Massagem relaxante – Benefícios e como fazê-la passo a passo

Combate à insônia, ao estresse, à retenção de liquido e muito mais. Saiba todos os benefícios da massagem relaxante e aprenda como fazê-la.

Depois de um longo e exaustivo dia, tudo o que quer é receber uma boa massagem relaxante? Não tem quem negue! Mas, você sabia que, além de relaxar, as massagens contribuem com inúmeros benefícios para o nosso organismo?

De fato, tanto nosso corpo quanto nossa mente são beneficiados ao recebermos uma massagem relaxante. Basicamente, isso acontece em virtude das técnicas utilizadas, que agem diretamente nos músculos. Assim, elas provocam relaxamento e alívio muscular quase que instantaneamente.

Ademais, essa massagem também age de forma bastante eficaz nos sistemas circulatório, respiratório e linfático. Além disso, a massagem relaxante colabora no tratamento de dores musculares, torções, luxações, edemas, distúrbios sexuais e nervosos, fadiga, estresse… e muito mais.

Benefícios da massagem relaxante
Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Area de Mulher
Fonte: Pexels

Assim como os benefícios que citamos acima, a massagem relaxante cria uma sensação de bem estar. Além disso, proporciona a diminuição da pressão arterial, o fortalecimento do sistema imunológico, o combate a insônia e retarda o envelhecimento.

Certamente, aplicar movimentos firmes e suaves sobre o corpo tem como objetivo o relaxamento da musculatura, trazendo o alívio tão desejado. Contudo, essa sensação só acontece por causa do aumento da serotonina.

Isso porque a serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro humano. Também é responsável pela normalização do humor, sono ritmo cardíaco, temperatura do corpo e sensibilidade à dor.

12 maneiras de acabar com a barriga inchada sem fazer abdominais × Massagem relaxante para atletas
Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Area de Mulher
Fonte: Pexels

A massagem relaxante é muito indicada para atletas. Entre seus inúmeros benefícios está a regeneração muscular, que pode chegar a 60% depois de intensa atividade física.

O fato é que durante a massagem relaxante o corpo retoma seu equilíbrio e, ainda, recebe o bônus da nutrição celular. Isso sem contar a eliminação de toxinas presentes no corpo.

De forma resumida, podemos dizer que a massagem relaxante traz os seguintes benefícios para o corpo humano:

Elimina toxinas do organismo Diminui a tensão Ajuda a circulação sanguínea Combate a insônia Melhora a concentração Gera redução da ansiedade Alivia a dor muscular Estimula o sistema linfático Combate a depressão Alivia o estresse Como fazer uma massagem relaxante?
Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Aprenda os benefícios de como fazer e receber uma massagem relaxante

Area de Mulher
Fonte: Pexels Rosto

Primeiramente, faça movimentos circulares desde as bochechas até a zona das têmporas, subindo e aplicando leve pressão. Depois, faça movimentos de abertura com as pontas dos dedos por todo o rosto, do centro para as laterais. Comece, então, na testa e vá até o queixo.

Mãos

Com as pontas dos dedos faça pressão, cobrindo toda a superfície da palma da mão. Em seguida, use os nós dos dedos, com a mão fechada, girando na palma da mão da pessoa que está recebendo a massagem relaxante. Então, deslize puxando cada um dos dedos.

Ombros e pescoço

Usando as duas mãos, então, aperte e amasse a zona entre pescoço e ombros. Basicamente, de forma simultânea, faça pressão deslizando linearmente as mãos abertas no trapézio. Em seguida, faça pressão com as pontas dos dedos, movimentando desde o centro das costas até o fim do pescoço.

Braços

Nesta região, para fazer uma massagem relaxante, faça movimentos que se baseiam em amassar e deslizar, repetidas vezes. Mas faça com o braço em diversas posições.

Costas

Deslize as duas mãos desde o topo das costas até o fundo, na zona sacral. De forma que elas se mantenham paralelas à coluna vertebral, uma de cada lado.

Então, deslize as mãos pelas laterais aplicando um pouco de pressão. Faça movimentos circulares por toda a região das costas. E com as mãos uma em cima da outra, em forma de cruz, faça pressão e deslize pelas costas em movimentos lineares.

Barriga

Para uma massagem relaxante na barriga, portanto, faça pressão com os polegares na região das costelas. Então, faça movimentos com os dedos de forma a abrir em direção às laterais.

Outro movimento, aliás, é usar as duas mãos para segurar as laterais e deslizar puxando para dentro, usando um pouco de pressão.

Pernas

Utilize os mesmos movimentos das costas. Então, com deslizamentos de baixo para cima, siga na transversal. Basicamente, a ideia é continuar com movimentos circulares e mãos sobrepostas.

Sem dúvida essas são algumas técnicas básicas que podem ajudar muito.

O que você achou da matéria? Está pronto para testar seus novos conhecimentos e fazer uma massagem relaxante? Ou prefere só receber? Aproveita e compartilha essa matéria com a pessoa que pode tanto fazer quanto receber!

E, se depois da massagem você quiser ficar ainda mais zen, que tal aprender a meditar? Nesse outro post aqui você aprende o passo a passo completo para iniciantes.

Fonte: Dicas de Massagem, Mística Web

Imagem de destaque: Pexels

Essa matéria Massagem relaxante – Benefícios e como fazê-la passo a passo foi criada pelo site Área de Mulher.