ÁREA DE MULHER Doce de banana sem açúcar, como fazer? 7 receitas deliciosas

Doce de banana sem açúcar, como fazer? 7 receitas deliciosas

Doce de banana é delicioso, mas nem todo mundo sabe que dá pra fazer essa sobremesa sem açúcar. Mas sim, tem como e é delicioso! Essa matéria Doce de banana sem açúcar, como fazer? 7 receitas deliciosas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Se você está procurando opções de sobremesa saudáveis e práticas, considere seriamente um doce de banana, e o melhor: sem açúcar!. Esses doces são uma ótima alternativa não só para quem está seguindo dieta ou diabéticos, mas também para quem gosta de sobremesas com o sabor natural da fruta e até para crianças.

Primordialmente, a banana contém em sua composição açúcares naturais como a frutose e a sacarose, que além de saudáveis, ainda promovem energia para o corpo. Então, esses açúcares naturais dispensam a adição de açúcar nas receitas de doce de banana e, por esse motivo, elas são ótimas para quem quer perder peso com saúde. Portanto, aproveite essas receitas que são super fáceis, baratas e saudáveis.

Existem bananas que são mais recomendadas para fazer doce. A banana-da-terra, a nanica ou a banana-ouro, por exemplo, são mais doces e melhores para cozinhar. Contudo, você pode usar qualquer tipo de banana que estiver à sua disposição. Aliás, vale ressaltar que quanto mais a casca da banana estiver escura, melhor será para a receita. Pois isso significa que ela está bem madura e, consequentemente, mais doce.

A propósito, fazer doce com banana é uma ótima alternativa para evitar deixar perder ou jogá-la fora por estar madura demais. Além disso, essas receitas de doce de banana sem açúcar podem ser usadas como recheio para bolos e tortas ou até para comer com queijo ou bolachas.

Receitas de doce de banana sem açúcar

Banana com casca escura

Banana com casca escura

Area de Mulher
Fonte: Catraca Livre

A banana é um ingrediente versátil e pode ser usada tanto em doces de banana pura ou em sobremesas mais incrementadas que levam mais ingredientes. Pensando nisso, listamos abaixo as melhores receitas de doce de banana sem açúcar:

Doce de banana sem açúcar com canela e cravo

Ingredientes

6 bananas maduras; Canela a gosto; Cravo a gosto.

Modo de preparo

Amasse bem as bananas e coloque em uma panela, adicione a canela e o cravo. Posteriormente, coloque a panela em fogo baixo e não pare de mexer, certificando-se de raspar com a colher todos os cantos e fundo da panela. Também com a colher, amasse os pedacinhos de bananas que encontrar na massa. O ponto do doce é quando a massa estiver desgrudando completamente na panela, aí é só tirar do fogo e servir.

Apesar de não ter açúcar, essa sobremesa é bem docinha, então uma boa dica para quem gosta de acidez é adicionar suco de limão. Para essa quantidade de doce, meio limão já bastaria, mas pode adicionar o quanto quiser.

Doce de banana com uva passa

Bananas e uva passa

Bananas e uva passa

Area de Mulher
Fonte: Cuisine Fiend

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga; 6 bananas maduras; 4 colheres de sopa de uva passa; 1 pau de canela ou uma pitada de canela em pó; 6 cravos.

Modo de preparo

Em uma panela, adicione primeiro a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Em seguida, adicione as bananas cortadas em rodelas, a canela e o cravo. Mantenha sempre em fogo baixo e, ao mesmo tempo, não pare de mexer as bananas para garantir o cozimento uniforme delas.

Passados aproximadamente 10 minutos, as bananas começarão a soltar água e esse é o momento para adicionar a uva passa. Continue misturando e certifique-se de raspar com a colher todos os lados e fundo da panela. Depois de aproximadamente 30 minutos, pode retirar o doce do fogo. Para ter certeza, atente-se ao ponto do doce, assim que estiver desgrudando do fundo da panela estará pronto.

Doce de banana sem açúcar com cacau em pó

Doce de banana com cacau

Doce de banana com cacau

Area de Mulher
Fonte: Débora Sorgi

Ingredientes

5 bananas maduras; 100 ml de água; 1 colher de sopa de cacau em pó; 1 colher de sobremesa de canela.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, amasse bem a banana e leve ao fogo em uma panela juntamente com o cacau em pó e a canela. Agora, adicione a água aos poucos e sempre mexendo com a colher, para que a água incorpore na massa. Deixe cozinhar até desgrudar do fundo da panela, assim você saberá que o doce caramelizou e chegou no ponto. Depois, coloque o doce em um recipiente, tampe com plástico filme e leve à geladeira para resfriar. Logo após, estará pronto para servir, mas, se preferir, pode servir em temperatura ambiente também.

Banana com maçã

Doce de banana e maçã

Doce de banana e maçã

Area de Mulher
Fonte: Youtube

Ingredientes

5 bananas maduras; 5 maçãs maduras; 100 ml de água; Canela a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, descasque e pique as bananas e as maçãs em pedaços pequenos, lembre-se de tirar as sementes da maçã. Logo após, junte-as em uma panela, juntamente com a água e a canela. Mantenha a panela em fogo baixo e, nesse meio tempo, mexa até chegar no ponto e cor desejados, depois estará pronto para servir.

Doce caramelizado

Doce de banana

Doce de banana

Area de Mulher
Fonte: Mel e Pimenta

Ingredientes

6 bananas maduras.

Modo de preparo

A caramelização faz total diferença no doce de banana pois é ela a responsável por intensificar o açúcar natural da fruta. Para começar, corte as bananas em rodelas e deposite-as em uma panela. Coloque em fogo médio e tampe a panela para intensificar o calor. Mexa de tempos em tempos para não atrapalhar a caramelização das bananas.

Depois que levantar fervura, mexa com mais frequência para raspar os fundos e os cantos e incorporar a parte caramelizada no doce, lembre-se também de tampar a panela após mexer. Deixe cozinhar dessa forma até chegar na cor e textura desejada, depois sirva como preferir.

Banana com coco e cacau

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Seleções

Ingredientes

5 bananas maduras; Castanha do Pará a gosto; Melado de cana a gosto; Cacau em pó a gosto; Canela a gosto; Uva passa a gosto.

Modo de preparo

Em um prato, disponha as bananas como desejar e espalhe por cima o restante dos ingredientes, dessa forma já estará pronto para consumo. Todavia, uma boa dica é deixar a sobremesa esfriar no congelador por cerca de 15 minutos antes de servir.

Doce cremoso com água

Doce de banana cremoso

Doce de banana cremoso

Area de Mulher
Fonte: Dom Manjericão

Ingredientes

Bananas a gosto; 50 ml de água; 1 pau de canela; 2 cravos.

Modo de preparo

Antes de mais nada, em uma panela em fogo baixo, coloque a água, o cravo e a canela. Assim que essa água ferver com as especiarias, adicione as bananas, que devem estar amassadas. Misture essa massa em fogo baixo até chegar na consistência e cor desejadas. Finalmente, a recomendação é que esse doce seja servido quente ou morno, além disso, polvilhar canela em pó em cima pode dar um toque especial.

Analogamente, outra forma de fazer esse doce de banana cremoso com água é na panela de pressão. Igualmente, nesse caso basta adicionar os mesmos ingredientes na panela e destampar depois de 5 minutos ou assim que levantar fervura. Depois de destampar a panela, abaixe o fogo e deixe secar toda a água. Da mesma forma, fique mexendo até que chegue na textura e cor do seu agrado.

Enfim, gostou de descobrir essas receitas incríveis de doce de banana sem açúcar? Então confira também: Receitas fit com banana.

Fonte: Tudo Receitas, Receiteria, Blog Vitta.

Imagens: Somos Verdes, Catraca Livre, Débora Sorgi, Youtube, Mel e Pimenta, Seleções, Dom Manjericão, Cuisine Fiend e O Petróleo.

Essa matéria Doce de banana sem açúcar, como fazer? 7 receitas deliciosas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas