Máscara para dormir – Benefícios, tipos e critérios de compra

Especialmente para pessoas que têm dificuldade para relaxar e dormir, a máscara para dormir é essencial. Saiba mais sobre essa máscara.

A qualidade do sono tem interferência direta na saúde mental e física. Sendo assim, devemos contar com recursos que contribuem para uma boa noite de sono. Sendo assim, um desses recursos é conhecido como máscara para dormir.

Mais que um luxo, a máscara para dormir é um produto fundamental para bons períodos de sono e descanso, especialmente para pessoas que têm dificuldade para dormir.

Sendo assim, na matéria de hoje iremos falar os benefícios dessa máscara para dormir, o que observar na hora de comprar e os tipos de máscara que existem.

Benefícios da máscara para dormir

A máscara para dormir ajuda não apenas a pegar no sono, mas também para que este seja mais profundo, mesmo que por um período mais curto, como durante uma viagem. Como já se sabe, dormir é fundamental para que o corpo e a mente se recuperem e fiquem prontos para encarar um novo dia.

Por isso, a máscara de dormir pode ser eficaz em diversas situações da sua rotina. Desse modo, veja a seguir alguns dos muitos benefícios do sono de qualidade:

Melhora a memória: dormir fortalece as conexões neuronais no cérebro, sendo assim, dormir um bom sono durante 90 minutos no meio da tarde ajuda a mente a fixar memórias e aprendizados; Fortalece o coração:  as pessoas que dormem mal têm três vezes mais chances de sofrer uma insuficiência cardíaca. Isso porque a ausência de sono aumenta o estresse e, consequentemente, a pressão arterial; Aumenta a felicidade: enquanto dorme, o corpo produz serotonina, um neurotransmissor que gera sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, a serotonina combate os hormônios de estresse; Promove mais resistência física: os atletas de alto rendimento que dormem mais de 10 horas por dia, tiveram significativa melhora na resistência física durante as competições; Melhora a musculatura: os tecidos musculares e as células se recuperam mais rapidamente nesse período. Pois durante o sono, o corpo aumenta a atividade metabólica, em comparação com os momentos em que se está acordado; Conserva a beleza: o sono regula o processo de oxidação e de inflamações no organismo. Desse modo, dormir bem deixa as pessoas mais bonitas e atraentes.

Ao saber todos os benefícios do sono de qualidade, pode-se concluir que, quando você não dorme bem, você é prejudicado.

Sendo assim, o uso da máscara para sono é essencial para manter uma saúde relacionada com os exemplos acima.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Freepik

Como saber qual máscara para dormir é de boa qualidade?

É possível encontrar todos os tipos de máscara para dormir no mercado. No entanto, nem todas são recomendáveis. Para começar, considere que uma boa máscara deve bloquear pelo menos 90% da entrada de luz.

Outro ponto importante é a suavidade da textura. De forma alguma, a máscara deve causar incômodo.

Além disso, é recomendado que a máscara de dormir seja ajustável e lavável. Se não for ajustável, você corre o risco de que ela não possa ser utilizada em todas as situações que necessite.

Com relação a higienização, se a máscara não for lavável, a vida útil será consideravelmente menor. Pois o suor acumulado pode levar à proliferação de bactérias nocivas à saúde da sua pele e dos olhos.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Amazon UK

Os tipos mais comuns de máscara para dormir

Existem três tipos básicos de máscara para dormir: As côncavas, as convencionais e as terapêuticas, normalmente com enchimento em gel.

Desse modo, iremos apresentar as principais características de cada uma.

Côncava: seu design permite que a máscara não toque nas pálpebras. É recomendável para mulheres que querem dormir sem danificar a maquiagem. Além disso, o bloqueio da luz costuma ser de 100%; Convencionais: costuma ser feira de tecido suave e respirável, é uma máscara que fica em contato com as pálpebras. Além disso, podem ter diferentes formas como retângulo ou semi-círculo; Terapêuticas: serve como terapia para pessoas que sofrem de enxaqueca ou sinusite. Além disso, é adequada para desinchar a região ao redor dos olhos.
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Máscaras terapêuticas, normalmente com enchimento em gel.
Fonte: Oceane

Critérios de compra

Sabemos que, uma vez identificado o tipo que mais atende às suas necessidades, você já está prestes a definir o modelo que pretende comprar.

Ainda assim, é preciso avaliar alguns critérios que podem ser decisivos para a sua escolha e para que possa aproveitar todos os benefícios desse produto. Sendo eles:

Peso: os fabricantes optam por tecidos a cada dia mais leves, com alta oxigenação e conforto térmico, sem pesar no rosto. No entanto, vale a pena avaliar o peso de cada modelo para encontrar aquele que resulte em mais conforto e relaxamento; Tamanho: a maioria dos modelos mede em média 22 centímetros, mas há algumas que cobrem até as orelhas e o nariz e, por esse motivo, são bem maiores. Portanto, essa escolha depende de como você se sente melhor para relaxar e dormir; Ajustes: grande parte do modelo de máscara para dormir conta com cintas ajustáveis para adequá-la ao tamanho da cabeça. Sendo assim, quanto maior a variação desse ajuste, maior será as possibilidades de compartilhar o seu uso; Material: para uso apenas doméstico, o modelo de veludo ou seda é uma boa escolha. Contudo, se vai utilizar também em suas viagens, prefira o algodão ou os tecidos modernos que, além de resistentes, possuem a capacidade de bloqueio total da luz; Características especiais: as máscaras com design diferenciado podem fazer a diferença na sua viagem. Como o modelo com bolsas abaixo dos olhos, que vedam a entrada da luz e previnem o inchaço excessivo dos olhos.
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: The Independent

Exemplos de máscaras inteligentes

Nos sites de financiamento coletivo, é possível encontrar diferentes modelos de máscaras inteligentes que prometem melhorar o sono. Por meio de combinações de sensores e aplicações para smartphones, os dispositivos conseguem monitorar roncos, atividades cerebrais e até mesmo o humor do usuário.

Sendo assim, confira abaixo alguns exemplos de máscaras smart.

Snore Circle

O Snore Circle é uma máscara para dormir que utiliza a tecnologia de indução para reduzir os roncos. Com informações obtidas por sensores capazes de reconhecer sons e movimentos associados a ruídos noturnos, o dispositivo passa a emitir vibrações que visam acalmar o repouso.

Além disso, essa máscara conta ainda com um app integrado, disponível para Android e iPhone. O programa permite monitorar as atividades durante o sono, como a quantidade de roncos interrompidos pelo serviço, horas dormidas, decibéis do barulho emitido, entre outras informações.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Familia Shop Dreamlight

A Dreamlight é uma máscara inteligente que promete melhorar a qualidade do sono. Por meio de um conjunto de LEDs, ela emite os tons específicos de luz que ajudam o usuário tanto na hora de dormir, quanto ao acordar. Assim descartando o susto ocasionado pelo alarme tradicional.

Além disso, por meio da aplicação da máscara, é possível selecionar músicas tranquilas, sons da natureza ou ruído branco, que são ouvidos pelo fone incorporado ao dispositivo.

Em soma, a máscara ainda garante um tratamento estético com luz infravermelha. Desse modo, ativa a circulação sanguínea na área dos olhos enquanto o usuário dorme. Assim melhorando a saúde e a aparência da pele local.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Design News Lunna

O Luuna é uma máscara para dormir que tem embutido um eletroencefalograma (EEG), sensor capaz de registrar as atividades elétricas do cérebro. Sendo assim, consegue monitorar a qualidade do descanso de maneira detalhada, captando até mesmo quanto tempo o usuário passa na fase de sono profundo.

Além disso, com o auxílio de um chip que usa tecnologia de inteligência artificial, o dispositivo consegue ainda identificar o humor da pessoa. A partir disso, selecionar a música para que ela adormeça melhor.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Steemit

Modo de fazer sua própria máscara para dormir

Contudo, se você não se interessou por nenhuma máscara e prefira fazer uma em sua casa, não tem problema!

A seguir, assista o vídeo e entenda passo a passo de como fazer uma máscara para dormir.

Desse modo, agora que você sabe tudo sobre máscara de dormir, o próximo passo é comprar a máscara mais adequada para suas necessidades ou, melhor ainda, fazer você mesma sua própria máscara.

E então, gostou dessa matéria? Então agora confira os melhores chás para dormir.

Fontes: Guia 55, Tech Tudo

Fonte Imagem Destaque:

Essa matéria Máscara para dormir – Benefícios, tipos e critérios de compra foi criada pelo site Área de Mulher.