Detergente caseiro – Tipos e como fazer passo a passo

Quem nunca viu a avó, ou a tia, ou a mãe em volta de uma bacia fazendo o famoso sabão de barra com soda caustica? Bem, essa receita é super comum e já está há gerações nas mãos do povo. Mas em tempos de crise qualquer economia já pode fazer a diferença no final do […]

Quem nunca viu a avó, ou a tia, ou a mãe em volta de uma bacia fazendo o famoso sabão de barra com soda caustica? Bem, essa receita é super comum e já está há gerações nas mãos do povo. Mas em tempos de crise qualquer economia já pode fazer a diferença no final do mês, não é? Por isso a gente veio te ensinar a fazer também o detergente caseiro!

Além de não agredir a pele, é prático e melhor ainda, totalmente sustentável. Ao restringir o uso de produtor industrializados dentro de casa, você está ajudando mais do que o seu bolso no final do mês, mas também o futuro do nosso planeta.

Por isso, nós, do Área de Mulher, separamos para vocês algumas receitas de detergentes caseiros para você produzir o seu, aí mesmo, dentro do conforto do seu lar.

Como fazer detergente caseiro
Detergente caseiro - confira o passo a passo

Detergente caseiro - confira o passo a passo

Area de Mulher
Fonte: Dicas Online

Se colocar tudo na ponta da caneta, ao final do mês, os produtos de limpeza têm um impacto bastante significativo nas contas mensais. Por isso, fazer o detergente caseiro é uma excelente forma de cortar pequenos gastos e claro, com muita qualidade e praticidade, de acordo com o que nossa rotina exige.

O produto é completamente feito através de produtos naturais e pode ser  utilizado para diversos fins. Assim como para lavar louças, detergente líquido para roupas e até mesmo para dar aquele geral na casa.

Sob o mesmo ponto de vista, nós trouxemos diversas opções de receitas práticas, simples e com ingredientes que você tem aí, na sua cozinha.

Detergente caseiro com bicarbonato
Detergente caseiro - confira o passo a passo

Detergente caseiro - confira o passo a passo

Area de Mulher
Fonte: ImovelWeb

Primeiramente, todo mundo já tá cansado de saber que bicarbonato de sódio é um aliado na limpeza de toda a casa. Ele ajuda a remover manchas de panelas, limpar peças de inox, além disso, também elimina mau cheiro e desentope até a pia. Esse produto é indispensável e não pode faltar no seu lar.

Para produzir o seu detergente caseiro com bicarbonato você precisará dos seguintes ingredientes:

Uma barra de sabão de coco de 200 gramas; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; ½ copo de vinagre branco; Dois litros de água fervendo;

Sendo assim, o primeiro passo é ralar a barra de sabão e em seguida coloca-lo em um recipiente grande. Após isso, adicione o bicarbonato e misture. Misture a água fervendo aos poucos no sabão ralado e vai mexendo até o sabão dissolver até atingir uma textura cremosa.

E por ultimo, crescente o vinagre branco. Não pare de mexer até que a textura volte a ficar cremosa.

Nessa receita, o detergente fica um pouco mais liquido que os encontrados nos supermercados. Porém, é tão eficiente quanto.

Detergente caseiro de limão
Detergente caseiro - confira o passo a passo

Detergente caseiro - confira o passo a passo

Area de Mulher
Fonte: Sorocabanices

O limão possui diversos nutrientes excelentes para a saúde. Mas além disso, tem diversas propriedades que podem auxiliar na limpeza diária. E se você almeja um detergente caseiro para ser utilizado no banheiro, o de limão é perfeito para isso. Porque devido a acidez, têm ação bactericida.

O passo a passo é muito simples! Confira:

Reserve 3 litros de água; Faça um suco de 15 limões coados; Separe duas barras de sabão neutro ou de coco ralado; Meça duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Reserve duas colheres de sopa de sal; Separe duas colheres de sopa de açúcar;

Agora basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até que se misturem completamente. Espere o produto esfriar e armazene em potinhos e tampe-os. Esse detergente caseiro também é ótimo para lavar louças porque é desengordurante.

Detergente caseiro de vinagre de álcool

Essa receita exige um pouco mais de ingredientes, mas é extremamente eficiente e prática. Confira os ingredientes abaixo:

Separe 6 litros de água; Rale 1 barra de sabão de coco de 200 gramas; Adquira uma garrafa de detergente comum de 500ml biodegradável; Separe 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Reserve 3 colheres de sopa de açúcar; Meças 3 colheres de sopa de sal; Reserve 100ml de vinagre de álcool;

O primeiro passo é ralar ou cortar o sabão de barra em fatias finas e derreter o produto em uma panela com 1 litro de água. Logo depois, desligue o fogo e adicione o vinagre de álcool e o bicarbonato de sódio aos poucos. De qualquer forma, não se esqueça de continuar misturando sem parar.

Do mesmo modo, coloque o sal e depois o açúcar. Ao mesmo tempo, você precisa mexer todos os ingredientes até que se dissolvam completamente. Por último, misture o detergente. Assim, deixe descansar por 12 horas.

Sendo assim, quando a mistura endurecer, acrescente um litro de água. Continue mexendo até a mistura ficar homogênea. Complete com água para render 6 litros de detergente. O passo mais importante de todo esse processo, é misturar muito bem pois assim, ativa a eficácia do detergente.

Enfim, seu detergente caseiro já está pronto. Agora é só colocá-lo em embalagens de detergentes vazias ou garrafas pet.

Detergente caseiro para roupas
Detergente caseiro - confira o passo a passo

Detergente caseiro - confira o passo a passo

Area de Mulher
Fonte: The Things Well Make

Definitivamente, este detergente caseiro pode substituir o sabão em pó químico utilizado para lavar roupas. Assim como os outros, a quantidade necessária de detergente caseiro para roupas dependerá da qualidade de coisas que você pretende limpar.

O recomendado é que se coloque cerca de 200ml para uma máquina cheia de roupas. A melhor parte dessa receita é que você pode adicionar a essência que quiser. Assim, suas roupas ficarão com aquele cheirinho delícia, de sua preferencia.

Confira os ingredientes:

Uma barra de sabão de coco; Três colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Três litros de água; Óleo de essência de limão ou outro de sua preferência;

Sendo assim, o primeiro passo é colocar o sabão em barra ralado com 1 litro de água. Posteriormente, mexa até que sabão fique homogêneo e acrescente o bicarbonato de sódio. Imediatamente, misture ainda mais e deixe descansar por, no mínimo, uma hora.

Depois, acrescente 1 litro de água morna. Dessa forma, passe o produto por uma peneira fina para retirar qualquer pedaço de sabão que não tenha dissolvido corretamente. Para concluir coloque 10 gotas do óleo essencial escolhido e, assim, junte mais 1 litro de água fria. Misture bem e, está pronto o detergente caseiro para lavar as suas roupas!

E não se esqueça, sempre deixe todos os produtos de limpeza – até mesmo os industrializados – fora do alcance de crianças.

Quer aprender mais sobre limpeza? Leia nossa matéria com 7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais.

Fonte: Vida de Cora

Imagem destaque: Gazeta do Povo 

Essa matéria Detergente caseiro – Tipos e como fazer passo a passo foi criada pelo site Área de Mulher.