Lipoaspiração – Como é feita, riscos, pós-operatório e resultados

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais comuns no meio estético. Mas é necessário se informar bem antes do procedimento.

A lipoaspiração é um recurso utilizado por muitas mulheres e homens para proporcionar o emagrecimento rápido e eficaz. Dentre as cirurgias plásticas, é uma das mais procuradas. Basicamente, ela retira o excesso de gordura localizada de determinada área do corpo como, por exemplo, a barriga, as coxas, costas ou braços. De forma que, também, ajuda a melhorar o contorno do corpo.

Apesar de ser uma cirugia rápida e tecnicamente simples, muitas coisas devem ser levadas em conta. É necessário procurar uma clinica e um cirurgião de confiança. Também é essencial que se faça diversos exames para garantir que o organismo está saudável e forte o suficiente para receber a anestesia, que nesse caso é geral.

Como a lipoaspiração é feita?
Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Area de Mulher
Fonte: Drfernandorodrigues

Depois de feita a bateria de exames e testificado que a pessoa está apta para a cirurgia, o cirurgião plástico indica a administração da anestesia. Normalmente é aplicada a geral ou sedação intravenosa. Dessa forma, à medida que a anestesia vigora, é iniciada a delimitação da área o qual será retirada a gordura.

Em seguida, são feitos alguns furinhos em diversas regiões. Onde é introduzido um líquido estéril, que tem a função de diminuir o sangramento. Sendo assim, o corpo já está preparado para que seja introduzido o tubo designado à soltar a gordura em excesso na região. A partir do momento que a gordura se “desprende da carne”, ela é aspirada através de um dispositivo médico acoplado ao tubo fino.

Quanto a duração da cirurgia, tudo depende da área e da quantidade de gordura a ser retirada. Sendo que, de acordo com os médicos, pode variar desde alguns minutos a algumas horas.

Além de remover a gordura, durante a lipoaspiração o médico pode ainda fazer lipoescultura. Nesse caso, se consiste em utilizar a gordura retirada e colocá-la noutro local do corpo. O qual visa melhorar o contorno do corpo. Ou seja, com uma cirurgia só, é possível remover gordura localizada da barriga, por exemplo, e, depois, colocá-la no bumbum para aumentar o volume.

Sintomas da TPM – O que é, quais são e como identificar × Riscos da lipoaspiração
Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Area de Mulher
Fonte: Mario Farinazzo

É necessário que se faça uma seleção e pesquisa de campo bastante ampla, afim de evitar-se riscos e maiores complicações. Na verdade, os maiores riscos envolvem defeitos no contorno do corpo, infecções, êmbolos, hematomas ou alterações permanentes da cor da pele.

No entanto, o risco mais comum são as equimoses. De qualquer forma, depende da localização e tamanho da área tratada, da duração do procedimento e dos fatores individuais. O edema também é um mal frequente, e geralmente persiste por várias semanas. Em algumas áreas, como tornozelos e panturrilhas, pode persistir por seis meses ou um ano.

Hiperestesia são comuns após o procedimento. Mas melhoraram gradualmente em três a seis meses após a cirurgia. Já a hiperpigmentação, pode-se dizer que é uma condição mais rara. Porém, caso apareça, vai diminuindo com o tempo. Em casos mais graves, responde bem ao tratamento com agentes tópicos.

Segundo os médicos, se submeter à uma lipoaspiração excessivamente agressiva pode levar a seromas. O seroma é, basicamente, o acúmulo de líquido embaixo da pele. Nesse caso, será preciso realizar uma drenagem para retirar o excesso.

Já a infecção, de acordo com dados, é extremamente incomum, chegando a ser menos de 1% dos casos. Infelizmente, pode se provocada pela uma combinação de técnica estéril, pequenas incisões e os efeitos antibacterianos da lidocaína.

Pós operatorio da lipoaspiração
Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Area de Mulher
Fonte: Diariodorio

Mas nem para quem quer um resultado imediato, a lipo é solução. Isso porque nenhum procedimento cirúrgico estético, incluindo a lipoaspiração, mostra resultado imediato. Após a lipo, a região operada leva um tempo para desinchar. Para ver o resultado, é preciso esperar a região se recuperar. Sendo assim, após o segundo ou terceiro mês de pós-operatório, é possível perceber uma sucinta diminuição do edema e, consequentemente, ter uma ideia do resultado. Contudo, o resultado verdadeira só pode ser visto após seis meses.

O pós-operatório é exatamente igual à qualquer outro procedimento cirúrgico. As pequenas incisões – de cerca de um centímetro – que são feitas para inserir a cânula, se curam facilmente. Os especialistas recomendam que a paciente dedique-se a tratamentos fisioterápicos complementares no pós-operatório. Drenagens linfáticas, por exemplo, são perfeitas para minimizar os efeitos do edema e ajuda na cicatrização da região operada. Além disso, é extremamente necessário uso de cintas modeladoras por, no mínimo, um mês, para ajudar a dar firmeza à pele.

Além disso, outro fato pouco conhecido é que só se pode tomar banho após três dias da cirurgia. E os pontos só são retirados ao final de oito dias.

Resultados da lipoaspiração
Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Lipoaspiração - como é feita, riscos, pós operatório e preços

Area de Mulher
Fonte: Sbplastica

O objetivo da lipoaspiração é deixar o corpo mais delineado, portanto, não é focado em perder peso. No caso, isso é apenas uma consequência. Sendo assim, deixa um corpo mais bonito e delgado. No entanto, como mencionado anteriormente, é só após alguns meses os resultados podem ser melhor observados, pois a pessoa já não está inchada.

O melhor desta cirurgia estética é que praticamente não deixa cicatrizes. Como os buraquinhos são, realmente, pequenos e feitos em locais onde é difícil serem vistos (como nas dobras ou no interior do umbigo), é uma excelente solução para quem deseja perder gordura localizada sem muito esforço.

Afinal, curtiu essa matéria? Saiba mais sobre quanto custa uma lipoaspiração? Como é feita e partes mais lipoaspiradas.

Fontes: Drauziovarella, Tua saúde, Pebmed.

Imagem de Destaque: A Revista da Mulher

Essa matéria Lipoaspiração – Como é feita, riscos, pós-operatório e resultados foi criada pelo site Área de Mulher.