ÁREA DE MULHER Escovas de cabelo – Tipos e materiais para cada tipo de cabelo

Escovas de cabelo – Tipos e materiais para cada tipo de cabelo

Existe uma enorme variedade de tipos de escovas de cabelo, com vários formatos, materiais e finalidades, uma para cada tipo de fio. Essa matéria Escovas de cabelo – Tipos e materiais para cada tipo de cabelo foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo já usou escova de cabelo na vida, mas será que todo mundo conhece todos os tipos de escovas de cabelo? O fato é que existem vários modelos, com diversos materiais e funções. Isso mesmo, apesar de servir o mesmo próposito de pentear e desembaraçar os fios, cada uma das escovas de cabelo atendem a um tipo de cabelo e necessidade.

Portanto, nem todas as escovas de cabelo servem para todos os tipos de cabelo e finalidade. Até porque cada cabelo é único e tem suas próprias características e necessidades. Por exemplo, quem tem cabelo cacheado o ideal é usar escovas de madeira, enquanto quem tem cabelo liso deve apostar em escovas do tipo raquete. Se o intuito é modelar as madeixas, as escovas redondas pequenas são as mais indicadas.

Então não, escovas de cabelo não são todas iguais. E se você tem dúvida de qual escolher essa matéria é para você. Vamos conhecer os vários tipos de escovas de cabelo e quais funcionam melhor para cada tipo de fio.

Escovas de cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Na hora de pentear o cabelo, não devemos pensar apenas em desembaraçar os fios. É preciso ter cuidado e usar um acessório adequado ao seu tipo de cabelo, para assim evitar quebra do cabelo ou que ele embarace ainda mais. E com a enorme variedade de escovas de cabelo, é comum ficar confusa sobre qual é a melhor e mais indicada para o seu cabelo.

Para escolher a escova de cabelo ideal é preciso conhecer o bem o seu cabelo, qual a espessura, a textura e o comprimento. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher entre tantas opções, para não danificar o fio. E além disso, alcançar o seu objetivo, seja desembaçar, escovar ou apenas modelar.

Tipos de escovas de cabelo

Formato de escovas de cabelo

Então vamos conhecer os tipos de escovas de cabelo e suas características e funções. A começar pelo formato, já que existem basicamente dois: a raquete e a redonda ou cilíndrica.

Escova raquete
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Pinterest

A escova raqueta é aquela plana, que tem cerdas de apenas um lado e geralmente vem com um cabo. Esse tipo de escova de cabelo é indicada para pentear e desembaraçar, podendo ser usada em todos os tipos de cabelo. No entanto, elas são mais recomendadas para fios lisos e longos.

Além disso, esse modelo é uma ótima opção para quem tem couro cabeludo sensível, já que o espaçamento entre as cerdas ajuda a desembaçar sem puxar ou quebrar os fios. Ela também pode ser usada com o secador, nesse caso ela proporciona um cabelo mais alinhado.

No caso de pessoas que tem cabelos cacheados ou crespos, o ideal é desembaraçar os fios com os dedos ou mesmo com um pente de dentes largos. No entanto, pode também usar a escova de raquete, contando que tenha cerdas mais espaçadas entre si.

Escova redonda ou cilíndrica
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Claudia

Já a escova redonda é a principal, e mais lembrada quando se fala em escovas de cabelo. Ela tem um formato cilíndrico, contendo cerdas em todo o diâmetro. Desse modo, a escova redonda é a mais indicada para alisar, modelar e fazer penteados, e não necessariamente pentear e desembaraçar os fios.

Quando usada com o secador, a escova cilíndrica proporciona um efeito natural ao fio, cheio de movimento. Então, quanto mais largar for a escova, melhor será o resultado, já que o cabelo fica mais liso. Já as escovas menores tem como principal finalidade modelar, cachear e finalizar cabelos mais curtos.

Cerdas das escovas de cabelo

Outro fator determinante na hora de escolher uma escova de cabelo é o material qual é feito as cerdas. Existem basicamente 5 tipos de materiais e cada um tem uma função diferente.

Cerdas naturais
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Um Como

As cerdas naturais são aquelas feitas com pelos de animais. Esse tipo de cerda tem como finalidade controlar o volume, frizz e oleosidade dos fios. Desse modo, são perfeitas para modelar os fios. Então, não tente usá-las para desembaraçar o cabelo, não irá funcionar.

Uma vantagem das cerdas naturais é que elas são resistentes ao calor, portanto, podem ser usadas com o secador, deixando o cabelo mais liso e com muito mais brilho. Esse tipo de cerda funciona muito bem em cabelos finos e quebradiços, já que são bem macias. E por aderir muito bem ao fio, podem ser usadas em cabelos ondulados e cacheados.

Cerdas de nylon
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Já as cerdas de nylon são muito mais resistentes e flexíveis, e por isso são muito boas para desembaraçar e escovar os fios. Contudo, mesmo podendo ser usadas em todos os tipos de cabelo, elas são mais recomendadas para fios lisos e longos. A dica é optar por modelos com cerdas de nylon ionizadas ou antiestáticas para obter um resultado melhor.

Cerdas mistas
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Existem várias escovas que contam com cerdas naturais e sintéticas, as chamadas cerdas mistas. Elas são ótimas porque unem o útil ao agradável, a durabilidade do sintético e a maciez do natural. Assim, proporcionando uma melhor tração. Elas são perfeitas para alisar cabelos ondulados e crespos, uma vez que “seguram” melhor o cabelo durante a escovação. Além disso, funcionam muito bem em cabelos grossos.

Cerdas de plástico
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

Esse tipo de cerda é um dos mais comuns e usados. Escovas com cerdas de plástico funcionam muito bem para desembaraçar os fios, o cabelo estado seco ou molhado, principalmente em cabelos lisos e finos. E ajudam a evitar a quebra ao mesmo tempo que faz uma leve massagem no couro cabeludo.

Cerdas de madeira
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher

E por último, as cerdas de madeira que são perfeitas para escovar cabelo cacheado. O diferencial das escovas com cerdas de madeira é que elas desembaraçam com mais facilidade, diminuem o frizz e tem uma longa durabilidade.

Escovas de cabelo para cada tipo de cabelo

Agora que você já conhece os principais tipos de escovas de cabelos e os materiais vamos ao veredito, qual a melhor para cada tipo de cabelo.

Cabelos lisos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Leads Care

Para quem tem cabelo liso, a melhor opção é a escova no formato raquete, que possui base plana e tem bolinhas nas pontas das cerdas que protegem e massageiam o couro cabeludo. Aliás, é a melhor opção para quem deseja desembaraçar cabelos longos e deixá-los bem sedosos e lisos.

Cabelos ondulados

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Esse tipo de cabelo demanda um cuidado especial na hora de pentear que é para não desfazer as ondas naturais dos fios. Então, o ideal é o modelo raquete com cerdas mistas, que ajudam a definir melhor esse tipo de cabelo. Além disso, é bom optar por escovas com espaçamento entre as cerdas, para evitar a quebra dos fios.

Cabelos cacheados

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
N1

Já as cacheadas precisam de escovas ou pentes de madeira e com cerdas bem largas e espaçadas. Desse modo, a madeira elimina a estática e evita o frizz que é muito comum nesse tipo de cabelo.

Cabelos crespos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Assim com os cabelos cacheados, os crespos demandam um cuidado especial na hora de desembaraçar as madeixas. Sendo assim, a dica é aposta em escovas ou pentes com madeira e dentes bem espaçados. No caso dos pentes, o mais indicado é estilo “jacaré” que é o mais largo de todos.

Como limpar escovas de cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Garota Beleza

E para finalizar, algumas dicas de como limpar as suas escovas de cabelo. Lembrando que o ideal é nunca usar escovas de outras pessoas. Assim você evita de pegar doenças do couro cabeludo e até piolho. Então vamos aprender como higienizar o seu acessório:

O ideal é higienizar a escova semanalmente, lavando-a com água corrente e usando sabão. Faça isso esfregando com um pincel ou uma escovinha de limpeza apropriada para isso. No caso de ter muita sujeira grudada, o recomendado é deixar a escova de molho em água e sabão por 30 minutos. Depois de lavar, deixe secar naturalmente em um lugar arejado. Depois borrife álcool 70ne espere terminar de secar para usar o acessório novamente. No entanto, se a escova for metálica, o ideal é secar com um pano ou flanela para evitar que o acessório enferruje.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pincel de Sombra – Tipos de pincel para tipos diferentes de sombreamento.

Fontes: All Things Hair Steal The Look Sephora Blog

Imagens: Review Box All Things Hair Pinterest Claudia Um Com All Things Hair All Things Hair N1 Leads Care Garota Beleza

Essa matéria Escovas de cabelo – Tipos e materiais para cada tipo de cabelo foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas