ÁREA DE MULHER Função dos ovários, qual é? O que são e suas principais características

Função dos ovários, qual é? O que são e suas principais características

Além de produzir estrogênios e progestinas, a principal função dos ovários é a geração e o armazenamento os óvulos, e têm mais! Essa matéria Função dos ovários, qual é? O que são e suas principais características foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Você sabe qual é a função dos ovários? Bom, de modo geral, os ovários são duas glândulas presentes no sistema reprodutor feminino e, são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, estrogênios e progestinas. Além disso, outra função dos ovários é que eles fazem a geração e armazenamento dos óvulos.

A produção dos óvulos, também denominados gameta feminino, é chamada de ovogênese ou ovulogênese e tem início ainda na fase embrionária.

No entanto, o ovário possui características específicas e pode ser afetado por algumas doenças, como, por exemplo a Síndrome do Ovário Policístico.

Ademais, no decorrer da nossa matéria, iremos te explicar tudo que você precisa saber sobre a função dos ovários, a ovulação, suas principais características e também sobre a doença endócrina (SOP).

Função dos ovários

Em síntese, os ovários possuem 2 funções, sendo elas:

Produção dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona; Geração e armazenamento dos óvulos.

Características

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Biologia Net

Os ovários são duas glândulas, com o tamanho semelhante a uma amêndoa, medindo 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Assim como o útero e as tubas uterinas, eles estão situados na parede pélvica, de ambos os lados do útero, abaixo das tubas uterinas.

Além disso, há duas regiões localizadas no ovário, o córtex, onde estão os folículos, corpo lúteo e corpos albicans, e também a medula que é rica em vasos sanguíneos e, é formada por um tecido conjuntivo frouxo.

O que é a ovulação?

Ovulação

Ovulação

Area de Mulher
Tabela Chinesa

Durante o ciclo menstrual, a cada 28 dias, um dos ovários são estimulados a se desenvolver e produz um óvulo. Assim, esse processo, se denomina como ovulação.

No entanto, caso esse óvulo seja fecundado por um espermatozoide, ele dá origem a um embrião e gera a gravidez. Todavia, caso não haja a fecundação, o óvulo passa por um processo de degeneração.

Desse modo, é importante ressaltar todo o processo da ovulação. Primeiramente, é produzido dois importantes hormônios, o LH e o FSH, que estimulam liberação de uma célula germinativa do ovário.

Essa célula amadurece em cerca de 12 a 14 dias e, quando se rompe, libera o ovócito, chamado de corpo lúteo que é responsável por produzir hormônios para a manutenção do endométrio.

O que é o período fértil?

Função do ovário - Período fértil

Função do ovário - Período fértil

Area de Mulher
Catraca Livre

O período fértil é o momento do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar, já que acontece durante a ovulação. Todo esse processo ocorre de 12 a 16 dias antes do início da menstruação.

Ademais, caso você queira entender melhor sobre o período fértil, aproveite para conferir: Dias férteis – Definição, período e principais dúvidas.

Hormônios Sexuais

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
PngTree

Os hormônios sexuais começam a se produzir durante a puberdade, marcando o início da vida fértil de cada mulher. Eles são responsáveis por todo o processo reprodutivo.

Além disso, os hormônios produzem o amadurecimento dos folículos ovarianos e a liberação do ovócito secundário que estão relacionados com os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

Hormônios produzidos pelos ovários

Qual função dos ovários? O que são e principais características

Qual função dos ovários? O que são e principais características

Area de Mulher
Tua saúde Estrogênios: O estrogênio é o hormônio responsável pelo controle da ovulação e também pelo desenvolvimento do corpo feminino. Entretanto, existem três estrogênios principais: estrona, estradiol e estriol. Progestinas: As progestinas são responsáveis pela preparação do útero para a gravidez. Elas estimulam o crescimento do endométrio e das mamas para a amamentação. Além disso, esse hormônio, atua na fase lútea do ciclo menstrual.

Síndrome do Ovário Policístico

Qual função dos ovários? O que são e principais características

Qual função dos ovários? O que são e principais características

Area de Mulher
Hospital São Matheus

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma doença endócrina que pode acontecer com 5% a 10% das mulheres. Essa doença geralmente acontece devido a produção excessiva de hormônios masculinos no organismo feminino.

Dentre os principais sintomas da SOP, está o ciclo menstrual irregular, a dificuldade para engravidar, acne, ganho de peso e maior desenvolvimento de pelos no corpo.

Para diagnosticar um ovário policístico é preciso fazer exames de imagem, como, por exemplo, a ultrassom. O tratamento varia entre as pacientes, portanto, procure um médico especialista, antes de fazer o uso de quaisquer medicamentos.

Então, o que achou da nossa matéria? Acesse mais como essas, clicando aqui.

Fontes: Biologia Net, Toda Matéria, Dráuzio Varella.
Fontes das imagens: Catraca Livre, Hospital São Matheus, Tua saúde, PngTree, Tabela Chinesa, Biologia Net, Dr Consulta.

Essa matéria Função dos ovários, qual é? O que são e suas principais características foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas