Formol – Por que faz tão mal à saúde e como alisa o cabelo

Muitas mulheres recorrem ao formol para alisar o cabelo. Ocorre que muitas delas desconhecem o risco que essa substância pode trazer à saúde.

O formol é um velho conhecido das mulheres que procuram os salões de beleza para alisar os fios. O produto químico que é usado para alisar o cabelo, na verdade, é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Ocorre que para alisar é necessário utilizar uma quantidade considerável do produto. O que pode ser nocivo a saúde. A quantidade permitida é de até 0,2% da composição. No entanto, nessa quantidade, não é possível obter o fio liso. É por isso que o produto, dentro dessa medida, é usado como conservante.

A verdadeira função do formol
Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Área de Mulher
Fonte: GeoBioCiência

Como você já deve saber, o formol não surgiu ou foi pensado para fins de estética. Na verdade, sua principal função é conservar. Há algum tempo se conserva corpos em formol, para fins de estudo e análise. Aliás, foi assim que se descobriu que ele poderia alisar os fios.

Os cientistas que estudavam os cadáveres perceberam que os mesmos ficavam com os pelos lisos, após envoltos pela substância. Feita a descoberta, não demorou muito para que isso chegasse aos salões de beleza.

Cauterização capilar, o que é? Para que serve, riscos, como fazer em casa × Como o formol age
Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Área de Mulher
Fonte: Pinterest

Basicamente, o formol entra no nosso fio e destrói sua estrutura, “quebra” a forma original e é isso que faz com que o cabelo fique liso. No entanto, não pense que a trajetória do produto em seu corpo acaba por aí.

A substância não atinge apenas os fios e o couro cabeludo. A garganta, o nariz, a traqueia e brônquios também são afetados. Nós vamos te contar um pouco mais a seguir.

Malefícios do formol
Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Área de Mulher
Fonte: Ficar Grávida

O procedimento comum a todos esses que tem como fim alisar os fios, geralmente envolvem o uso da chapinha. Ocorre que quando se inicia essa etapa do procedimento, o calor transforma o formol em vapor. De início, isso causa a irritação dos olhos, os vasos oculares se dilatam e pode ocorrer até mesmo uma conjuntivite química.

Mas esse vapor não para por aí, ele também chega ao nariz, que sofre uma pequena inflamação e pode inclusive, começar a produzir uma secreção liquida. Depois que entra no sistema respiratório, o vapor do formol afeta também a traqueia e a faringe. A tosse pode ser uma resposta do seu organismo, uma forma de tentar empurrar esse gás para fora.

Lembra que falamos do uso do formol para conservar corpos? Isso ocorre porque a substância basicamente mumifica as células. Basicamente, toda a água é retirada da célula e ela morre, mas suas características são conservadas. Toda essa ação em nosso couro cabeludo pode causar alergias e até mesmo queimaduras.

E como se não fosse o suficiente, a substância também é considerada altamente cancerígena. Isso porque ele pode provocar anomalias e mutações no DNA.

Se não posso usar o formol, como alisar os fios?
Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Entenda mais sobre os efeitos do formol na sua saúde

Área de Mulher
Fonte: Uol

Calma, nem todo alisante é composto apenas por formol. Aliás, existem vários outros no mercado que tem o mesmo resultado e que não são tão nocivos a saúde. Alisantes a base de ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, de cálcio, de lítio o de guanidina são liberados pela Anvisa.

Mesmo assim, é preciso estar sempre atenta a fórmula desses produtos. Pode ser que algum deles utilizem o formol como conservante. Nesses casos, esteja atenta a quantidade máxima permitida, que é de 0,2%.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cauterização capilar, o que é? Para que serve, riscos, como fazer em casa.

Fonte: Saúde, Saúde.

Imagem de destaque: Carreira Beauty