Gêmeos univitelinos – O que é, como acontece e diferenças

Ver duas pessoas idênticas na rua sempre nos causa imensa curiosidade: são gêmeos univitelinos! Entenda esse fenômeno e como ele acontece!

Dizem por aí que todos nós temos pelo menos sete cópias pelo mundo. Mas algumas pessoas, tem uma bem do ladinho, desde quando nasceu: São os gêmeos univitelinos! Os famosos gêmeos idênticos.

gravidez de gêmeos univitelinos ocorre quando um óvulo, após ser fecundado por um espermatozoide, sofre uma divisão. Basicamente, ao invés de formar uma única pessoa, o zigoto se divide e dá origem a dois zigotos autônomos que irão se desenvolver independentemente e, assim, originarão a duas pessoas. Como a divisão é do mesmo ovo, o material genético é idêntico.

Diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos
Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Area de Mulher
Os atores Dylan e Cole Sprouse são gêmeos univitelinos.
Fonte: Eonline!

Mas é claro que com o passar dos anos, esses gêmeos vão sofrendo influência do meio ambiente ou de modulações genéticas e podem se tornar um pouco diferentes. Entretanto as características intrínsecas vão permanecer. Como por exemplo, os atores Dylan e Cole Sprouse. São gêmeos univitelinos mas hoje em dia, optaram por cores de cabelo diferentes e até mesmo alguns processos estéticos. Sendo assim, não é tão difícil diferencia-los.

Contudo, apesar de serem idênticos para as pessoas, podem ter personalidades totalmente diferentes e, muitas vezes, se irritam com a confusão das pessoas.

Superfetação – O que é, como acontece, riscos e curiosidades × Gêmeos bivitelinos
Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Area de Mulher
Modelo Gisele Bundchen possui uma irmã gêmea, de gestação bivitelina.
Fonte: revital’officiel

Agora quando o caso é de irmão que foram gerados na mesma gravidez porém não são idênticos, são chamados de gêmeos bivitelinos. Isso ocorre quando a mulher libera simultaneamente dois óvulos. Dessa forma, duas fecundações independentes ocorrem por dois espermatozoides diferentes. Sendo assim, os bebês podem ter tanto características físicas diferentes, quanto sexo, cor da pele e cabelo. Eles apenas compartilham os mesmos pais, mas são geneticamente distintos.

A gestação é diferente?
Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Gêmeos univitelinos - o que é, como acontece e diferenças

Area de Mulher
Fonte: brasil.babycenter

Segundo os médicos, é muito importante que se identifique a gestação de gêmeos univitelinos logo no início. Isso porque as chances de terem complicações é maior. Nesse caso, terá maior possibilidade de má formação ou crescimento anormal de uma das crianças, complicação no parto, transfusão sanguínea entre os bebês ou, na pior das hipóteses, a morte de um deles.

Além disso, a gestação de gêmeos – tanto univitelina quanto bivitelina –  sempre tem riscos maiores de pré-eclâmpsia, diabetes, parto prematuro, rompimento prematuro da bolsa. Inclusive, mais enjoo, cansaço, dor lombar, estrias e varizes. Basicamente, tudo fica potencializado quanto temos dois bebês ocupando o mesmo espaço.

Afinal, gostou dessa matéria? Então leia também: Sinais de gravidez – 10 primeiros sintomas de que você vai ter um bebê.

Fontes: blog.saude, vix

Imagem de destaque: VejaSP

Essa matéria Gêmeos univitelinos – O que é, como acontece e diferenças foi criada pelo site Área de Mulher.