Cuidados com os pés – 7 cuidados essenciais para os pés

Muitos não sabem, mas alguns hábitos de cuidados com os pés são essenciais para a saúde deles. Clique aqui e aprenda 7 dicas para praticar.

É essencial todo mundo ter certos cuidados com os pés, ainda mais por serem eles que carregam todo o nosso peso, cansaço e a alta carga de estresse do dia a dia. Desse modo, é preciso dar uma atenção especial para essa parte tão importante do corpo, assim ajudando a mantê-los saudáveis e diminui o risco de lesões.

Contudo, muitas pessoas simplesmente esquecem de dar a devida atenção a eles, e isso causar várias consequências.

Sendo assim, para garantir pés macios e saudáveis, alguns cuidados são essenciais (tanto para manter uma boa aparência, quanto para proporcionar mais conforto e bem-estar ao seu dia a dia).

Desse modo, na matéria de hoje preparamos 7 cuidados para que você possa praticar e manter seus pés saudáveis. Então vamos lá!

7 cuidados com os pés

Esfoliação

Um dos cuidados com os pés é o processo de esfoliação. Sendo assim, uma vez por semana, faça esfoliação suave com produtos específicos ou óleo de amêndoas e açúcar. Isso ajuda a remover as células mortas e renova a pele dos pés, deixando-a bem lisinha e saudável.

Contudo, a esfoliação só é indicada nas regiões com pele mais grossa, como o calcanhar. Sendo assim, se a pele não apresenta espessamento ou calosidades, basta um esfoliante.

Para realizar a esfoliação, basta deixar os pés de molho por alguns minutos, e aplicar o produto na pele esfregando com as mãos gentilmente, enxaguando e hidratando em seguida. Você também pode esfoliar durante o banho, já que o calor facilita o processo.

Além disso, a esfoliação deve ser leve para evitar que a pele fique fina demais, o que também pode causar lesões, como bolhas.

O uso de lixas devem ser usadas quinzenalmente, pois o lixamento excessivo pode provocar rachaduras dolorosas e ser porta de entrada para fungos e bactérias, já que deixa os pés desprotegidos.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tua Saúde Hidratação

Outro processo de cuidados com os pés é a hidratação. O hábito de hidratar deve ser diário e praticado logo após o banho, quando a pele fica mais receptiva para absorver os produtos. Além disso, é importante realizar esse processo também antes de dormir, porque com os pés em repouso, há um melhor aproveitamento dos compostos hidratantes.

Quando for escolher um creme para os pés, prefira os que contêm glicerina e/ou manteiga de karité na fórmula, por serem emolientes eficazes. Já se o seu objetivo for renovar as células, os produtos com ácido salicílico ou glicólico são boas indicações.

Sendo assim, aplique uma pequena quantidade nas mãos e espalhe por toda a pele do pé, até que o produto seja absorvido. Além disso, para melhorar a circulação sanguínea e diminuir o inchaço e cansaço, após a hidratação coloque os pés para cima, apoiando em um objeto.

Além disso, se você quiser potencializar o efeito do creme, envolva os pés em papel filme e, em seguida, vestir meias para proteger a área. Assim, você garante um efeito ainda mais intenso e eficaz.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Dica de Mulher Cuidado com calos

Os calos são um aumento da queratinização localizada. Normalmente ocorrem pela constância de micro-traumas locais.

Sendo assim, remover o excesso dessa queratina esfoliando os pés, resolve momentaneamente o problema. Mas porque momentaneamente?

Por que após remover o excesso de queratina, a pele sente-se estimulada a produzir mais queratina no local com o intuito de proteger a região.

Desse modo, o ideal é esfoliar o menos possível e em seguida hidratar a pele.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Doctor Shoes Cuidado com as unhas

Outro cuidados com os pés que se deve ter é em relação as unhas. Sendo assim, as unhas devem ser cortadas a cada duas ou três semanas – depende da velocidade de crescimento. Contudo, evite cortar demais e tirar a cutícula, pois elas formam uma barreira de proteção contra micro-organismos, e sua remoção causa traumas que facilitam a proliferação de fungos e bactérias.

Desse modo, procure também deixá-las sem esmaltes ou base por alguns dias para que possam respirar.

Além disso, evite polir as unhas. Pois esse processo afina e deforma a unha, por retirar camadas da queratina, nem sempre de forma regular.

Outra dica essencial é quando for tirar o esmalte. Ao invés de usar acetona, líquido que resseca muito as unhas, use removedores.

E por fim, além do corte e limpeza, os cuidados com os pés devem incluir a hidratação de unhas e cutículas. Esse processo pode ser realizado com óleos vegetais naturais ou produtos específicos como séruns hidratantes ou fortalecedores de cutículas, por exemplo.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tudo Sobre Make Relaxamento dos pés

Se você está tendo um dia longo e cansativo, coloque os pés sobre um travesseiro, deixando-os mais altos que o restante do tronco. Conforme visto anteriormente, isso melhora a circulação sanguínea e diminui o inchaço.

Sendo assim, existem dois tipos possíveis para o relaxamento dos pés. Então vamos conhece-los.

Escalda-pés​: você só vai precisar de bacia, água morna, sal grosso e ervas aromáticas refrescantes, como eucalipto ou cânfora. Sendo assim, mantenha os pés imersos de 15 a 20 minutos e relaxe! Além disso, passar um pouquinho da mistura nas panturrilhas também é uma boa ideia.
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: VegMag Automassagem​: com um creme, massageie sola, a planta dos pés e os calcanhares com movimentos de deslizamento, circulares e um pouco de pressão. Vale, ainda, estender a massagem até o tornozelo. Portanto, os benefícios vão desde a melhora do fluxo de sangue até o relaxamento e alívio de dores.
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Reflexologia Brasília Higienização correta

No momento do banho, lave bem os pés com sabão, para eliminar as bactérias. Você pode usar uma bucha natural para facilitar a remoção de resíduos e de pele morta e, se possível, opte por um sabonete hidratante para não ressecar a pele.

Em seguida, seque-os bem, principalmente entre os dedos. Isso porque a umidade é a brecha perfeita para o contágio de doenças, como exemplo a micose. Portanto, além de caprichar na secagem, procure usar sapatos fechados com meias de algodão, que ajudam na absorção do suor e protegem os pés contra contaminações.

Além disso, para evitar o temido chulé, a dica é utilizar talcos ou desodorantes para os pés. Considerados ótimos aliados no combate ao mau cheiro, os produtos são eficientes para manter a região fresca e com a produção de suor controlada.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Casa e Beleza Revezamento de calçados

A escolha do calçado adequado para os cuidados com os pés é essencial. Pois além de amortecer os impactos e proporcionar maior conforto, um modelo apropriado evita machucados, esporões, joanetes, dores nas costas, entre outros problemas de articulação.

Sendo assim, o uso de sapatos de salto alto, por exemplo, deve ser ponderado. Pois ortopedicamente, pode alterar até mesmo o eixo da coluna vertebral. Já nos pés, acabamos deslocando o peso do corpo todo para a ponta e isso pode facilitar o aparecimento de joanetes.

Outro exemplo são os sapatos de bico fino. Por conta do atrito local, podem causar micro-traumas nos cantos das unhas. Ocorre principalmente nos dedões e dedinhos, além de calosidades.

Além disso, para livrar-se do chulé, é preciso evitar usar o mesmo par de calçados todos os dias. Além disso, deixá-los expostos ao sol logo após o uso, permitindo sua ventilação.

Evitar usar o mesmo par de calçados todos os dias também faz com que os calos diminuam. E assim os pés não sofrerão traumas sempre nos mesmos lugares.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Site de Beleza e Moda

Pés pequenos – 13 situações que só quem tem já enfrentou

×

Cuidados com os pés de pessoas diabéticas

Agora que você aprendeu que ter cuidados com os pés é essencial, aprenda também como esses cuidados devem ser aplicados em pessoas diabéticas.

Isso porque os diabéticos possuem uma predisposição maior para o desenvolvimento de alterações nessa região do corpo.

Além disso, esse tipo de pé apresenta mais problemas estruturais e complicações na circulação sanguínea. Além disso, apresenta maior tendência a alterações anatômicas e sua imunidade é menor. Tudo isso favorece o surgimento de lesões, que podem evoluir para complicações graves.

Sendo assim, uma dica é examinar seus pés diariamente, procurando identificar qualquer mudança de coloração e temperatura

Outro cuidado fundamental para as pessoas com diabetes é a escolha dos sapatos. É importante optar por calçados macios, sem costuras e, se possível, sem bico fino ou salto muito alto.

Desse modo, após aprender quais cuidados com os pés são precisos tomar, então só falta praticar!

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Pinterest

E então, gostou dessa matéria? Sendo assim, fique ligado também nos tipos de pés.

Fontes: Doctor Shoes, Tão Feminino, Beleza na Web

Fonte Imagem Destaque: Clínica CMP

Essa matéria Cuidados com os pés – 7 cuidados essenciais para os pés foi criada pelo site Área de Mulher.