Meditação para ansiedade – O que é, como fazer e exercícios

A ansiedade é uma doença que atinge uma parte da população. A meditação para ansiedade é uma alternativa para melhorar esse tipo de problema.

A ansiedade é considerada o mal da sociedade moderna, são inúmeros motivos e situações que levam a esse tipo de acontecimento. Meditação para ansiedade, surge então, como uma alternativa e uma forma de ajuda para que essa doença não progrida para algo pior.

A meditação para ansiedade é capaz de conduzir seu praticamente a uma oportunidade de relaxar e organizar a desordem da mente. Além de deixar os pensamentos mais calmos, eventualmente, ela altera as estruturas neuronais do cérebro, o que faz reduzir o nível de estresse e estimula emoções positivas, aliviando a ansiedade.

Já fazem milênios que essa prática vem sendo utilizada e além disso, foi comprovada por pesquisas científicas que é benéfica e ajuda. É algo muito simples, mas pode ser um tanto desafiador para iniciantes.

Como controlar a ansiedade

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Area de Mulher
Imagem: Guia da semana

Essa palavra tem origem grega e significa estrangular, sufocar, oprimir. O que, portanto, não é algo bom. Rever os pensamentos, ações e reclamações ajudam.

Antes de mais nada, não adianta querer controlar situações pensando em futuros que ainda são incertos só para não deslizar nas decisões. Inevitavelmente isso acontece muito, principalmente no ambiente de trabalho. Tem que haver compromisso e dedicação, mas a mente pode fazer muito mais que isso, o que prejudica a saúde e causa a ansiedade.

Você acha tudo muito estressante, qualquer deslize pode te custar o emprego, por exemplo. Mesmo quando você está disposto a mudar, existem diversos fatores de resistências que tornam isso mais difícil. É difícil, realmente, mas os resultados são possíveis e agradáveis. Não é saudável tentar controlar a impermanência.

Como terminar o namoro – O que fazer X o que não fazer

×

O que é meditação para ansiedade

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Area de Mulher
Imagem: Personare

A palavra vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de se desligar do mundo exterior, ou seja, é um momento em que só você existe, sem preocupações ou problemas. Para alcançar esse estado, é necessário o silêncio, sem fazer nada. Porém, isso entedia um tanto quanto rápido, porque é algo que as pessoas não estão acostumadas.

Existem também as meditações guiadas, bem como as que são feitas por áudio ou vídeo, é interessante que se pratique esse exercício de forma regular, para melhores resultados.

Realidade e imaginação

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Area de Mulher
Imagem: Novartis

A única coisa real, é o presente. O restante, é apenas imaginação. Você deve permanecer no agora para obter resultados bons e reais. Se você viver o agora conseguirá perceber o que deve fazer ou dizer, sem se estressar.

Como resultado, perdemos muito tempo da vida imaginando como tal situação vai ser, como queremos que seja, o que o outro vai pensar de tudo isso, tudo se resume em adivinhação. Tentar viver no futuro é a saída segura encontrada pelo inconsciente de se manter no controle.

Quanto mais você quer controlar o que não conhece, mais ansioso fica. Padrões pré determinados e antigos dão uma falsa segurança.

Exercícios para ansiedade

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Meditação para ansiedade: O que é e dicas de como fazer

Area de Mulher
Imagem: Oficina de curioso

Em primeiro lugar, pare tudo e perceba como o seu corpo está. O que está olhando? Estenda seu olhar ao ambiente, após isso, permita-se ouvir os sons a sua volta. Faça isso por um minuto, fique no agora. Talvez seja difícil no início, mas vale a pena. Nossa mente tem o hábito de não se focar no momento que estamos vivendo. Lembre-se que hábitos são adquiridos.

Antes que percebamos, perdemos muita energia e tranquilidade, julgando tudo ao redor. Julgamos tudo, o tempo todo, até mesmo objetos que reconhecemos de situações vividas no passado. Observe seus pensamentos, compreendendo como funciona.

Ganha-se muito tempo quando nos concentramos em apenas uma única tarefa por vez, mesmo que seja não fazer nada (meditar). Se, então, você sempre estiver focado nas tarefas do agora, você poderá experimentar sentimento de segurança, paz interior e satisfação. A ansiedade irá se desfazer com o tempo. Pratique isso por 21 dias seguidos e analise os resultados.

Outro ótimo exercício para meditação para ansiedade, é composto por colocar os pés no chão e sentir eles firmes no solo. Independente do lugar que esteja. Respire e preste atenção no ar que entra e sai dos pulmões. Exercite algumas técnicas de respiração, mantendo sempre o foco na respiração e controlando ela, de modo que sua mente se acalme.

Esse truque pode ser feito em qualquer local e a qualquer hora, apesar de não ser eficiente para todo mundo. É importante entender que alguns graus de ansiedade só são resolvidos com intervenção de profissionais da área da saúde.

Meditações guiadas

Confira, em seguida, alguns vídeos de meditação para ajudar a combater a ansiedade:

O primeiro e o segundo vídeo foram tirados do canal Yoga Mudra:

O terceiro vídeo, é do canal Meditando:

E por fim, o quarto vídeo, é do canal Maura de Albanesi:

E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira também: Exercícios de respiração para ansiedade – Como fazer e dicas

Fontes: Personare, Catraca livre, Exame

Imagem de destaque: Oficina de curioso

Essa matéria Meditação para ansiedade – O que é, como fazer e exercícios foi criada pelo site Área de Mulher.