ÁREA DE MULHER É possível engravidar fora do período fértil? Mitos e verdades

É possível engravidar fora do período fértil? Mitos e verdades

Apesar de ser quase impossível engravidar fora do período fértil, existem alguns fatores que podem contribuir para que isso aconteça. Essa matéria É possível engravidar fora do período fértil? Mitos e verdades foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O período fértil é o conjunto de dias onde existe maior probabilidade para engravidar, portanto, é usado por mulheres que estão querendo aumentar suas chances de gravidez ou evitar que isso aconteça. No entanto, existem algumas dúvidas quanto a esse assunto e, hoje, nós, da Àrea de Mulher, vamos explicar sobre a maior delas: “É possível engravidar fora do período fértil?”

Apesar de ser quase impossível, existem alguns fatores que podem contribuir para que haja gravidez fora do período fértil sim, como, por exemplo, ter relações sexuais sem proteção antes da ovulação, já que é nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.

Além disso, outro fator que pode contribuir para que a mulher possa engravidar fora do período fértil, são os ciclos irregulares. Portanto, a melhor dica para quem não quer engravidar por agora é utilizar formas de prevenção, como, camisinha e anticoncepcionais, pelo menos nos 5 dias antes da ovulação e nos 3 dias após.

Ademais, confira algumas dúvidas comuns, além de mitos e verdades sobre a gravidez.

Dúvidas frequentes sobre a gravidez

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
De tudo um pouco

É possível engravidar fora do período fértil?

É possível engravidar fora do período fértil quando se tem relações sexuais sem proteção 3 dias antes ou 3 dias após a ovulação.

Quando acontece a ovulação?

A ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, no entanto, esse cálculo é 100% confiável apenas em mulheres que possuem um ciclo regular de 28 dias.

Além disso, é possível identificar se você está ovulando através de alguns sintomas, como, por exemplo, o aumento da temperatura corporal, a presença de um corrimento transparente e viscoso e o aumento da libido sexual.

É possível engravidar na primeira relação sexual?

Sim! Apesar de muitos falarem que não é possível engravidar na primeira relação sexual, existe sim essa possibilidade. Portanto, não se esqueça do uso da camisinha, tanto para prevenção da gravidez, quanto para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A gravidez pode acontecer em qualquer dia do mês?

Não! Para que haja a gravidez a mulher deve ter relações sexuais nos dias anteriores e nos dias da sua ovulação.

Qual a duração do período fértil?

A janela fértil tem duração de até 6 dias.

É possível engravidar durante a menstruação?

Apesar de muito improvável, é possível sim, já que o período fértil acontece dias antes da menstruação e, se você tiver um ciclo curto, sua ovulação pode acontecer após você menstruar.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Vitaminas para engravidar – Principais suplementos para fertilidade.

Fontes: Paula Joazeiro, Tua Saúde, Viventre, Clear Blue.

Fontes das imagens: Bebê Abril, De tudo um pouco.

Essa matéria É possível engravidar fora do período fértil? Mitos e verdades foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas