ÁREA DE MULHER Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto

Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto

A ingestão do limão na gravidez pode trazer diversos benefícios tanto para a saúde do bebê quanto para o bem-estar da mamãe. Essa matéria Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Se você está esperando por um bebê, sem dúvida, já deve ter ouvido falar que o limão na gravidez traz inúmeros benefícios para o funcionamento do organismo, não é mesmo? Mas, afinal, será que isso é mito ou verdade?

Bom, a boa notícia é que, por ser uma fruta rica em vitamina C, o consumo do limão na gravidez é sim muito benéfico, além de seguro e eficaz. No entanto, é importante que essa ingestão seja feita corretamente, sem exageros, até porque, tudo quando é realizado em quantidades maiores que o necessário pode causar sérios problemas.

Ademais, ficou curioso para saber mais sobre os benefícios e a forma correta de tomar limão na gestação? Então, continue por aqui para conferir.

Benefícios do limão na gravidez

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Naver

Melhora a absorção do ferro dos alimentos

A presença de ferro na mulher grávida é essencial para o bom desenvolvimento do feto e para o combate à anemia. Por isso, é importante, que além de ingerir alimentos ricos na vitamina, a grávida tenha o hábito de ingerir limão. Aliás, a fruta ajuda o organismo a absorver o ferro existente nos alimentos.

Alívio dos enjoos



via GIPHY

Não poderíamos deixar de falar sobre os enjoos que acontecem, principalmente, durante os primeiros meses de gravidez. Uma ótima opção para aliviar esses sintomas é beber algumas gotas de limão com água, logo cedinho, em jejum.

Regula o intestino

Aquela velha historinha de que é normal grávida ficar constipada, não para de um mito! Aliás, caso você sinta dificuldades em ir ao banheiro durante a gravidez, é mais que importante incluir na sua rotina um copo de suco de limão, já que a fruta ajuda a regular o trânsito intestinal.

Limão na gravidez – Alcaliza o corpo

O limão na gravidez ajuda a manter os níveis de pH do corpo equilibrados e também mantém a alcalinidade da grávida, aliviando sintomas de acidose.

Portanto, procure beber um copo de água com algumas gotas de limão todos os dias, para preservar os níveis alcalinos do organismo e colaborar no desenvolvimento do bebê.

Facilita o trabalho de parto



via GIPHY

Beber suco de limão com mel facilita o processo de parto. No entanto, é recomendado que a ingestão comece no 5º mês de gestação e que, antes de incluir a fruta na dieta, é importante consultar o(a) sr(a) médico(a) ginecologista.

Faz bem para os ossos do bebê

O limão por ser rico em magnésio e cálcio, melhora a saúde e o desenvolvimento do bebê. Além disso, também proporciona esses benefícios para a mamãe.

Limão na gravidez – Melhora a pressão arterial

Tomar água com limão na gravidez melhora a pressão arterial e fortalece os vasos sanguíneos, os mantendo flexíveis. Além disso, a fruta também reduz os níveis de colesterol no sangue.

Previne infecções

O limão é rico em propriedades diuréticas, portanto, é benéfico para a manutenção das funções renais saudáveis, prevenindo assim infecções urogenitais.

Limão na gravidez – Alivia os inchaços nos pés

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Revista Crescer

Os pés inchados na gravidez, também conhecidos como edemas, são muito comuns. Então, para aliviar essa condição desconfortável e dolorosa, é recomendado que a grávida tome água com limão todos os dias, pois alivia a dor e ajuda a reduzir o inchaço dos pés.

Tem ação antioxidante

De acordo com o livro Super Drinks for Pergnancy de Fiona Wilcock, acredita-se que o consumo do suco de limão, quando feito regularmente, pode ajudar a remover as toxinas do corpo, ou seja, tem ação antioxidante.

Aumenta a imunidade

Por ser rica em vitamina C, o limão ajuda a melhorar a imunidade do corpo e combate vírus e bactérias. Além disso, ele também ajuda na prevenção de infecções como, por exemplo, gripes, resfriados e febres.

Como preparar água com limão? +Dicas

Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto

Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto

Area de Mulher
Dicas de Casa

Escolha um limão saudável e maduro, corte-o ao meio e extraia o suco de uma das partes. Adicione um copo de água e prontinho. Observação: caso você ache muito ácido, você pode adoçar a mistura com mel ou açúcar mascavo.

Ademais, antes de incluir o suco de limão na sua rotina, é importante que converse com seu médico, já que em alguns casos o uso da fruta pode ocasionar em problemas como azia.

Além disso, é importante que se faça um gargarejo após beber a água com limão, já que a fruta pode causar manchas e problemas dentários.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Limão na geladeira – Como guardar, conservar e tempo de consumo.

Fontes: Andreia Friques, Informe Brasil.

Fontes das imagens: Naver, Pinterest, Dicas de Casa, Revista crescer.

Essa matéria Limão na gravidez, faz bem? Mitos e verdades sobre o assunto foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas