Menopausa precoce, do que se trata? Causas, sintomas e tratamento

Você já escutou falar sobre menopausa precoce? O Área de Mulher reuniu tudo o que precisa saber sobre o assunto e não tinha conhecimento.

Certamente, você já ouviu falar sobre menopausa precoce. Mas, sabe o que realmente significa?

Primeiramente você precisa saber a diferença entre climatério e menopausa. Portanto, vamos rapidamente aos conceitos:

Climatério: período de transição entre a fase reprodutiva para a não-reprodutiva. Começa alguns anos antes da menopausa, diminuindo a produção de estrogênio, e é o início do fim da função regular dos ovários. Menopausa: é o encerramento da fase reprodutiva da mulher. Neste momento não há mais ovulação ou menstruação na vida da mulher. Além disso, se inicia por volta dos 50 anos.

Portanto, quando se trata de menopausa precoce, é quando a mulher entra na menopausa antes dos 32 anos. É, basicamente, é a falência ovariana em uma mulher jovem.

A falência ovariana prematura é a perda temporária ou definitiva da produção de hormônios que acontece após a menarca e antes dos 40 anos de idade.

Causa da menopausa precoce MD Saúde

Apesar de não haver um estudo definitivo sobre as causas da menopausa precoce, existem algumas associações feitas em muitos estudos de respeito. Basicamente, eles são:

Anomalias genéticas, por exemplo, a síndrome de Turner; Doenças autoimunes, como, por exemplo, tireoidite, o vitiligo e a miastenia grave; Distúrbios metabólicos, como a doença de Addison e o diabetes; Infecções virais, como a caxumba; Quimioterapia para tratamento de câncer; Radioterapia; Retirada cirúrgica dos ovários; Extração cirúrgica do útero; Toxinas, como o uso de tabaco por exemplo. Estrogênio – O que é, para que serve e como influencia a saúde da mulher × Sintomas da menopausa precoce
Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Vida e ação

Primeiramente, existem diversos sintomas que podem indicar o problema. Eles são:

Ondas de calor. Em suma, elas aparecem e duram de 5 a 30 minutos, acompanhadas de suor intenso e desconforto; Suores noturnos; Irregularidade menstrual , quando o fluxo menstrual vai diminuindo progressivamente; Ressecamento vaginal, inclusive, causando desconforto durante as relações sexuais; Diminuição da libido; Incontinência urinária; Dores de cabeça; Alterações na pele e nos cabelos; Insônia e cansaço; Perda de memória; Aumento de peso; Perda de força muscular; Perda de massa óssea, inclusive, aumentando o risco de osteoporose; Nervosismo e irritabilidade; Alterações do humor; Tensão, ansiedade; Depressão. Diagnóstico
Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Médico Responde

Primeiramente, é importante tentar determinar a causa da menopausa prematura, principalmente para mulheres que desejam engravidar. Por isso, o exame físico é útil. Contudo, são necessários ainda exames complementares, como o de dosagem hormonal e o ultra-som ovariano, por exemplo.

Além disso, exames de sangue podem ser realizados para se investigar a presença de anticorpos que acarretam danos às glândulas endócrinas. Aliás, para as mulheres com menos de 30 anos de idade, uma análise dos cromossomos é geralmente realizada.

Tratamento
Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Menopausa precoce - o que é, causas, sintomas e tratamento

Area de Mulher
Nursing

Acima de tudo, a reposição hormonal é o tratamento mais popular. Basicamente, ele é feito através do uso de medicamentos à base do hormônio estrogênio. Em suma, ele é responsável por regular o ciclo menstrual e prevenir complicações como osteoporose e doenças cardíacas.

Além disso, é importante praticar regularmente atividade física. Ademais, uma alimentação equilibrada também é bem-vinda durante o tratamento.

Certamente, também podem ser usados contraceptivos orais. Portanto, caso a gravidez ainda seja um sonho para a mulher, é indicado a fertilização in vitro. Contudo, se a mulher com menopausa precoce não desejar engravidar, ela pode usar pílulas anticoncepcionais que contêm estrogênio e progestina.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Fonte: Minha Vida MSD Tua Saúde

Imagem de destaque: Guia da Saúde em Dia

Essa matéria Menopausa precoce, do que se trata? Causas, sintomas e tratamento foi criada pelo site Área de Mulher.