ÁREA DE MULHER Infertilidade, o que é? Causas para homens e mulheres + tratamentos

Infertilidade, o que é? Causas para homens e mulheres + tratamentos

A infertilidade pode acontecer por problemas na formação, genética, disfunções na ovulação, endometriose e problemas imunológicos, por exemplo. Essa matéria Infertilidade, o que é? Causas para homens e mulheres + tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Apesar de pouco se ouvir falar sobre a infertilidade, o problema gera grande preocupação em milhares de pessoas, sendo elas, segundo a OMS (Organização mundial da saúde), 15% da população mundial. Para quem ainda não sabe, ser infértil significa não conseguir ter gravidez.

A infertilidade pode acontecer por diversos causas, como, por exemplo, problemas na formação, genética, disfunções na ovulação e doenças como endometriose e problemas imunológicos.

No entanto, ser infértil não deve ser motivo para desistir do sonho de ter filhos, já que por meio da medicina, é possível investir em tratamentos. Sendo assim, confira a seguir todas informações sobre o que é, quais as causas e tratamentos para a infertilidade.

O que é infertilidade?

Infertilidade: Causas

Infertilidade: Causas

Area de Mulher
Mater prime

Ser infértil, apesar do que muitos pensam, não é perder totalmente 100% das chances de gravidez. Define-se infertilidade como a ausência da gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de qualquer método contraceptivo.

Portanto, após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar o auxílio de um profissional. É claro, que a avaliação pode ser feita em um prazo de tempo menor. Por exemplo, mulheres a partir dos 35 anos, devem procurar ajuda após 6 meses de tentativa.

Existem dois tipos de infertilidade, sendo elas: Primária: Quando não há gestação anterior; Secundária: se já houve alguma gravidez.

Causas

infértil - causas

infértil - causas

Area de Mulher
WTop

As causas da infertilidade são diversas, tanto para homens quanto para as mulheres. Entre elas, está por exemplo, tentar engravidar após uma determinada idade, já que, ao envelhecer, os gametas femininos e masculinos vão se tornando incapazes de gerar uma gravidez.

No entanto, separamos abaixo, os possíveis fatores que podem causar a infertilidade em mulheres e homens.

Mulheres:

Mulheres que não ovulam adequadamente ou apresentam menstruações irregulares, podem sofrer com a infertilidade. Essas características podem estar ligadas a doenças como, por exemplo, a Síndrome dos Ovários Policísticos e Endometriose.

No entanto, outras doenças também podem ser um fator de risco, como tumores, hipotireoidismo, e deficiências enzimáticas raras.

Homens:

Já para os homens, a causa principal da infertilidade é o mal funcionamento do sistema reprodutor, em produzir e transportar os espermatozoides. Portanto, caso haja alterações nesse processo, o paciente pode ser considerado infértil.

Os principais fatores que causam esse problema são: a varicocele, alterações hormonais, infecções, exposição a toxinas, genética e obstrução dos ductos de transporte.

Tratamentos para infertilidade

Infertilidade: tratamento

Infertilidade: tratamento

Area de Mulher
Mais fert

Em síntese, os principais tratamentos para infertilidade são:

Fertilização In Vitro (FIV); Relação sexual programada (Coito programado); Inseminação intrauterina; Indução da ovulação; Transferência intratubária de gametas; ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide).

Além disso, segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, há outros fatores que podem ajudar no tratamento para infertilidade, como, por exemplo: não tentar engravidar tarde, prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, evitar baixo peso ou obesidade e, por fim, não fazer o uso de cigarros.

Então, o que achou sobre nossa matéria sobre infertilidade. Aproveite para conferir também: Função dos ovários, qual é? O que são e suas principais características.

Fontes: Gineco, Gineco 2, Procriar, Minha Vida.
Fontes das imagens: Mais Fert, Bonvena, Mater Prime, WTop.

Essa matéria Infertilidade, o que é? Causas para homens e mulheres + tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas