequência, e tem propagação rápida. Em geral, eles variam de pitacos leves até dicas essenciais.

São temas de mitos sobre maternidade o dilema do parto, a romantização da amamentação e o temido pós-parto, entre outras questões.

A internet, bem como se sabe, pode ser uma boa aliada. Mas é preciso tomar cuidado com o tipo de conteúdo absorvido. A vida virtual tende a abusar da positividade da situação, quando é notável que existe muito além. Por trás da felicidade plena oferecida no marketing “Mãe”.

Conheça os principais mitos sobre a maternidade 1- O amor é incondicional e natural de imediato

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: VIX

Mito! Nessa questão, tão delicada, muitas mulheres se torturam culpando-se por não ter o amor incondicional, que a sociedade impõe. Porém, a maioria não sabe que esse processo é bastante natural. Pois quando você se torna mãe, ocorre a aquisição de um papel a mais na sua vida.

A mulher além de ser esposa, namorada, filha, neta, funcionária, dona de casa ou chefe essa mulher também se descobre no personagem mais importante da sua existência, o de ser mãe.

Dela nascerá, daqui 9 meses, um ser que requer toda sua atenção e será sua maior responsabilidade.

Portanto é normal o processo de aceitação de seus bebês. Entre algumas mulheres, pode ser mais lento, podendo variar de pessoa para pessoa. Não se cobre tanto.

2- A amamentação é encantadora e fácil

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: VIX

A amamentação é um dos atos mais importantes durante a maternidade sim, e essencial para o vínculo e alimentação do seu bebê. Mas é um mito sobre maternidade dizer que ela é maravilhosa e seja livre de pontos negativos.

Não há diálogo abordando como ela funciona realmente. Tornaram a amamentação uma ação superpositiva e romantizado, isto é, transformaram um ato simples e particular em algo opressor. Levando mulheres que por algum motivo não conseguiram amamentar, se sentirem culpadas.

É necessário compreender que a amamentação é difícil, ela é um processo de evolução. Nos primeiros dias você pode ter dificuldades e ao longo dos meses também.

Alguma das dificuldades encontradas nesse processo são, por exemplo, a formação do bico para o bebê poder mamar, ferimentos no bico do seu peito, a baixa produtividade de leite, entre outras questões.

Enfim, tenha consciência de que a amamentação é linda sim, mas é um processo que pode ocorrer adversidades e você precisa estar preparada. Afinal, nada é perfeito.

3- O parto é meu, eu posso controlá-lo

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: A Mulher

Mais um dos mitos sobre maternidade. O parto, por ser bastante temido pelas gestantes , pode causar uma certa insegurança. Por isso a necessidade de querer controlá-lo.

É perfeitamente aceitável que a mulher queira manter sob controle o máximo de coisas possíveis. Já que seu corpo está em ritmo de constante mudança. Inclusive, essas alterações fazem com que a sua insegurança aumente.

Além disso, uma mãe quer o melhor para seu filho. Porém, não adianta fazer um planejamento todo detalhado, com o máximo de estratégias possíveis. Porque no final você vai terminar frustrada.

Então, o mais recomendado é que a mamãe, ou o casal, estudem a melhor maneira de trazer seu filho ao mundo, sempre zelando pelo bem-estar dos dois.

Não limite seu pensamento em apenas um método. Seja aberta as possibilidades e o seu parto será tranquilo.

4- Eu tenho que saber tudo o que se passa com meu filho

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: Bebê Abril

Errado! Você não precisa, necessariamente, saber tudo o que seu filho sente ou porque ele está chorando. Ser mãe é um processo de eterno aprendizado. Lembre-se de que você nunca foi mãe e não é obrigada a nascer sabendo todas as soluções.

E o mais importante, evite comparações! Você é diferente da sua amiga, da sua colega de trabalho, da sua vizinha, da sua vó e até mesmo da sua mãe!

Não se prenda tanto a julgamentos alheios, confie na sua capacidade de educar seu filho e no laço que você está construindo com ele. Respira, tudo vai dar certo.

5- Vou entrar em forma rapidamente

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: Boa Forma

É um dos mitos sobre maternidade muito frequente e em alta no momento. Visto que esse pensamento está dominando a cabeça de muitas mães, sobretudo as que acompanham mídias sociais, o segredo é único: evite comparações.

Muitas mulheres têm tendência e condições de voltarem ao seu corpo normal com facilidade, o que não é requisito nenhum para outras que têm dificuldade.

O processo de volta ao peso começa, basicamente, a partir de quando você aceita seus quilinhos a mais, busca uma alimentação saudável sem se privar de comer bem.

Outra parte importante é a amamentação, pois ela ajuda a queimar muitas calorias. Não esqueça também dos exercícios físicos, são de grande ajuda nesse período.

Então se você já está seguindo tudo direitinho, é só ter paciência que seu corpo. Conforme seu tempo, ele volta ao seu peso normal.

6- Tenho que viver único e exclusivamente para meu filho

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Conheça alguns dos principais mitos sobre a maternidade

Área de Mulher

Fonte: Psicursos

Muitas mulheres estendem seu período de licença maternidade, para que se dediquem único e exclusivamente aos seus filhos, e não estão erradas.

Entretanto, também tem aquelas mamães que precisam voltar a sua rotina normal, só que agora com mais responsabilidades e trabalho em dobro.

Seja qual for sua situação, não esqueça de você, olhe para suas necessidades. Tudo bem você tem um filho, mas não existe só ele. Antes de tudo existe você enquanto mulher. Valorize-se!

Saia para rir, arrume-se em um salão ou até mesmo em casa, passe um batom, compre uma blusa, leia um livro que te agrada. São pequenas coisas que vão fazer toda a diferença e te deixar muito mais leve.

Para se aprofundar mais no assunto,confira a matéria Maternidade – 10 coisas que ninguém te conta sobre isso

Fonte: Fisher-Price, Incrível.club, Blastingnews, Estação Materna, Personare, Tua Saúde

Fonte Imagem Destaque: Dicas da Doutora