ÁREA DE MULHER Mancha vermelha na pele – Principais causas do problema

Mancha vermelha na pele – Principais causas do problema

A pele com mancha vermelha pode significar doenças e infecções como alergia, sarna e até câncer de pele, precisando de avaliação médica. Essa matéria Mancha vermelha na pele – Principais causas do problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Mancha vermelha na pele pode significar diversas doenças, como alergia ou rubéola. Sendo assim, sempre que notar esse sintoma na pele, é importante consulta um médico dermatologista.

Em suma, o tratamento vai depender de qual doença for identificada, podendo variar entre o uso de pomadas e remédios orais, sendo analgésicos, antibióticos ou anti-inflamatórios.

Causas das manchas vermelhas na pele

Agora, veja as doenças mais associadas ao aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Alergia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Magscan

A mancha vermelha de alergia pode ser de tamanho médio, acompanhada de coceira e podendo ficar cheia de líquido. Em suma, pode aparecer após o contato com pelos de animais, plantas, picadas de insetos ou remédios.

Sendo assim, remédios para alergia são usados para tratar desse incômodo, como corticoides em comprimido ou pomadas.

Micose

A micose provoca manchas vermelha que afetam grandes áreas do corpo, podendo formar até bolhas e descamação. Desse modo, remédios antifúngicos e até antibióticos são receitados pelo dermatologista.

Mancha vermelha de psoríase

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Area de Mulher
Fonte: Atlas da Saúde

Doença de pele crônica, mas não contagiosa, que provoca as manchas vermelhas e descamação da pele, podendo até rachar, coçar e sangrar. Normalmente, a psoríase vem do fator genético e não existe cura até o momento. Com isso, ela aparece em momentos de estresse, tempo frio e alto consumo de álcool.

Rubéola

As manchas vermelhas da rubéola são pequenas, com uma pequena elevação e coceira. Normalmente, aparecem no rosto e atrás das orelhas, se espalhando pelo corpo e sumindo em três dias. Então, o tratamento é feito com analgésicos para controle.

Lúpus

Essa doença provoca as manchas vermelhas de forma plana ou com  elevações, podendo aparecer em qualquer parte do corpo. Contudo, ainda que lúpus não tenha cura, por ser uma doença crônica, remédios corticoides são recomendados para diminuir os sintomas.

Zika vírus, dengue, chikungunya

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: MD Saúde

O mosquito Aedes aegypti transmite os vírus dessas doenças, que provocam manchinhas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de coceira, febre e dores musculares, além de dores nas juntas.

Rosácea

Rosácea é uma doença sem cura, que aparece e some sozinha. Em suma, é comum entre mulheres de 30 a 50 anos, mas os homens também podem ter. Além disso, a vermelhidão vem com bolinhas que lembram acne, sensação de calor e ardência, principalmente nas áreas do nariz e rosto.

Sarna

A escabiose, conhecida como sarna, é causada por um ácaro e é contagiosa de pessoa para pessoa. No geral, sintomas são as manchas avermelhadas, acompanhadas de coceira intensa, que normalmente aparecem nas mãos, dedos, punhos axilas e genitais. Desse modo, o tratamento depende da gravidade da infecção, podendos er com cremes ou remédios orais.

Vermelhidão de catapora

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Area de Mulher
Fonte: Ministério da Saúde

Pequenas bolhas e manchas vermelhas aparecem em todo o corpo, com coceira intensa, sendo comum em crianças. Então, o repouso e remédios anti-inflamatórios são recomendados por médicos.

Sarampo

O sarampo parece catapora, mas as manchas não coçam. Na verdade, elas doem e se espalham bem rápido pelo corpo. Sendo assim, deve-se tomar muita água e repousar, e o médico vai recomendar o remédio adequado.

Mancha vermelha de brotoeja

A brotoeja causa vermelhidão e bolinhas vermelhas que ardem, sendo principalmente no rosto, pescoço, peito, costas e coxas. Contudo, não existe tratamento certo, sendo recomendado colocar compressas frias na região em que as brotoejas aparecem.

Dermatite

Existem três tipos de dermatite:

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Area de Mulher
Fonte: Michelle Diniz Dermato atópica: doenças crônica, de origem genética, que provoca erupções vermelhas que coçam, ressecam a pele e, consequentemente, formam crostas; seborreica: é um inflamação crônica em locais específicos da pele, como couro cabeludo, sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas. Normalmente, períodos de estresse, temperaturas frias ou banhos muito quentes fazem com que ela apareça, caracterizada por escamas brancas, coceira e ardência na região com vermelhidão; de contato: também é uma inflamação da pele, provocada pelo contato com plantas, medicamentos, cosméticos, tecidos sintéticos, detergentes ou bijuterias com níquel. Além disso, as manchas vermelhas na pele são acompanhadas de bolinhas, dor, coceira e queimação, além de aspereza e fissuras na pele.

Com isso, as dermatites costumam ser tratadas com pomadas e cremes corticoides, dependendo da orientação do médico.

Câncer de pele também provoca mancha vermelha

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Mancha vermelha na pele – Descubra as causas

Area de Mulher
Fonte: Minha Saúde

O câncer de pele, os tumores cutâneos, pode provocar manchas ou feridas vermelhas de formato irregular, que aumentam ao longo do tempo, podendo até sangrar. Sendo assim, a consulta com médicos é essencial, pois o tratamento pode envolver cirurgia, quimio ou radioterapia, já que a doença pode levar à morte.

Fontes: Tua Saúde, Medprev

Imagens: GPS Life Time, Michelle Diniz Dermato, Minha Saúde, Magscan, Atlas da Saúde, MD Saúde, Ministério da Saúde

Essa matéria Mancha vermelha na pele – Principais causas do problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas