ÁREA DE MULHER Menstruação com coágulos, o que é? Principais causas e tratamentos

Menstruação com coágulos, o que é? Principais causas e tratamentos

A menstruação com coágulos pode assustar um pouco, mas é mais comum do que se imagina. Apesar disso é preciso ficar atenta para os sintomas. Essa matéria Menstruação com coágulos, o que é? Principais causas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A menstruação é sempre motivo de preocupação para as mulheres, seja pela sua presença ou falta. Desse modo, a menstruação pode ajudar a identificar possíveis problemas de saúde da mulher. Sendo assim, qualquer alteração, seja na coloração do sangramento, na textura ou no fluxo sempre é motivo de alerta. A menstruação com coágulos é uma das principais. Afinal, são pequenos pedaços saindo junto com o sangue menstrual.

Contudo, a menstruação com coágulos é uma das alterações mais comuns, e nem sempre representa um sinal de alerta. Na maioria das vezes, a menstruação com pedaços é normal e ocorre devido a um desequilíbrio hormonal da mulher, nada sério. Quando isso acontece, o revestimento das paredes internas do útero pode ser a responsável pelo aumento do sangramento e a formação dos coágulos, que variam entre de 3 a 4 cm.

No entanto, dependendo da frequência, tamanho dos coágulos e se o sangramento for acompanhado de cólicas intensas pode ser necessário investigar melhor a causa da menstruação com pedaços. Apesar de que na maioria das vezes isso é normal e não demanda um tratamento específico, em alguns casos ela pode ser causada por algumas doenças. Por isso, é muito importante consultar um ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento quando necessário.

A menstruação com coágulos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
M de Mulher

O período menstrual é um momento em que ocorre uma limpeza no útero, esse que é preparado todos os meses para receber a gravidez e precisa ser renovado para o próximo ciclo. Então, esses coágulos que vem junto com a menstruação nada mais são do que pedaços do endométrio se desfazendo na limpeza do útero. Sendo assim, os coágulos são uma característica comum do sangue menstrual, podendo vir em pedaços, ou consistência gelatinosa.

Quando a menstruação vem com coágulos, aqueles pequenos pedaços de sangue, não representa necessariamente um motivo para se preocupar. Até porque a menstruação libera sangue e tecido, por isso, notar pequenos pedaços e bolotas, principalmente nos dais mais intensos de menstruação é totalmente normal.

No entanto, é importante observar um padrão dessa ocorrência, bem como o volume e tamanho desses coágulos, para então fazer exames para investigar a fundo a causa. Para então identificar se isso é algo normal do fluxo da mulher ou indica algum problema de saúde.

Sendo assim, não é tão incomum a menstruação vir com alguns pedaços de sangue, a maioria das mulheres já passou por isso ou provavelmente irão passar. O sangue menstrual é o mesmo, porém com uma pequena alteração, na maioria das vezes hormonal que resulta na liberação desses pequenos coágulos. Sendo assim, a menstruação pode vir em um coloração mais escura ou até mesmo a chamada menstruação borra de café, que inclusive já falamos sobre ela aqui.

Principais causas da menstruação com coágulos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Bed Med

Entre as principais causas da menstruação com coágulos podemos citar as seguintes:

Desequilíbrio hormonal

Na maioria das vezes, a causa da menstruação com coágulos é um desiquilíbrio hormonal. Isso ocorre principalmente quando há uma elevação do estrogênio no corpo o que pode alterar a coagulação do endométrio. No caso do endométrio rico em progesterona, ele fica mais firme e difícil de se desfazer e assim a menstruação tende a ser mais fluída e liquida. Diferentemente do endométrio com muito estrogênio, que fica mais rígido e por isso pode descamar, originando os coágulos.

Isso também é muito comum em mulheres jovens, no início do período menstrual, quando os hormônios ainda estão desregulados e o fluxo não está estabilizado. Bem como na fase final do período fértil da mulher. Com a proximidade da menopausa podem ocorrer distúrbios hormonais, esses que podem causar a coagulação do sangue no útero.

Aborto espontâneo

A presença de coágulos no sangue de menstruação também pode ser um indicativo de aborto espontâneo no primeiro trimestre da gestação, principalmente quando o sangramento tem uma cor levemente amarelada ou acinzentada. Se for esse o caso, a melhor forma de confirmar se houve mesmo um aborto é procurar um médico para realizar um exame de sangue.

Endometriose

A endometriose consiste no crescimento do tecido do endométrio fora do útero. Isso pode afetar a menstruação, causando um aumento no fluxo de sangue, dores intensas e a formação de coágulos. Contudo, apesar de a endometriose ser mais comum entre mulheres na faixa dos 30 a 40 anos, ela pode ocorrer em qualquer idade. Portanto, para identificar se a causa da menstruação com coágulos é realmente endometriose, é preciso procurar um médico para fazer os exames e confirmar o diagnóstico.

Mioma

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Drauzio

O mioma se trata de um tumor benigno que cresce na parede interna do útero, tendo como principais sintomas dor no útero, menstruação abundante e com coágulos e sangramento fora do período menstrual. Assim como qualquer outra doença, é preciso procurar um médico para fazer exames e confirmar a presença do mioma.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é causada pela falta de ferro no organismo, o que pode alterar a coagulação do sangue e ser a causa da menstruação com coágulos. Para confirmar a anemia, é preciso fazer um exame de sangue.

Outras doenças que afetam o endométrio

Como vimos até aqui, os coágulos da menstruação são causados por alterações no endométrio. Sendo assim, qualquer alteração ou doença que o afeta pode está relacionada a menstruação com coágulos. Um exemplo disso é a hiperplasia endometrial, que consiste no crescimento excessivo do endométrio ou polipose, que é a formação de pólipos no endométrio.

Deficiência de vitaminas e mineiras

Assim como o ferro, a falta de outras vitaminas e minerais que regulam a formação dos coágulos podem ser a causa da menstruação com pedaços. Exemplo disso é a deficiência de vitamina C e K no organismo. Sendo assim, é importante investigar qual a vitamina que está em falta e compensar isso através de uma alimentação rica dessa vitamina.

Exames ginecológicos podem causar menstruação com pedaços

Isso mesmo, uma das causas da menstruação com coágulos é a realização de alguns exames ginecológicos mais incisivos. Mas nesses casos, a menstruação volta ao normal em dois ou três dias. Portanto, se continuar a ocorrer a menstruação com pedaços no próximo ciclo é recomendado procurar o ginecologista novamente.

Tratamentos para as causas da menstruação com coágulos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Women’s Health Brasil

Geralmente, a menstruação com coágulos não necessita de um tratamento, uma vez que é considerada um acontecimento comum. No entanto, se for constatado algum problema como os listados acima, é preciso sim procurar um tratamento, esse que irá depender diretamente da causa.

Por isso é muito importante estar atenta a menstruação, e ficar de olho no tamanho dos coágulos, fluxo da menstruação e coloração. Portanto, se isso for recorrente e fora da normalidade o ideal é procurar um ginecologista imediatamente. Porque só a partir disso é possível fazer um diagnóstico e dar início ao tratamento.

Por exemplo, no caso da endometriose, tratamento pode ser feito através de remédios, hormônios ou cirurgia. Se a causa for uma mioma, e tratamento dependerá da gravidade do tumor, mas pode ser feito com remédios ou cirurgia  para a retirada do mesmo.

Agora se for deficiência de ferro ou outra vitamina, o tratamento é  mais simples e consiste em uma suplementação de ferro orientada pelo médico. Porém, se a causa for hiperplasia endometrial o tratamento pode ser feito por meio de curetagem do tecido endométrio ou o uso de progesterona.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Menstruação clara e aguada, o que pode significar?

Fontes: Extra Clue Tua Saúde  Trocando Fraldas 

Imagens: Vix M de Mulher Bed Med Women’s Health Brasil Drauzio

Essa matéria Menstruação com coágulos, o que é? Principais causas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas