ÁREA DE MULHER Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações

Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações

A massagem relaxante é uma técnica que utiliza movimentos suaves e firmes afim de promover o relaxamento e bem-estar corporal e mental. Essa matéria Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A massagem relaxante usa de movimentos suaves e precisos para relaxar a musculatura corporal, promovendo relaxamento e alívio das dores. Esse tipo de tratamento é muito indicado para tratar dores causas pelo estresse, problemas de postura, movimentos repetitivos entre outros.

Sendo assim, a massagem relaxante é uma forma de promover o bem-estar, ao mesmo tempo que alivia dores e desconfortos pelo corpo. Mas não somente, uma vez que a massagem relaxante promove uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Desse modo, a massagem relaxante tem efeitos no sistema muscular e nervoso, bem como no sistema linfático, circulatório e respiratório.

Existem alguns tipos de massagem relaxante, e todas elas oferecem diversos benefícios. Além disso, uma forma de potencializar ainda mais os seus efeitos, é combinar a massagem relaxante com outras terapias, como aromaterapia e musicoterapia.

Por isso, hoje iremos conhecer melhor o que é massagem relaxante, os tipos e benefícios. E as contraindicações, porque por mais que seja uma tratamento muito benefício, ele não é recomendado para todo mundo e deve ser realizado por um profissional preparado.

Massagem relaxante

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Espaço Vênus

A massagem relaxante se trata de uma técnica que aplica movimentos suaves e firmes sobre o corpo. Esse movimentos feitos sobre a musculatura corporal estimulam a produção de hormônios relaxantes, tais como ocitocina e serotonina. Enquanto o primeiro atua promovendo uma melhora no estresse e sensação de medo, o segundo age no cérebro normalizando o humor, o sono, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e a sensibilidade à dor.

Durante o procedimento, são usados cremes e óleos vegetais que facilitam os movimentos, que devem ser contínuos e rítmicos, para aumentar a produção dos hormônios em questão. Esse tipo de massagem pode ser realizada tanto com as mãos, quanto com o auxilio de aparelhos massageadores. Somente profissionais capacitados podem fazer a massagem relaxante. O ideal é que o profissional tenha formação em massoterapia ou fisioterapia.

De modo geral, a massagem relaxante ou massoterapia relaxante é uma técnica voltada para o tratamento de dores musculares, contorções, luxações, fadiga estresse. Mas além disso, promove vários outros efeitos terapêuticos ao mesmo tempo que promove um profundo estado de relaxamento.

Tipos de massagem relaxante

Sabendo do que se trata a massagem muscular, é hora de conhecer os principais tipos dessa técnica. Mas é importante frisar, que independentemente do tipo da massagem, todas elas tem o mesmo intuito, que é promover o relaxamento. No entanto, dependendo da necessidade de cada pessoa, algumas massagem são mais indicadas do que outras. Técnicas terapêuticas, as massagens relaxantes ajudam na recuperação de traumas e melhora o funcionamento do organismo como um todo. Vamos conhecer as mais populares:

Bambuterapia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Buono Vita

Como o próprio nome já sugere, a bambuterapia consistente em uma técnica que utiliza bambus. A técnica de origem francesa combina bambus de diferentes tamanhos para fazer a massagem. Ela tem um diferencial, que além de relaxante, a bambuterapia também trás benefícios estéticos. A técnica ajuda a reduzir medidas, uma vez que promove algo semelhante a uma drenagem linfática.

Massagem com velas quentes

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Juice at Home

Essa é uma técnica até muito popular, conhecida também como Candle Massage. Essa massagem é feita por meio da aplicação de cera derretida, em uma temperatura média de 38°C e 39°C diretamente sobre a pele. Portanto, é muito indicada para redução do estresse.

Massagem com pedras quentes

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fit Estética e Saúde

Se trata de uma terapia milenar muito procurada nos dias de hoje. Sendo assim, a massagem com pedras quentes utiliza do calor das pedras para causar uma sensação de relaxamento, de forma a aliviar tensões e até sintomas de hiperatividade.

Reflexologia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Essa é um dos tipos de massagem relaxantes mais conhecidas, e consiste em pequenas pressões realizadas nas mãos ou nos pés. Portanto, o intuito desses movimentos é estimular ou desbloquear energias dos órgãos internos. Desse modo, cada ponto da mão ou do pé corresponde a um órgão do corpo, algo como um mapa de atuação do corpo.

Benefícios da massagem relaxante

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Alternativa Spa

Então, como dito anteriormente, a massagem relaxante atua sobre todo organismo, tendendo efeito sobre o corpo e a mente. Sendo assim, proporciona uma sério de benefícios tais como:

Liberação de hormônios que promovem o bem-estar; Melhora a circulação sanguínea; Elimina toxinas e resíduos metabólicos; Promove elasticidade dos músculos; Diminui o cansaço físico e mental e a tensão; Alivia dores musculares; Previne problemas musculares; Aumenta o tônus muscular; Hidrata a pele; Alivia o estresse e ansiedade; Ajuda com o sistema nervoso; Melhora a autoestima e valorização da autoimagem; Consciência e intimidade com o próprio corpo; Diminui a pressão arterial; Fortalece o sistema imunológico; Combate a insônia; Retarda o envelhecimento; Promove regeneração muscular; Melhora da concentração; Efeito calmante.

Contraindicações

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de Mulher

Contudo, apesar de uma enorme gama de benefícios, a massagem relaxante não é recomendada para todas as pessoas. Isso porque dependendo das condições do paciente, os movimentos aplicados durante a massagem podem piorar lesões ou pequenos traumas.

Então, sabendo disso é muito importante conversar com o seu fisioterapeuta ou massoterapeuta sobre qualquer condição que possa ser prejudicada pela massagem. Sendo assim, a técnica é contraindicada em casos de fraturas ósseas, doenças contagiosas, hemorragias, flebite, descalcificações graves (osteoporose), trombose, feridas abertas, queimaduras recentes, doenças mentais graves e câncer. Bem como embolias, alterações cardíacas e vasculares e infecções.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Spa Day – 10 dicas para fazer um excelente spa em casa.

Fontes: Cursos CPT Mahalla Massoterapia Dicas de Mulher

Imagens: Shopping Balneário Fit Estética e Saúde Juice at Home Buono Vita Espaço Vênus Alternativa Spa Dicas de Mulher

Essa matéria Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas