ÁREA DE MULHER Menstruação irregular – Causas, sintomas e tratamentos

Menstruação irregular – Causas, sintomas e tratamentos

A menstruação irregular acontece por alguns comportamentos e estilos de vida como má alimentação, estresse e falta de exercícios físicos. Essa matéria Menstruação irregular – Causas, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Seu ciclo menstrual está desregulado e você não sabe o que fazer? Calma, nem sempre a menstruação irregular é motivo de preocupação. Antes de tudo, é preciso avaliar o seu caso com cuidado, já que o problema pode ter diversas causas.

A princípio, os ciclos irregulares tem origem devido a alguns comportamentos e estilos de vida como, por exemplo, a má alimentação, o estresse e a falta de prática de exercícios físicos.

No entanto, casos de variação no ciclo também são muito comuns nas primeiras menstruações (menarca) e também próximo a menopausa (perimenopausa). Além disso, a irregularidade também acontece após a gravidez, ao iniciar um método contraceptivo hormonal ou devido a algumas doenças, como a endometriose.

Todavia, é importante frisar que, independente da causa, antes de começar qualquer tratamento, a paciente que tiver a menstruação irregular contínua, deve procurar imediatamente um(a) médico(a) ginecologista.

Definição de menstruação irregular

Menstruação irregular: O que é

Menstruação irregular: O que é

Area de Mulher
Alira Clinica

A menstruação irregular é quando o ciclo demora mais que o comum para se iniciar. Portanto, para perceber se o seu ciclo está desregularizado, a nossa dica é manter uma anotação dos dias que a sua menstruação desce e, caso haja muita frequência de intervalos entre as menstruações, pode significar que você está com ciclo irregular.

Ao conversar com um(a) médico(a), esteja sempre com as anotações dos seus ciclos, em mãos. Além disso, fale sobre as alterações no seu corpo, caso você tenha passado por dores abdominais, aumento de peso ou crescimento descontrolado de pelos.

Principais causas

Menstruação irregular: Tratamentos

Menstruação irregular: Tratamentos

Area de Mulher
Dr. João Dias

As causas para a menstruação irregular são diversas, entre as principais estão:

Início ou fim da gravidez; Ovário Policístico; Uso de métodos contraceptivos hormonais, como, por exemplo, o DIU; Distúrbios de coagulação; Endometriose; Uso de medicamentos anticoagulantes; Estresse emocional; Má alimentação.

Sintomas

Menstruação irregular: Sintomas

Menstruação irregular: Sintomas

Area de Mulher
A redação

Fique atento a sintomas como alterações no sangramento, maior duração do ciclo menstrual, aumento das dores abdominais, ausência de menstruação frequente, pois, caso você esteja com alguns destes, provavelmente a sua menstruação é irregular.

Tratamentos

Menstruação irregular: Causas

Menstruação irregular: Causas

Area de Mulher
Itesc

A menstruação irregular pode ser tratada de diversas maneiras, depende da causa, por isso, é importante conversar com um(a) médico(a) ginecologista para estudar o seu caso e te passar o tratamento correto.

Entre as opções para solução dos casos estão o uso de medicações, uso de hormônios, cirurgias para correção de problemas estruturais ou cirurgias como, por exemplo, a retirada do útero (histerectomia), retirada de miomas ou cistos ovarianos.

Como identificar o período fértil com uma menstruação irregular?

Caso seu ciclo seja irregular, provavelmente a sua ovulação também será, o que pode dificultar a gravidez, já que não é possível identificar os dias férteis.

Então, caso você deseje conferir algumas dicas de como descobrir qual seu período fértil e conseguir monitorar, mesmo que com o ciclo irregular, os dias da sua ovulação, leia: Dias férteis – Definição, período e principais dúvidas.

Por fim, o que achou da nossa matéria? Para conferir outras como essa, clique aqui.

Fontes: Unimed Fortaleza, H9J, Hello Clue.
Fontes das imagens: A Redação, Dr. Juliana Ribeiro, Alira Clinica, Dr. João Dias, Itesc.

Essa matéria Menstruação irregular – Causas, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas