ÁREA DE MULHER Mãos macias – Dicas de como cuidar das mãos e mantê-las saudáveis

Mãos macias – Dicas de como cuidar das mãos e mantê-las saudáveis

Ter mãos macias e hidratadas é o desejo de todo mundo, mas devido as agressões diárias elas podem ficar ressecadas e precisando de cuidados. Essa matéria Mãos macias – Dicas de como cuidar das mãos e mantê-las saudáveis foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Usamos nossas mãos para praticamente tudo que fazemos. Desse modo, elas acabam sendo a parte do nosso corpo que fica mais exposta à agressões, como água, poluição, produtos químicos, calor, frio e etc. Tudo isso acaba afetando as mãos e deixando-as ressecadas e ásperas, e as vezes até machucadas. Mas, felizmente com alguns cuidados básicos é possível manter as mãos macias.

Assim como fazemos com a pele do rosto e o cabelo, mantendo rotinas de cuidados específicos, as nossas mãos também merecem cuidados especiais. Para ter mãos hidratadas e macias não precisa de muito, apenas incluir na sua rotina diária algumas mudanças de hábitos e inclusão de outros que o problema é resolvido.

Portanto, hoje iremos conhecer algumas dicas valiosas de cuidados para deixar as mãos macias e saudáveis. Além de uma receita caseira de máscara de hidratação para essa parte do corpo.

Dicas de como ter mãos macias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Yes Cosmetics

Como dito anteriormente, as mãos estão sempre expostas. Sendo assim, o primeiro passo para ter mãos macias é protegê-las dessas agressões. Feito isso, incluir na sua rotina uma hidratação para essa parte do corpo já é suficiente para manter as mãos hidratadas e muito mais bonitas, bem como essas dicas valiosas.

Proteção

Proteger as mãos das agressões cotidiana é essencial para ter mãos macias. E como sabemos, não dá simplesmente para fugir das tarefas domésticas, então é muito importante usar luvas sempre que entrar em contato como produtos químicos. Além disso, sempre após retirar as luvas, remova por completo o talco que pode ter ficado em contato com a pele.

Limpeza

A limpeza das mãos é outra parte muito importante dos cuidados. Por isso, o ideal é investir em sabonetes, seja em barra ou líquido, com fórmulas hidratantes. Desse modo, além de higienizar a pele, sabonete irá ajudar a manter a integridade da pele, ao mesmo tempo que cria uma espécie de barreira protetora. E após a lavagem o ideal é aplicar um creme hidratante.

Hidratação ao longo do dia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Minuto Saudável

Para ter mãos macias a hidratação é fundamental. Por isso, mesmo após hidratá-las após a lavagem, é importante hidratar também ao longo do dia. Só assim é possível manter as mãos hidratadas e sem fissuras, prevenindo o ressecamento e também o surgimento de alergias. Tenha sempre um hidratante para mãos na bolsa para aplicar durante o dia. Aqueles que contam com ureia, manteiga de karité e óleos vegetais em sua composição são ótimos para isso.

Hidratação noturna para mãos macias

Essa dica é para casos de ressecamento extremo. A hidratação noturna é uma ótima forma de revitalizar a pele no momento de descanso e devolver a maciez da pele. Por isso, é importante aplicar uma boa camada de creme hidratante e envolver a mão com uma luva de algodão ou plástico filme antes de dormir. No caso do plástico, ele aumenta a temperatura e potencializa a ação dos ativos hidratantes na pele.

Proteção solar

Engana-se quem acha que só a pele do rosto precisa de proteção solar para evitar as manchas. Sendo assim, para prevenir o aparecimento manchas no dorso da mão decorrentes da exposição solar o uso de protetor solar é indispensável. Além de prevenir as manchas, o protetor solar nas mãos também evita a formação de lesões cancerígenas nessa parte do corpo.

Temperatura da água

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
CNN Brasil

A temperatura certa da água é muito importante para a pele do corpo inteiro. Sendo assim, o ideal é evitar água muito quente por muito tempo, que retira mais facilmente a gordura e hidratação da pele, incluindo a das mãos. O melhor mesmo é usar água fria, quando muito morna.

Beber muita água

Essa dica já é batida, mas sempre válida. A água chega a todas as partes do corpo, e a falta dela é uma das principais causas da pele desvitalizada e ressecada. Por isso é muito importante beber muita água ao longo do dia. O seu corpo agradecerá e as mãos também.

Esfoliação

A esfoliação é um tipo de tratamento que deve ser feito moderadamente e sempre acompanhada de uma hidratação em seguida, o ideal é uma vez por semana. Uma boa opção de esfoliação caseira para mãos é uma mistura de açúcar com mel e fazer uma leve massagem sobre a pele para remover as células mortas. Essa mistura também funciona bem para os calcanhares.

Receita caseira de máscara para ter mãos macias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Lookaholic

E para finalizar, selecionamos uma receita caseira muito prática e acessível, feita com ingredientes naturais para deixar as mãos macias e hidratadas. A maior vantagem dessa máscara é que além de hidratar ela promove uma esfoliação suave. Os resultados já podem ser notados após a primeira aplicação.

Ingredientes

2 colheres de aveia 3 colheres de leite 1 colher de mel

Modo de preparo e uso 

Primeiramente, misture apenas a aveia com o leite. Em seguida acrescente o mel e continue mexendo até formar uma mistura homogênea, semelhante a um creme. Depois, com as mãos limpas é só aplicar a máscara e com movimentos circulares vai esfregando uma mão na outra. Quando a mistura estiver quase seca, enxágue bem as mãos e aplique um hidratante.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável.

Fontes: Dicas de Mulher Mundo Positivo Blog Pró-Corpo

Imagens: Jasmine Yes Cosmetics Minuto Saudável CNN Brasil Lookaholic 

Essa matéria Mãos macias – Dicas de como cuidar das mãos e mantê-las saudáveis foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas