Golden Milk – O que é, benefícios, quando e quem pode tomar e receita

O golden milk, ou leite dourado, é uma mistura que vêm fazendo sucesso e promete trazer uma diversidade de benefícios à saúde.

Originado diretamente da medicina hinduista Ayurvedica, o golden milk promete curar não apenas o corpo, como também a mente. Apesar de estar se popularizando na cultura ocidental por agora, a bebida já existe há milhares de anos. Segundo a filosofia Ayurvédica, que significa “ciência da vida”,  o bem-estar só pode ser alcançado se houver harmonia entre o corpo, a mente e alma.

E foi a partir disso que nasceu a receita feita com leite vegetal e especiarias. Inclusive, a fama vem até mesmo inspirando outras diversas receitas. Isso porque o liquido tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ajudar na imunidade e no controle da ansiedade.

O que é golden milk

Golden Milk - o que é, benefícios, como e quem pode tomar

Golden Milk - o que é, benefícios, como e quem pode tomar

Area de Mulher
Fonte: blog.nacaoverde

O seu nome foi dado não apenas em referência à sua cor, mas também ao seu valor nutricional de ouro. A cúrcuma é responsável pelo dourado da bebida. Também popularmente conhecida como açafrão-da-terra, ela está muito presente na culinária indiana. Devido à suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas a curcumina, composto da cúrcuma, é indicada na Índia para qualquer doença imaginável, da gripe à inflamação, à depressão e até ao câncer.

Apesar de a India ser um país socialmente dividido por castas, o Golden milk é oferecido para crianças de qualquer classe. Através de seu mix de especiarias traz também o açafrão, a canela, pimentas preta e vermelha, cardamomo e leite. Geralmente servido quente, possui um sabor único e delicioso, com toque picante no início e final mais doce por conta do leite.

Para o que serve

Não há como especificar uma só justificativa para ingerir o golden milk. É necessário compreender que sua combinação é autêntica e aumenta os níveis de dopamina e serotonina. Estes são neurotransmissores que oferecem sensação de conforto e bem-estar. Além disso, ajuda no controle dos sintomas de estresse e ansiedade. Tudo isso é suficiente para justificar sua fama: delicioso, acalma e é um bom aliado para induzir o sono antes de dormir.

Malhar em casa – 10 formas para manter a forma sem academia

×

Quando e quem pode tomar o Golden Milk

Golden Milk - o que é, benefícios, como e quem pode tomar

Golden Milk - o que é, benefícios, como e quem pode tomar

Area de Mulher
Fonte: drjulianopimentel

O melhor momento para consumi-lo é bem quentinho antes de dormir. No entanto, pode ser ingerido durante o dia, substituindo também o chá ou café. Aliás, você pode até mistura-lo com o café. Também pode ser usado em receitas como “ingrediente secreto” – fica uma delícia no risoto, pipoca ou no frango, por exemplo, por conta da cúrcuma.

Devido a suas propriedades digestivas, é indicado também após o almoço, porque ajuda a diminuir a vontade de comer doces. Além disso, golden milk também pode ser consumido quando quiser relaxar, nos momentos de descanso. Ou como um boost de imunidade pela manhã.

No entanto, é preciso se atentar à procedência dos ingredientes que você for usar para fazer o seu golden milk. Pois para que se obtenha todos os benefícios medicinais seus ingredientes precisam ser naturais e concentrados.

A bebida pode ser consumida por todas as pessoas, de qualquer idade. Exceto por pessoas alérgicas a algum dos ingredientes que compõe a receita.

Benefícios do Golden Milk

Golden Milk - o que é, benefícios, quando e quem pode tomar

Golden Milk - o que é, benefícios, quando e quem pode tomar

Area de Mulher
Fonte: mercadolivre

Basicamente, o golden milk é um elixir nutritivo, pois reúne uma seleção de especiarias extremamente benéficas.

O açafrão promove sensação de saciedade, reduz a compulsão alimentar e promove a melhora do humor; A cúrcuma atua na melhora de doenças inflamatórias intestinais, como colite e gastrite. Também pode ser utilizada como um tratamento natural para osteoartrite, pois ajuda a melhorar a dor e ajuda na locomoção; O gengibre também influencia na saúde digestiva e imunológica; A canela é uma fonte de antioxidantes; As pimentas vermelha e preta trabalham em conjunto com os demais ingredientes e ainda contribuem com suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

Sua fórmula como um todo atua como uma biodisponibilidade ao organismo. Sendo assim, a associação destes ingredientes aumentam o poder de absorção e otimizam seus efeitos positivos. A lista de benefícios também se estende pois é analgésico, detoxificante e promove equilíbrio dos níveis de colesterol. Inclusive, auxilia a saúde imunológica e cerebral, ajuda na digestão e no metabolismo energético. Além do mais, age no equilíbrio dos níveis de açúcar do sangue e ainda contribui no gerenciamento do peso ao reduzir a compulsão alimentar.

Receita do Golden Milk

Golden Milk - o que é, benefícios, quando e quem pode tomar

Golden Milk - o que é, benefícios, quando e quem pode tomar

Area de Mulher
Fonte: medicalnewstoday

O golden milk é muito simples de preparar. Segue abaixo a lista de ingredientes necessários.

Ingredientes:

– 1 xícara (250 ml) de leite vegetal

– 2 colheres (café) de cúrcuma (açafrão-da-terra)

– ½ colher (chá) de gengibre em pó

– ¼ de colher (chá) de canela

– 1 colher (café) rasa de pimenta-do-reino moída

– 1 colher (chá) de mel ou de açúcar mascavo

Como fazer:

Primeiramente misture todos os ingredientes secos e então, adicione o leite. Em seguida, leve ao fogo e aqueça até uma temperatura em que a bebida possa ser consumida. Atenção: não deixe ferver.

De acordo com os especialistas, o recomendado é que o Golden Milk seja consumido apenas uma vez ao dia.

Gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Desinchá – O que é, benefícios, preço e alternativas.

Fonte: Seleções, HuffPost, essentialnutrition.

Imagem de destaque: bloggsuplementos

Essa matéria Golden Milk – O que é, benefícios, quando e quem pode tomar e receita foi criada pelo site Área de Mulher.