Dependência emocional – O que é, como identificar e como superar

Amor e dependência emocional definitivamente não são a mesma coisa. Aprenda a detectar se você está ou não passando por essa situação

Em resumo a dependência emocional é um apego extremamente intenso por alguma pessoa. Antes de mais nada precisamos entender e sobretudo interpretar o significado da palavra dependência. De acordo com o dicionário ela significa subordinação e sujeição. Portanto quando falamos que determinada pessoa é um dependente de drogas, ele basicamente é um refém da droga, precisando sempre dela para se sentir bem.

Contudo trazendo isso para o ramo dos relacionamentos interpessoais, alguém que é dependente emocional precisa da outra pessoa para ser feliz.

Como identificar a dependência emocional?
Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Area de Mulher
Suas raízes

Assim, logo abaixo temos alguns fatores que influenciam bastante para desencadear a dependência emocional.

Colocar sempre a outra pessoa em primeiro lugar

Em primeiro lugar esse é um dos principais fatores dessa dependência, mesmo estando em um relacionamento amoroso, você precisa sempre se colocar em primeiro lugar. Afinal, antes de mais nada é necessário que primeiramente se ame para posteriormente amar alguém.

Ter medo de ficar sozinha

Em segundo lugar o medo de não estar namorando alguém também pode gerar isso. Antecipadamente lembre-se que antes de conhecer determinada pessoa, você já tinha uma vida, e que se por acaso essa relação terminar, outras relações virão.

Não se sentir bem com a própria companhia

Em terceiro lugar aprenda a gostar de ficar sozinha as vezes. Contudo faça coisas que você gosta de fazer, bem como assista seus filmes e séries favoritas. Você precisa se sentir bem com você mesma.

Colocar todas as expectativas possíveis na outra pessoa

Não crie expectativas sobre o próximo, você nunca sabe se realmente aquela pessoa nunca te magoaria. Então esteja ciente disso antes de começar uma relação.

Sempre se sentir rejeitado

Se sentir rejeitada só te faz mal em todos os sentidos, não somente em suas relações. Você precisa ser autossuficiente e principalmente confiante de quem você é e no que você acredita.

Acreditar que a outra pessoa vai mudar

Essa também é uma das maiores causas da dependência emocional, pelo medo de ficar sozinha e acreditar que a outra pessoa pode mudar, você fica presa em uma relação que não te faz bem. Fique atenta!

Acreditar que você sempre está errada

Se durante alguma discussão você tem a certeza de que não é a errada da situação, mas aceita o papel de errada apenas para não chatear a outra pessoa, isso também é sinal de dependência emocional.

Idealização

Pode acontecer de você criar uma pessoa em sua cabeça que na verdade nunca existiu. O seu companheiro ou companheira pode não ser a pessoa que você sempre imaginou que seria. E por conta dessa idealização você fica dependente.

Ciúmes exagerado

Também é um causador da dependência emocional porque juntamente com ele vem a insegurança.

Falta de interesse nas amizades

Se você só quer saber dessa pessoa, para você só ela te faz feliz e não te interessa estar com seus amigos e familiares, ou mesmo fazer novas amizades, isso também é dependência.

Não reconhece seu valor

Também inclui dependência emocional quando você só quer que o outro tenha méritos e até esqueça de seus objetivos e sonhos, os colocando sempre em segundo lugar.

Pedido de namoro – 40 frases criativas para inspirar seu pedido × Como superar tudo isso?
Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Area de Mulher
Blog Ebpnl Reconheça o seu valor

Antes de mais nada perceba suas conquistas, estabeleça suas próprias metas e objetivos. O relacionamento só é bom quando ele vem para somar e não tirar sua personalidade.

Seja menos autocrítica

Todas as pessoas cometem erros, pare de semore buscar a perfeição.

Acredite que você tem o controle de si

Ninguém te conhece melhor do que você mesma e só você pode se controlar, nunca deixe que outra pessoa queira tomar esse posto.

Se ame!

Faça uma lista com as coisas que você gosta de fazer sozinho, aprenda gostar de sua própria companhia.

Faça sua próprias escolhas

É claro que pedir opinião vez ou outra é legal. Porém você é quem decide absolutamente tudo sobre sua vida. Pois quando você busca a opinião do outro pode ser que esteja buscando aprovação.

Construa uma rede de relacionamentos

Não é porque você está namorando que não pode ter outras pessoas em sua vida, muito pelo contrário. Busque estar também com sua família, sair com seus amigos e conhecer pessoas novas. Sobretudo nunca se isole.

Dependência emocional e o relacionamento abusivo
Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Area de Mulher
Casm

Quando alguém é dependente emocional, há grandes chances de ser vítima de um relacionamento abusivo. Existem muitos homens que se aproveitam dessa dependência para exercer seu lado controlador e tóxico.

O relacionamento abusivo não acontece necessariamente sempre com agressões físicas, o maior tipo de abuso que acontece é o psicológico.

Veja algumas características de uma relação tóxica:

Manipulação Jogos emocionais Isolamento Culpa e reconciliação Punição Possessividade Desconfiança Ciúmes Superioridade Invasão de privacidade Comportamento sexual inapropriado Dependência financeira Ameaça à integridade física

A principal chave para sair de um relacionamento abusivo é pedir ajuda, se você reconhece que sua relação possui essas características o primeiro passo é pedir auxílio imediatamente.

Tudo isso não é amor
Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Dependência emocional, você sabe o que é? saiba como identificar

Area de Mulher
Canção nova

Em uma relação saudável cada pessoa deve ser capaz de crescer no relacionamento, poder ser livre, ter amigos, poder se expressar, se impor, desabafar. Enfim, tudo isso de forma mútua.

Tudo isso porque nos é ensinado que devemos sempre estar com alguém. Mas não, você pode perfeitamente ser feliz sozinha, é aquele ditado, melhor sozinho do que mal acompanhado.

Contudo a dependência emocional é baseada em um sentimento de vazio que precisa ser preenchido por alguém. Essas pessoas que não podem viver sozinhas procuram alguém para preencher o vazio. Portanto em caso de qualquer dúvida, primeiramente busque por um psicólogo de sua confiança.

Por fim esse foi nosso conteúdo. Posteriormente leia também: Amigos de verdade – Como saber se suas amizades são verdadeiras

Imagem de destaque: Namoro com propósito

Fontes: Mulheres bem resolvidas Sbie Psicologia msn

Essa matéria Dependência emocional – O que é, como identificar e como superar foi criada pelo site Área de Mulher.