ÁREA DE MULHER Cutículas ressecadas – Causas e dicas de como evitar o ressecamento

Cutículas ressecadas – Causas e dicas de como evitar o ressecamento

Ter cutículas ressecadas é um problema bem comum, mas que pode ser facilmente resolvido com dicas simples e cuidados básicos. Essa matéria Cutículas ressecadas – Causas e dicas de como evitar o ressecamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Ter unhas bonitas e saudáveis vai muito além do esmalte ou nail art. Se tem uma coisa que incomoda e deixa as unhas com uma péssima aparência são as cutículas ressecadas, aquelas terríveis peles secas ao redor das unhas. Isso é um problema até comum, dependendo dos hábitos e cuidados que a pessoa tem com as unhas e cutículas. Principalmente em épocas frias ou quando se faz uso constante de água quente.

Tudo isso acaba ressecando a pele ao redor da unha, fazendo com que elas se levantem. Felizmente não se trata de nada grave e com uma solução simples, basta mudar um pouco os hábitos e focar na hidratação que você nunca mais vai ter cutículas ressecadas.

Então, se você sofre com esse problema, essas dicas vão te ajudar e muito. A hidratação é essencial para se ter unhas e cutículas saudáveis.

Causas das cutículas ressecadas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Amor em Arte

Primeiramente, precisamos entender o que são as cutículas e a sua importância. Elas são uma espécie de barreira de proteção natural para as unhas. Sendo assim, não é recomendado removê-las ou mesmo ficar cutucando, já que esse hábito pode acabar sendo danoso à matriz da unha, causando deformações e até problemas sérios, como inflamação por bactérias.

Além disso, como estamos sempre usando as mãos e expondo-elas a algumas substâncias e situações agressivas, e as cutículas também são afetadas. Desse modo, uso constante de água quente, produtos de limpeza e substâncias tóxicas, e até mesmo esmaltes que podem provocar uma reação alérgica podendo agravar o problema das cutículas ressecadas e desfiadas.

Além dessas causas comuns, o principal motivo é a falta de hidratação da região que fica muito exposta. Sendo assim, a solução definitiva para o problema das cutículas ressecadas é manter a região hidratada.

Dicas para prevenir cutículas ressecadas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Simões e Filho Online

Confira a seguir algumas dicas cruciais para evitar que as cutículas fiquem ressecadas. Não se preocupe que não é nada demais, alguns hábitos simples já resolvem o problema de vez.

Dê um descanso para as unhas

Especialmente no inverno e nas épocas mais secas do ano, pode ser interessante dar um descanso para a suas unhas e ficar um tempo sem esmaltar. Isso porque alguns agentes presentes nos esmaltes podem ser nocivos às unhas e cutículas, deixando-as ressecadas e ásperas. Ficar alguns dias sem pintar a unha podem devolver o viço e saúde para as unhas e cutículas.

Hidratar as unhas sempre que lavar as mãos

Ter um hidrante sempre a disposição é essencial para manter a hidratação das cutículas em dia. Toda vez que lava as mãos com água e sabão, a sua cutícula tende a ficar mais ressecada justamente por entrar em contato com agentes mais agressivos. Desse modo, o ideal é proteger as pontas dedos e cutículas aplicando creme hidratante após cada lavada.

Evite agredir demais as cutículas na hora de fazer as unhas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Magazine 10

Temos o costume de tirar a cutícula sempre que fazemos as unhas. Mas como sabemos, as cutículas servem para proteger as unhas, então não é recomendado tirar as cutículas quando fazer as unhas. Isso porque ao removê-las provocará o crescimento de mais pele. A dica é cortar apenas as pelinhas levantadas e não toda a cutícula ao redor da unha. Isso ajuda e muito a evitar as cutículas ressecadas.

Esfoliação para evitar cutículas ressecadas

A esfoliação é uma ótima técnica que ajuda a manter a hidratação da pele e que também funciona nas cutículas. Isso porque ela deixa a película ao redor da unha mais fina e contribui para acabar com o ressecamento. Na hora de esfoliar, você pode optar por produtos específicos ou usar misturinhas caseiras mesmo, como de açúcar e mel. Repetir o ritual uma vez por semana já é suficiente para evitar as cutículas ressecadas.

Hidratação intensa

Além de aplicar creme hidratante sempre que lavar a mão, você pode intensificar a hidratação usando uma luva. O ideal é fazer isso após a esfoliação. Basta remover a mistura esfoliante e em seguida aplicar um creme hidratante. Em seguida, coloque as mãos dentro de uma luva e deixe o creme agir por cerca de 20 minutos. O efeito é surpreendente.

Óleos de hidratação

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Universa

Além do creme hidratante, você pode usar óleos de hidratação sobre as cutículas. A dica é na hora de aplicar, fazer uma leve massagem na região em todas as unhas para potencializar o efeito dos óleos.

Beber muita água

Você já deve ter ouvido falar que hidratação vem de dentro para fora, e isso é muito verdade. Por isso é muito importante beber muita água, isso ajudará todo o organismo a funcionar melhor, a pele ficar mais bonita, assim como o cabelo e também as cutículas e unhas hidratadas e saudáveis. Portanto, para que todas as dicas anteriores funcionem e você nunca mais tenha cutículas ressecadas, é importante beber em média 2 a 3 litros de água diariamente.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cortar unhas – Passo a passo, dicas e cuidados importantes.

Fontes: Vix Tudo Sobre Make Ella

Imagens: Vix Amor em Arte Simões e Filho Online Magazine 10 Universa

Essa matéria Cutículas ressecadas – Causas e dicas de como evitar o ressecamento foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas