ÁREA DE MULHER Dedo da aliança – Regras de aliança para namoro, noivado e casamento

Dedo da aliança – Regras de aliança para namoro, noivado e casamento

Muita gente ainda tem dúvidas quanto ao dedo da aliança no namoro, noivado e casamento, principalmente quanto ao anel de noivado. Essa matéria Dedo da aliança – Regras de aliança para namoro, noivado e casamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Por mais comum que seja usar alianças e anéis de compromisso, muita gente ainda tem dúvida quanto ao dedo da aliança. O que é muito compreensível, já que essa tradição e regra pode ser diferente de acordo com cada cultura. Mas geralmente, o que muda são apenas detalhes, já que o dedo certo para se usar a aliança costuma ser sempre o mesmo, anelar.

A dúvida maior no entanto, é quanto a mão certa para cada tipo de compromisso. Para namoro, não tem muito o que argumentar, o uso do anel de compromisso é usado sempre na mão direita. Já para noivado, a mão certa dependerá do tipo de acessório, se for anel de noivado é usado na mão esquerda, já se for a aliança é usada na mão direita até o dia do casamento, que passa para a mão esquerda.

Então, vamos explicar tudo isso direitinho, para não ficar mais nenhuma dúvida quanto ao dedo da aliança. Além disso, vamos conhecer também os significados dos anéis em cada dedo.

Dedo da aliança

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Diamantina

As alianças de compromisso, noivado e casamento são joias tradicionais que simbolizam o amor e compromisso de um casal há milhares de anos. Os primeiros registros do uso de anéis para simbolizar a união entre casais datam de 2.800 a.C, no antigo Egito. Para esses povos, o círculo não possui nem começo nem fim, assim como deveria ser o amor entre duas pessoas que decidem compartilhar uma vida juntos.

Essa representação da união seguiu inalterada por muitos séculos, até em os gregos acrescentaram um outro significado às alianças, por volta de 800 d.C. Para eles, além da simbologia do círculo não ter começo e nem fim, o dedo anelar esquerdo possui uma veia que leva sangue diretamente ao coração. Daí em diante começou a se usar o dedo da aliança de casamento como o dedo anelar da mão esquerda.

Quanto ao anel de noivado, ele não era usado até por volta do ano 860 d.C, quando o Papa Nicolau I instaurou a obrigação de se usar um anel para formalizar o noivado.

Sendo assim, essa tradição foi se modificando com o tempo, e cada cultura criou o seu próprio código de etiqueta para o uso de anéis de compromisso. Por exemplo, o anel de noivado por ser usado na mão direita dependendo da tradição de um país, e na mão esquerda de acordo com outro país.

Dedo da aliança: namoro, noivado e casamento

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Grupo Bisutti

Então, para não restar dúvidas quanto a isso, vamos conhecer como é a tradição do dedo da aliança no Brasil, para namoro, noivado e casamento.

Namoro

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Poésie

O namoro é a primeira etapa de um relacionamento, que precede o noivado e posteriormente o matrimônio. Sendo assim, a regra é mais simples e o dedo da aliança será sempre o dedo anelar da mão direita.

Geralmente, o anel de namoro ou aliança de compromisso, é feita de prata, lisa e sem texturas ou pedras. Mas isso não é regra, já que hoje em dias os casais mais modernos gostam de inovar e usam acessórios mais elaborados, sempre de prata, as vezes de prata e ouro para personalizar.

Quanto as inscrições, isso dependerá do casal, normalmente a aliança de namoro conta com o primeiro nome do parceiro e vice-versa. Mas além dos nomes gravados no interior das alianças, o casal também pode adicionar a nada de início do namoro, por exemplo. Esse detalhe fica por conta do casal, a regra é mesmo que o dedo da aliança de namoro deve ser o anelar da mão direita e o anel deve ser predominantemente prata.

Noivado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Poésie

O namoro evoluiu para um noivado, e agora as coisas ficaram mais sérias, e o dedo da aliança muda, assim como o anel. No entanto, para o noivado, há duas regras principais na tradição brasileira, que pode ser um pouco mais confusa. Tudo dependerá se os noivos optaram por um anel de noivado ou alianças.

Anel de noivado

A primeira opção, e a mais comum, é celebrar o noivado apenas com um anel de noivado, usado somente pela noiva, reservando as alianças apenas para o dia do casamento. Nesse caso, a noiva irá usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo por sua vez, fica sem usar nada nas mãos até o casamento. Ou então opta por continuar usando o anel de compromisso, mas na mão direita até o grande dia.

Desse modo, no dia do casamento oficial, acontecerá a troca de alianças e a noiva poderá escolher entre usar o anel de noivado junto com a aliança na mão esquerda, ou então na mão direita. As duas opções estão corretas. O importante é que a mão esquerda esteja livre na hora de trocar as alianças.

Alianças

Agora se o noivado for feito já com as alianças de casamento, o casal deverá usá-las no dedo anelar da mão direita até o dia do casamento. Então, na cerimônia oficial, as alianças vão para o dedo anelar da mão esquerda, que é o certo.

Casamento

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Poésie

Por último, e mais importante passo na relação entre os casais: o casamento. Aqui a regra do dedo da aliança é clara: sempre no dedo anelar da mão esquerda (da veia do coração que falamos acima) dos noivos.

A aliança de casamento deve ser de ouro, o que demanda um investimento maior. Afinal, a aliança será usada constantemente, e precisa ser feita de um material nobre e duradouro. A inscrição no interior da aliança depende dos noivos, que podem optar pelas iniciais ou primeiro nome do parceiro, a data do casamento ou até  por frases marcantes para o casal.

Lembrando sempre que essas são tradições comuns, mas não uma regra que não pode ser quebrada. No fim das contas, cada relacionamento é único, e cada casal pode ter as suas próprias regras e tradições. Sendo assim, nada impende que os anéis de compromisso sejam usados de outras formas, como em um colar, por exemplo.

Significado dos anéis em cada dedo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Waufen

E para finalizar, já que estamos falando sobre dedo da aliança, vamos conhecer também os significados dos anéis em cada dedo da mão.

Como sabemos, os anéis são um dos acessórios mais populares de todos, que conferem estilo e personalidade a quem os usa. Além de uma tendência da moda, o uso de anéis em cada dedo também tem um significado específico. E vamos conhecer mais sobre o significado dos anéis.

De acordo com registros históricos e tradições passadas de geração à geração, temos um grande conhecimento do significado dos anéis em cada dedo. Um dos exemplos mais marcantes são as alianças, que são usadas como símbolo de matrimônio desde os povos antigos até a atualidade no mesmo dedo.

Anel no dedo mindinho
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Key Design

No passado, especialmente nos Estados Unidos, usar anel no dedo mindinho esquerdo significava que a pessoa já foi casada no passado. Essa tradição foi muito usada nos séculos 19 e 20 e o presidente Franklin D. Roosevelt foi uma das personalidades a usar anel nesse dedo com esse significado.

Outra simbologia ligada ao dedo mindinho, é que usar anel rosa nesse dedo poderia representar um vínculo com alguma máfia. Usa anel no dedo mindinho da mão direita significa graduação em alguma área de conhecimento. Isso explica por que algumas pessoas usam o anel de formatura nesse dedo específico.

Anel no dedo anelar
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Mood

Usar anel nesse do, geralmente representa algum tipo de compromisso amoroso, como falamos acima, sobre namoro, casamento e noivado. Esse dedo foi escolhido há milhares de anos pelos gregos, devido a crença de que nesse dedo passaria uma veia conectada diretamente ao coração. Além disso, anel do dedo anelar também pode estar relacionado a um voto de pureza, quando uma pessoa escolhe não ter relações sexuais antes do casamento.

Anel no dedo médio
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Pinterest

Usar anel no dedo médio não tem nenhum significado histórico conhecido. No entanto, por se tratar do maior dedo da mão, ele pode ser uma representação simbólica, da busca por poder um alerta sobre responsabilidade.

Anel no dedo indicador
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
PLQ

Como tudo depende do contexto e cultura, o dedo indicador direito também pode representar um compromisso amoroso. Por exemplo, os judeus, usam a aliança de casamento no dedo indicador.

Anel no dedo polegar
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
UM Como

O dedo polegar é um dos principais diferenciais entre os seres humanos e outras espécies animais. Graças a esse dedo em específico, conseguimos realizar movimentos precisos, como o manuseio de objetos entre outras coisas. Sendo assim, de acordo com algumas linhas teóricas orientais, esse dedo estaria relacionado a força de vontade. Portanto, usar anel nesse dedo pode simbolizar que a pessoa que o sua é independente e segura de duas ações e decisões.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Sonhar com anel ou aliança – Principais significados.

Fotos: Prata Fina Poésie Buffet Tupilas Waufen 

Imagens: JC Foto e Vídeo Grupo Bisutti Diamantina Poésie Waufen Key Design Mood Pinterest PLQ UM Como

Essa matéria Dedo da aliança – Regras de aliança para namoro, noivado e casamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas