ÁREA DE MULHER Folhas de louro, o que é? Benefícios e contraindicações

Folhas de louro, o que é? Benefícios e contraindicações

As folhas de louro já são muito usadas na culinária, mas essa planta possui muitos outros benefícios, principalmente à saúde.

Area de Mulher

O loureiro é uma árvore originária do Mediterrâneo, mas que pode ser cultivada em outros locais do mundo, inclusive no Brasil. As folhas de louro são muito conhecidas principalmente na gastronomia, sendo comumente usada como tempero em vários pratos, como sopas, caldos, molhos e etc.

Muito antes de ser usada na culinária, as folhas de louro já eram conhecidas por seus fins medicinais. Estudos modernos comprovaram muitos desses efeitos. Sendo assim, essa folha é muito indicada para o tratamento de várias doenças.

Devido as suas propriedades, as folhas de louro podem trazer diversos benefícios à saúde. Tais como, controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e regular o fluxo menstrual. Além disso, se mostrou muito eficaz no combate de problemas digestivos e tratamento de feridas. E o seu chá também é muito usado para amezinhar o estresse e ansiedade.

Portanto, hoje iremos conhecer tudo que as folhas de louro podem oferecer e uma receita de chá.

Benefícios das folhas de louro

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Area de Mulher
Band

Devido as folhas de louro serem ricas em potássio, magnésico e vitaminas B6, B9 e C, elas consegue proporcionar ação anti-inflamatória, digestiva, estimulante e antioxidante no organismo, resultando em vários benefícios à saúde.

Auxílio na digestão

As folhas de louro são muito usadas com o propósito de ajudar na digestão. Isso porque a folha potencializa a produção de bile pelo fígado e estimula as enzimas digestivas. Portanto, seja no chá ou nas receitas, essa folha é uma ótima opção natural para quem tem problemas de digestão.

Melhora a imunidade

Por ser uma rica fonte de vitaminas e minerais, como potássio e selênio, as folhas de louro ajudam a melhorar a imunidade. Além disso, fortalece os músculos e contribuir até com a visão.

Ação analgésica

A folha de louro contém um composto especial, chamado eugenol, muito usado em medicamentos anti-inflamatórios. Assim, ela pode ser usada como anti-inflamatório natural. Além disso, por ter propriedades analgésicas, também pode ser usada para amenizar diversas dores. Tais como dores de cabeça, dores nas articulações, e principalmente cólicas menstruais.

Regula o fluxo menstrual

Falando em cólicas menstruais, além de amenizar as dores, as folhas de louro também pode ajudar a regular o fluxo menstrual. Isso porque a planta contém várias propriedades estimulantes que agem no útero, contribuindo para a liberação do fluxo menstrual. É muito usada por pessoas que sofrem com a falta de menstruação justamente por isso.

Ação diurética

As folhas de louros também possuem propriedades diuréticas, fazendo do seu chá, um excelente diurético natural. Assim, um dos principais benéficos é o combate a retenção de líquidos e inchaços.

Alívio do estresse e ansiedade

No geral, chás são ótimas opções de calmantes naturais e o chá de folhas de louro é um deles. É uma ótima opção para quem tá precisando relaxar.

Parabenos – O que são, onde encontrar, riscos e outros elementos tóxicos

×

Contraindicações

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Area de Mulher
Ficar Grávida

Embora sejam muitos os benefícios da folha de louro, o seu consumo não é indicado para todo mundo. Assim, mulheres gestantes e em fase de amamentação devem evitar tomar chá de folha de louro ou consumir a folha em outras formas. Isso porque, por ter ação estimulante, pode causar um aborto. A planta também não é indicada para crianças e pessoas sensíveis à essa planta.

Além disso, o consumo exagerado dessa planta pode surtir efeito contrário. E assim, causar muita sonolência, diarreia, dor de cabeça e piorar as cólicas menstruais, e até diminuir os níveis de açúcar no sangue, resultando em uma hipoglicemia.

Folhas de louro na culinária

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Area de Mulher
Veja

Como visto anteriormente, as folhas de louro são muito usadas em diversos pratos. Além do sabor marcante, o uso dessas folhas nas comidas tem o propósito de torná-las mais digeríveis, devido suas propriedades digestivas.

Você pode usar a folha de louro em diversos pratos, mas ela combina especialmente com molhos, feijão, lentilha, refogados e o chá. Contudo, a folha em si não deve ser ingerida, ela é usada apenas para dar um gosto na comida.

Chá de folhas de louro

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Folhas de louro – O que é, benefícios e contraindicações

Area de Mulher
Mundo Boa Forma

O chá dessas folhas é uma das principais opções para conseguir usufruir de todos os benefícios que a planta proporciona. Sendo assim, para preparar o seu chá de folhas de louro você irá precisar dos seguintes ingredientes:

3 folhas de louro; Água

Modo de preparo

Primeiramente coloque a água em uma panela e espere ferver; Depois é só colocar as folhas de louro e deixar no fogo por aproximadamente 10 minutos; Por último, espere esfriar e tome o chá de 3 a 4 vezes ao dia. Adoçar é opcional.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conhecer chás para emagrecer.

Fontes: Ecycle Conquiste sua Vida Tua Saúde 

Imagem destacada: Minuto Saudável 

Imagens: Band VejaMundo Boa FormaFicar Grávida 

Essa matéria Folhas de louro, o que é? Benefícios e contraindicações foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas