ÁREA DE MULHER Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção

Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção

As manchas durante a gravidez podem aparecer por diversos motivos, como fatores hormonais ou genética. Saiba como prevenir e tratá-las. Essa matéria Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O aparecimento de manchas durante a gravidez é mais comum do que se imagina. Chamadas cientificamente de melasmas ou cloasmas gravídicos, essas manchas escuras tendem a aparecer, na maioria das vezes, no rosto. No entanto, também podem surgir em outras partes do corpo como, por exemplo, nos mamilos, axilas e barriga.

As manchas durante a gravidez são causadas por diversos fatores como as alterações hormonais típicas da gestação, os fatores genéticos ou até mesmo pela exposição excessiva ao sol.

Estas manchas aparecem, geralmente, por volta dos 6 meses de gestação e apesar de serem mais comum em grávidas, também podem surgir em mulheres na menopausa ou nas que possuem ovário policístico, por exemplo.

Ademais, é importante ressaltar que se não tratadas, as manchas durante a gravidez podem se tornar permanentes. Portanto, nós, da Àrea de Mulher, separamos ótimas dicas de como prevenir e tratar esse problema que gera tanto incômodo para as mamães. Continue por aqui para conferir.

Principais causas do melasma

Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção

Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção

Area de Mulher
Imagem: Windsor dermatology

O melasma é um transtorno dermatológico que provoca manchas escuras ou marrons na pele. Apesar de não ter uma causa específica, esse problema está quase sempre relacionado à genética, alterações hormonais, gravidez, uso de anticoncepcionais e, principalmente, à exposição solar.

Manchas durante a gravidez, como tratar?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Imagem: Fortíssima

Durante a gravidez não é recomendado que se use muitos produtos para a pele, no entanto, é mais que recomendado que a grávida utilize filtro solar todos os dias e também cremes hidratantes com vitamina C.

E, então, após o nascimento, é possível realizar alguns procedimentos estéticos que ajudam no tratamento das manchas na pele, como, por exemplo:

Uso de ácidos – Os ácidos mais utilizados para tratar as manchas durante a gravidez são o glicólico, retinóico, adapaleno e o azelaico. Devem ser usados antes de dormir e possuem a função de estimular a produção de colágeno e promover a renovação celular da pele. Cremes clareadores – Os cremes clareadores, assim como os ácidos, devem ser usados diariamente, pela noite. Esse tratamento é gradual e lento. No entanto, apresenta melhoras significativas. Peeling – Os peelings ajudam a remover as células mortas e o pigmento escuro do rosto. É recomendado que se faça de 3 a 5 sessões, com intervalos de 2 a 4 semanas. Aliás, é importante ressaltar que esse tratamento é contraindicado durante a gestação. Laser ou luz intensa pulsada – O laser ou luz pulsada são indicados para manchas que não saíram mesmo que com o auxílio de cremes e peelings. É recomendado que se faça dez sessões semanais. (Contraindicado para gestantes, podendo causar danos ao feto)

Manchas durante a gravidez – Prevenção

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Imagem: Pinheiros Cosméticos

Infelizmente, ainda não há uma forma totalmente eficaz para prevenir as manchas durante a gravidez. Contudo, é possível amenizá-las seguindo alguns passos, como, por exemplo, evitar a exposição solar, principalmente entre às 10h e às 16h.

E, quando a exposição ao sol for inevitável, além de um bom protetor solar, é importante contar com a ajuda de acessórios como chapéu ou boné e óculos de sol.

Por fim, vale ressaltar que outros hábitos saudáveis e cuidados também devem ser incluídos na rotina das futuras mamães, como uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite que está por aqui e confira também: Problemas de pele – 7 doenças que causam mancha na pele.

Fontes: Tua Saúde, Mustela, Derma Club, Cordvida.

Fontes das imagens: Pinterest, Windsor dermatology, Fortíssima, Pinheiros Cosméticos. 

Essa matéria Manchas durante a gravidez – Causas, tratamentos e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas