ÁREA DE MULHER Dor na ovulação, o que é? Sintomas, possíveis causas e tratamento

Dor na ovulação, o que é? Sintomas, possíveis causas e tratamento

A dor na ovulação é caracterizada por desconforto na região abdominal duas semanas antes da menstruação, podendo ocorrer em qualquer mulher. Essa matéria Dor na ovulação, o que é? Sintomas, possíveis causas e tratamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Muitas mulheres em idade fértil podem sentir uma dor ou pontada em um dos lados do abdômen inferior duas semanas antes da menstruação. Esse é um sintoma comum da ovulação, a chamada dor de ovulação. No entanto, isso não acontece com todas as mulheres.

A dor na ovulação, ou dor do meio do ciclo, também chamada de mittelschmerz pode ser um indicativo de que a mulher está em período fértil. Ela surge normalmente como uma dor aguda na região abdominal ou mesmo como uma cólica suave onde o ovário está liberando um óvulo. Portanto, a dor na ovulação ocorre geralmente entre 10 a 16 dias antes do início da menstruação.

No entanto, não se trata de algo grave ou que represente algum perigo para a saúde da mulher. Até porque na maioria das vezes se trata de um incomodo leve e que dura algumas horas na maioria dos casos, raras exceções a dor por durar mais de um dia.

Sendo assim, vamos entender melhor o que é a dor na ovulação, como identificá-la pelos sintomas e as possíveis causas.

Dor na ovulação

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

Para entender o que é a dor na ovulação, precisamos contextualizar o que é a ovulação. Ela ocorre nos ovário, órgão onde ficam estocados os óvulos que a mulher fabrica na fase fetal. Sendo assim, toda reserva ovariana é produzida no útero da mulher.

Então, no período fértil os óvulos são estimulados pelos hormônios, e quando maduros se rompem e a mulher ovula. Sendo assim, a dor na ovulação ocorre quando essa estimulação chega no auge. Isso porque devido a atividade hormonal de estrogênio e LH, os ovários que estão sob influência desses hormônios ficam maiores. 7

Portanto, um ovário que normalmente tem 45 centímetros cúbicos, na ovulação aumenta de tamanho, podendo chegar até a 90 centímetros cúbicos.

Essa dor pode ocorrer em qualquer mulher, contando que ela esteja em idade fértil. No entanto, é mais comum em mulheres que estão passando por tratamentos para infertilidade com remédios para induzir a ovulação.

Algumas pesquisas ainda em andamento sugerem alguns dados importantes sobre a dor na ovulação. Um deles é que muitas das vezes, as mulheres não sentiram a dor em todos os ciclos. Algumas mulheres podem sentir a dor em metade dos ciclos, e outras já relataram o desconforto em todos os ciclos. A maioria das mulheres que reportaram sentir a dor na ovulação, disseram que a dor durou apenas um dia por ciclo, mas pode ocorrer de durar dois dias ou mais.

Sintomas da dor na ovulação

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Clínica Gera

Como dito anteriormente, a dor na ovulação ocorre cerca de duas semanas antes do começo da menstruação. Em média, ela costuma ocorrer mais precisamente 14 dias antes, quando o óvulo é liberado do ovário.

O principal sintoma é o incomodo em região inferior do abdômen, onde o útero se localiza, mais especificamente cerca de quatro dedos abaixo do umbigo. Geralmente, a dor aparece do lado esquerdo ou direito, isso dependerá do ovário onde se dá a ovulação. Contudo, em casos raros por ocorrer nos dois lados da região abdominal simultaneamente.

A dor é descrita como uma leve pancada, que pode vir acompanhada de fisgadas, câimbras ou repuxadas mais fortes. Contudo, normalmente dura apenas alguns minutos, mas pode durar 1 dia ou 2. Além disso, pode vir acompanhada também de sangramento vaginal, e em algumas mulheres pode causar enjoo. Tudo isso é consequência do aumento hormonal e da atividade das trompa que se movimentam, e mulheres mais sensíveis podem sentir esses movimentos.

Todos esses sintomas podem ser mais ou menos intensos dependendo de cada mulher. No caso de mulheres que usam remédios para induzir a ovulação, podem sentir os ovários mais inchados e a dor da ovulação ser mais incomoda.

No entanto, se a dor for muito intensa a ponto de não conseguir fazer atividades normais, ou se prolongar por mais de 8 dias, sentir febre, dor ao urinar, vermelhidão ou queimação na pele próximo ao local da dor deve-se procurar um médico.

Possíveis causas da dor na ovulação

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Clínica Gera

Até então, a medicina não conseguiu definir exatamente o que causa a dor na ovulação. Contudo, na literatura médica, esse tema já vem sendo questionado desde 1800, e mais de um século depois ainda não se tem uma resposta definitiva.

Contudo, acredita-se que a dor na ovulação é causada pela ação do óvulo ao romper o ovário, o que libera uma pequena quantidade de fluido e sangue. Essas substâncias podem irritar as regiões ao redor dos ovários, provocando a dor na região abdominal. Sendo assim, a dor na ovulação é algo relativamente comum.

Outra causa comum desse desconforto é após uma cesariana ou cirurgia de apêndice, já que ambas podem causar uma formação de tecido cicatricial que pode cercar os ovários e causar essa dor.

Porém, se a dor for muito forte ou durar muito tempo, pode ser um sinal de alguma doença como:

Endometriose: uma condição inflamatório que atinge os ovários e as trompas uterinas. Cistos no ovário: bolsas de líquido que se formam no interior ao ao redor do ovário. Gravidez ectópica: gestação fora do útero. Apendicite: inflamação do apêndice. DSTs: doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia que pode causar inflamação e cicatrizes ao redor das trompas uterinas.

Tratamento

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Boa Forma

Como dito anteriormente, na maioria dos casos a dor na ovulação é rápida e leve, portanto não há necessidade de um tratamento específico. Contudo, é possível aliviar o incomodo com o uso de analgésicos, como paracetamol, ou anti-inflamatórios como naproxeno ou ibuprofeno. Contudo, esses medicamentos não são recomendados no caso mulheres que estão tentando engravidar, já que eles podem interferir na ovulação.

Mas, além dos analgésicos, compressas quentes colocadas na região abdominal, ou banho quente também podem aliviar a dor e ajudar a passar mais rápido. E para mulheres que sofre com a dor na ovulação com frequência, uma forma de prevenir é fazendo o uso de pílula anticoncepcional.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também O que é ovulação? Como ocorre, monitoração e período fértil.

Fontes: Tua Saúde Trocando Fraldas Clue

Imagens: Vix Clínica Gera Vix Boa Forma  Clínica Gera 

Essa matéria Dor na ovulação, o que é? Sintomas, possíveis causas e tratamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas