ÁREA DE MULHER Lábios secos – Causas e tratamentos do problema e como evitar

Lábios secos – Causas e tratamentos do problema e como evitar

O inverno tá quase aí trazendo a estação mais ressecada do ano. Bem, e o resultado disso? muitos lábios secos. Apesar disso, existe prevenção.

Area de Mulher

O verão tá quase acabando e já já o inverno está virando a esquina, e com ele vêm também o terror de muitas: os lábios secos. Além da temperatura, o ventoo clima seco, a desidratação e a exposição ao sol. Em certos casos, reações alérgicas também podem ocasionar o ressecamento dos lábios. Isso porque o uso de batons e pastas de dentes, ou ainda ingestão de certos alimentos e bebidas podem acabar tendo algum ingrediente danoso.

Felizmente, o tratamento é simples e consiste basicamente na hidratação diária do lábios. A famosa manteiga de cacau é a mais procurada por muitas. Mas existem outras alternativas que funcionam tão bem quanto ou talvez ainda melhor e mais profundamente. Dependendo do grau de secura dos lábios.

O que causa lábios secos
Lábios secos - o que causa, como cuidar e evitar no futuro

Lábios secos - o que causa, como cuidar e evitar no futuro

Area de Mulher
Fonte: OHoje

Biologicamente, os lábios não possuem glândulas sebáceas, ao contrário de outras partes da pele, como a do rosto, por exemplo. Ao invés disso, são cobertos apenas por uma mucosa. Por isso, são muito mais sensíveis aos agentes externos. A falta de uma camada protetora de gordura e a espessura fina da mucosa deixam os lábios ressecados e rachados com mais facilidade.

E não é aconselhável passar a língua nos lábios, pode ser um alivio na hora, mas é algo apenas momentaneo. Isso porque a saliva possui enzimas digestivas que agridem a mucosa da boca. Por esse motivo, esse hábito deve ser evitado, pois deixa os lábios ainda mais ressecados.

O motivo de os lábios ficarem ainda mais secos durante o inverno é que a estação é marcada por baixa taxa de umidade. E ainda acompanhada de vento e do próprio frio – às vezes com sol – aumentam ainda mais a sensibilidade da área.

O que também não é muito falado, é que o simples hábito de respirar pela boca também pode ser prejudicial. A passagem do ar pela boca pode ressecar ainda mais os lábios.

Algumas vitaminas também são essenciais para a hidratação dos lábios.  Por exemplo a falta de vitamina B, presente em frango, abacate, banana e feijão, favorece o surgimento dos lábios ressecados. Ao mesmo tempo, o excesso de vitamina A, presente em manteiga, queijo, ovos e cenoura, pode deixar os lábios rachados, outro sintoma é a pele ficar mais alaranjada.

É importante também se atentar à composição dos batons, aqueles que contém chumbo também são prejudiciais para a saúde dos lábios.

Período Fértil – O que é, o que significa, quando acontece e sintomas × Como tratar os lábios secos
Lábios secos - o que causa, como tratar e evitar no futuro

Lábios secos - o que causa, como tratar e evitar no futuro

Area de Mulher
Fonte: Mdemulher

Os especialistas recomendam hidratar os lábios frequentemente, se possível, diariamente. Mas, principalmente, é preciso redobrar os cuidados nas épocas mais frias do ano. Também é preciso se atentar ao uso de medicamentos que ressecam a pele, como isotretinoína. “Quanto mais cedo começar a hidratar, menor a chance de desenvolver alterações mais intensas.

Sendo assim, os produtos que promovem uma hidratação mais eficaz são os ricos em pantenol, ácido hialurônico, óleo de jojoba e lipídeos que realmente assumem a função de proteger a mucosa.

Dessa forma, segue abaixo o top cinco de melhores produtos

1- Lip balm: é um hidratante labial que apresenta substâncias como manteiga hidratante, óleo antioxidante, vitamina E e até colágeno. Ele também previne  e trata o ressecamento a partir da primeira aplicação.

2- Pomada cicatrizante: como diz o nome, têm o objetivo de cicatrizar. Portanto, só deve ser usada em caso de lábios ressecados e feridos;

3- Gloss: É um produto que visa dar brilho ao invés de hidratar. Contudo, forma uma película protetora que impede a evaporação da água;

4- Vaselina: Pode ser usada sozinha ou com outros ativos hidratantes. É um produto que gera uma película protetora e garante a recuperação natural da pele;

5- Manteiga de cacau: bálsamo caseiro para os lábios que hidrata e cria uma camada protetora contra temperaturas baixas e ressecamento.

É importante hidratar os lábios secos não só durante o dia, mas durante a noite também. Então, abuse dos produtos acima citados antes de dormir.

Como evitar lábios secos Aposte no batom

A hidratação ainda pode estar associada ao uso do batom. É só se atentar à composição, já que hoje algumas marcas investem também na hidratação. De modo que procuram criar uma barreira contra agressões exteriores e até evitar que a pessoa crie o hábito de molhar os lábios com saliva. Contudo, é melhor que opte pelas versões cremosas e hidratantes, pois os mates não auxiliam na hidratação.

Beba bastante água

Beber bastante água é fundamental para nossa saúde e, claro, para hidratar os lábios. A desidratação compromete a produção do líquido que sustenta a pele e facilita a secura.

Cuidado com as feridas no canto da boca

Algumas pessoas possuem os lábios tão intensamente secos que desenvolvem feridinhas nos cantos da boca. Essas são chamadas pelos médicos de queilite angular. Basicamente, é uma inflamação que pode ter relação com colonização de bactérias e fungos. Por isso, nestes casos, não adianta somente hidratar. De forma que é necessário procurar um dermatologista para tratar o quadro da forma correta.

Não faça esfoliação

Apesar de ser sempre indicado e popular nas mídias sociais, o ato de esfoliar a boca é a principal causa da piora dos lábios ressecados. Segundo os especialistas, tende a prejudicar a barreira que protege a mucosa e expor mais ainda a pele.

Evite a saliva

Um dos grandes vilões dos lábios ressecados é a tendência que algumas pessoas cultivam de tentar hidratar a boca com saliva. Como já citado anteriormente, esta substância, por si só, aumenta a irritação na boca.

Não arranque pele do lábio

Nós entendemos que é uma grande tentação, mas tente evitar ao máximo arrancar pelinhas que surgem como resultado da descamação. Pois elas também atuam como uma forma de proteção e seu descolamento prejudica o ciclo natural de troca de tecido. Além de que podem causar feridas.

Quem apresentar lábios secos com frequência deve procurar um dermatologista! Pois assim, poderá analisar com cuidado as causas. Pois há a possibilidade de ser alguma doenças sérias, como queilite actínica, um quadro que pode evoluir para câncer de pele.

Gostou dessa matéria? Leia também 7 causas mais comuns de pele seca ou ressecada.

Fonte: Tuasaude, ativosaude, medicoresponde

Imagem de destaque: Transformese

Essa matéria Lábios secos – Causas e tratamentos do problema e como evitar foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas